segunda-feira, 4 de março de 2013

Confira aqui os 10 principais motivos para parar de tomar refrigerante definitivamente

10 motivos para parar de tomar refrigerante 
Ele retira cálcio dos ossos e ainda causa aumento de pressão

Todo mundo já ouviu falar que refrigerante faz mal. Mas você tem ideia do quanto? Segundo especialistas, a bebida não pode fazer parte do nosso cotidiano - e há quem defenda que não deveria nem fazer parte da nossa vida. Os motivos são vários. Listamos nada menos do que 10 razões para você repensar este hábito - e nem entramos nos polêmicos “causa câncer” ou “dá celulite”.

Ninguém nega que o gosto é delicioso, mas a verdade é que o consumo de refrigerante não traz nenhuma vantagem para o organismo.

“É algo que não faz bem, não traz benefício. É uma caloria vazia, sem qualquer nutriente. Numa época de tanta informação e consciência, por que não optar por uma alimento mais saudável?” questiona a nutricionista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) Olívia Galvão de Podestá.

Problemas
Os refrigerantes possuem muito açúcar - são três colheres de sopa por latinha -, sódio e química. Podem causar obesidade, problemas de coração, aumento da pressão arterial e ainda provocar perda de cálcio dos ossos e a eliminação dos nutrientes ingeridos com a alimentação. E optar pelas versões diet não resolve o problema.

“Os refrigerantes sobrecarregam o organismo e prejudicam a absorção de nutrientes importantes, como fósforo, ferro e cálcio”, contou Olívia.

Segundo a dentista Andrea Giestas, a bebida também é um perigo para os dentes. “Além do açúcar, todo refrigerante tem uma acidez que é agressiva e corrói os dentes”, contou.

A verdade é que é possível viver sem essa bebida. A estudante Flávia Martinelli, 24 anos, chegou a ficar um ano sem refrigerante. Agora, em 2013, o objetivo é eliminar de vez a bebida do cardápio. Uma das metas de ano-novo. “Parei em janeiro. O refrigerante nunca me fez bem, é desnecessário. É algo que só faz mal e queria eliminar. Quero me alimentar melhor”, contou.

Números


O problema é que a maioria da população brasileira não parece estar ciente dos perigos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o consumo de refrigerantes aumentou em 400% desde a década de 70.

Entre os adultos, 76% consomem a bebida pelo menos 1 vez na semana e 27,9%, 5 vezes ou mais. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a situação é pior: o consumo é diário para mais 42% deles.

E o vício começa cedo. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 67% dos bebês com menos de 2 anos já experimentaram refrigerante.

Por que evitar
1 - Obesidade 
Já está comprovado que o consumo em excesso de bebidas adoçadas leva à obesidade que, por sua vez, aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes, câncer e problemas cardíacos. Uma cascata de doenças crônicas

2 - Roubo de cálcio
Um dos componentes dos refrigerantes tipo cola, o ácido fosfórico ou fósforo, retira cálcio dos nossos ossos, que ficam mais fracos. Ou seja, maior o risco de osteoporose, principalmente em mulheres

3 - Caloria vazia
Os refrigerantes não trazem nem um único benefício para o organismo, não fazem nenhum bem. São apenas calorias a mais

4 - Menos nutrientes
Além de não trazer nenhum, o organismo gasta nutrientes para conseguir eliminar a química do refrigerante do corpo - o que é ainda pior nas versões diet

5 - Prejudica o metabolismoA bebida também altera o metabolismo do corpo, aumentando a gordura corporal e dificultando a absorção de fósforo, ferro e cálcio contidos nos alimentos que ingerimos. Ou seja, não devem acompanhar as refeições

6 - Vicia
Já está comprovado que os refrigerantes estimulam a produção de um neurotransmissor chamdo dopamina, que dá a sensação de prazer e causa o vício. O resultado é que você vai querer cada vez maiores quantidades

7 - Altera o humor
O excesso de cafeína pode causar alterações de humor - você fica excitado quando a consome e irritado e sonolento quando está sem ela. Quase todos os refrigerantes possuem cafeína, mas o problema é pior nos tipo cola

8 - Aumenta a pressão arterial
Todos os refrigerantes, diet ou não, possuem grande concentração de sódio, que pode aumentar a pressão

9 - Provoca cárie
O excesso de açúcar colabora para o aparecimento de cáries

10 - Desgasta e amarela os dentes
Os refrigerantes possuem muita acidez, o que corrói o esmalte (a parte branca dos dentes) e provoca uma espécie de erosão próximo à gengiva. Isso deixa o dente amarelado, mais sensível e mais propenso a ter problemas
Fonte: A Gazeta




Um refrigerante por dia aumenta risco de câncer de próstata, revela estudo

Homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira (26).
"Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatamos um risco de câncer de próstata aproximadamente 40% maior", disse à AFP uma das autoras do estudo, Isabel Drake.

O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseia-se no acompanhamento de mais de 8.000 homens da região do sul da Suécia, com idade entre 45 e 73 anos, durante uma média de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram.

Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata, necessitando de tratamento.

Além disso, aqueles que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas do câncer. Este risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar no café da manhã, relatou a pesquisadora.

Estudos anteriores já haviam indicado que os chineses e os japoneses que viviam nos Estados Unidos, o maior consumidor de refrigerantes do mundo, desenvolveram câncer de próstata com mais frequência do que os compatriotas que permaneceram em seu país.

Uma pesquisa aprofundada sobre a resposta a diferentes dietas de acordo com a genética torna possível "adaptar as recomendações em termos de comida e bebida para certos grupos de alto risco", considerou Drake.

noticias.uol.com.br/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário