quarta-feira, 10 de abril de 2013

Depilação com cera pode provocar hepatites B e C, herpes genital e HPV

Depilação com cera pode provocar hepatites B e C, herpes genital e HPV
O método não tem contraindicação, mas a falta de higiene causa sérios problemas

Dayse Torres

É outono e raras são as mulheres que não vão manter o hábito de se depilar. A cultura brasileira preza por corpos depilados e um dos métodos mais utilizados é a retirada dos pelos com cera, seja quente ou fria. A técnica não é contraindicada. Mas sem higiene pode causar sérios problemas, como hepatites B e C, herpes genital e HPV.


Foto: Divulgação

E a técnica não faz sucesso apenas no Brasil. De acordo com informações do jornal “O Globo”, nos EUA, dois terços das jovens entre 18 e 24 anos fazem depilação, conforme estudo da Universidade de Indiana, que entrevistou 2.451 mulheres em 2012.

O ginecologista, obstetra e sexólogo Elvídio dos Santos, da Unimed Vitória, explica que a depilação é necessária, porém a cera não deve ser reutilizada. “Algumas depiladoras reaproveitam a cera e isso está errado. É onde está o risco e podem surgir as hepatites B e C, herpes genital e HPV. A depilação total, por exemplo, inclui o ânus, e, assim, o vírus de uma cliente passa para a outra, através da cera”.
Além disso, a dermatologista Alessandra de Melo Querne alerta que problemas como a foliculite e a descamação excessiva da pele também podem levar a uma infecção. “Os pelos são retirados pela raiz e, após a sua extração, se não houver higiene, alguma bactéria pode entrar no organismo”.
Processo
Regras
O local deve ter higiene. Entre as regras estão usar lençóis, luvas e cera - quente ou fria - descartáveis
Exija
A cliente deve ficar atenta e tem o direito de exigir higiene. Caso perceba falta de cuidados, não fique
Não ferva
O ginecologista Elvídio dos Santos explica que há quem acredite que coar e ferver a cera quente elimina as bactérias. “Coar não adianta. Ferver pode ajudar, mas quem garante que o produto será fervido até a temperatura adequada? Esquentar apenas não adianta”
Álcool
Segundo a dermatologista Alessandra de Melo Querne, antes da depilação, a profissional deve limpar a pele com álcool. Após, ela deve usar soluções calmantes
Em casa
O ginecologista recomenda o uso de sabonetes com camomila e compressas de chá de camomila para acalmar a pele
Problemas
Vírus
Sem higiene, a cliente pode pegar hepatites B e C, herpes genital e HPV de outra cliente
Manchas
A cera pode provocar foliculite e arrancar a pele, onde podem surgir manchas, se for usada incorretamente
Ajuda
Caso surja algum problema, procure um médico
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário