segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Motivos para Beber Água Mineral



Estudos revelam que a água mineral podem melhorar a sua positivamente e bem-estar geral. Isto porque é uma boa fonte de minerais essenciais tais como cálcio, magnésio e ferro. Mesmo traços de minerais como selênio ocorrem naturalmente na água mineral. Além disso, ao contrário da água da torneira, não contém quaisquer produtos químicos adicionados, e é completamente natural e livre de conservantes. Os minerais que ocorrem naturalmente permanecem intactos em água mineral, o que não é o caso com a água purificada ou água destilada. Algumas das suas vantagens são discutidas abaixo:

Motivos para Beber Água Mineral 

Suporte para a saúde dos ossos 
Mulheres após a menopausa sofrem de perda óssea gradual, que pode efetivamente ficar sob controle por uso da água mineral regularmente. Um estudo citado em uma revista científica popular sugere que, cálcio presente na água mineral pode ser crucial para manter a densidade óssea normal e prevenir o desenvolvimento de doenças ósseas como a osteoporose.

Reduz a pressão arterial 
O magnésio também desempenha um papel fundamental na manutenção da pressão sanguínea normal. Num estudo, verificou-se que os pacientes hipertensos que receberam um litro de água mineral diária eventualmente mostraram uma queda no valor da pressão arterial. Estes pacientes eram portadores de níveis de magnésio pobres. Assim, sendo a água mineral rica em magnésio ajuda a baixar a pressão arterial.

Reduz o risco cardiovascular 
Muito LDL ou colesterol "ruim" é um fator importante que contribui para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Beber regularmente água mineral pode diminuir o risco de doenças do coração, pois ajuda a reduzir o colesterol LDL. Além disso, minerais como potássio, magnésio e encontrada na água mineral apoiam a função cardíaca.

Digestão 
A água mineral é uma boa fonte de sulfatos que ajudam a promover a digestão. Sulfatos teem uma importante tarefa de estimular o pâncreas a liberar enzimas como lipases, proteases e amilases que ajudam a digerir os alimentos corretamente. Baixos níveis de sulfatos podem levar a saúde digestiva débil e causar constipação, diarreia e distensão abdominal.

Mantém a função muscular
Água rica em Magnésio pode também desempenhar um papel importante na função do músculo. Considerado um mineral essencial do nosso corpo, o magnésio permite que os músculos contraiam e relaxem corretamente. Não é de admirar, cãibras musculares e dores serem um indicador de deficiência de magnésio.

Mantém o equilíbrio eletrolítico 
Os benefícios da água mineral — que inclui ferro, magnésio, cálcio, zinco, sódio, potássio, bicarbonato, sulfato, cloreto e nitrato – ajuda restaurar eletrólitos do corpo, que estão esgotados durante o exercício ou quando você está doente. Os eletrólitos adquiridos com água mineral ajudam a equilibrar e reabastecer o organismo enquanto a água mineral naturalmente desintoxica o organismo, ajudando a eliminar os radicais livres e toxinas através de resíduos.

Reduz o risco de pedra nos rins 
Apesar do aumento do consumo de uma grande variedade de fluidos é recomendada para evitar pedras nos rins, a água potável mineral é a melhor escolha. Geralmente, os problemas renais ocorrem devido à formação de uma pedra de rim de oxalato de cálcio. A água potável mineral contendo magnésio e cálcio, em quantidades adequadas ajudam a diminuir a concentração de oxalato de cálcio. Os estudos também revelaram que a água mineral pode reduzir muito o risco de sofrer de pedra de ácido úrico nos rins.


A água mineral é formada pela água da chuva que se infiltra no solo e, ao passar pelas rochas, carrega os sais minerais ali existentes. "Quando a água atinge uma rocha impermeável, forma-se uma jazida de água mineral, com sais totalmente naturais e diferentes de acordo com as características da jazida", explica o hidrogeólogo Carlos Lancia. "Não existe nenhuma água mineral com composição idêntica".
Schin - A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo. Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria. Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. "A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento", diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012

Bonafont - é a marca mais recomendada, dentre as que analisamos, para pessoas que necessitam de dieta pobre em sódio, como hipertensos, gestantes e cardiopatas, pois contém apenas 0,35 mg/L desse elemento, quantidade considerada baixa em comparação com outras marcas que chegam a conter 35,54 mg/L de sódio na composição. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 2,51; Cálcio: 1,08; Sódio: 0,34; Cloreto: 0,62; Magnésio: 0,52; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,5
Minalba - "É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que, para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg de bicarbonato - a Minalba contém 107,17 mg/L", explica Carlos Lancia. Essa marca também tem um gosto mais leve que as outras, por causa do baixo teor de sódio e cloreto. Índices muito elevados desses dois elementos deixam a água levemente salgada, por isso, se você tem paladar mais aguçado, opte pela Minalba. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 105,15; Cálcio: 17,14 ; Sódio: 1,1; Potássio: 1,3; Cloreto: 0,3; Magnésio: 0,8; Sulfato: 0,2; Fluoreto: 0,05

Crystal - assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93

Nestlé Pureza Vital - apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09;

Fonte: Site minhavida.com.br POR ANDRESSA BASILIO - PUBLICADO EM 16/03/2010

Água e beleza
Genericamente, toda água mineral traz benefícios para a saúde e à beleza. Além de repor energias e favorecer o funcionamento adequado de músculos e nervos, tem efeitos benéficos especialmente para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células. Em função disso, há dermatologistas que indicam água mineral também para a higiene do rosto e do corpo (até dos cabelos) assim como para minimizar os efeitos de manchas provocadas pelo sol.

Principais Minerais encontrados na Água Mineral  e seus Benefícios

Minerais
Benefícios para saúde
Bicarbonato
O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa é um intermediário no processo de obtenção do carbonato, eficaz no combate de doenças estomacais, mais especificamente ao excesso de secreção de ácido clorídrico.
Indicado para doenças estomacais, gastrite, úlcera gastroduodenais, hepatite e diabetes. Ajuda a digestão.
Cálcio
Indicado para o crescimento e a formação dos ossos. Ajuda a consolidar fraturas e tem ação diurética. Ingerir água durante as refeições, previne
a formação de cálculos renais. O cálcio participa no controle do ritmo cardíaco. O conteúdo de cálcio da Água Mineral Ingá contribui para o bom funcionamento do organismo.
Magnésio
Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e da contração muscular. Combate a fadiga e aumenta o vigor físico. É também encontrado nos legumes e verduras.
Potássio
Indicado na prevenção de problemas estomacais, fadiga, estresse, dificuldade de raciocínio, constituição de fibras cardíacas e desidratação.
Sódio
Em baixa concentração repõe e equilibra a perda de água no organismo. Hidrata. Ajuda na transmissão nervosa e contração muscular. Bom para esportistas.
Sulfato
Ajuda e eliminar dejetos tóxicos do organismo. Contribui na diluição de cálculos renais. Tem efeito preventivo contra a cristalização de ácido úrico.
Fluoreto
Colaboram para a saúde dos dentes e o crescimento. Previne a anemia e reduz a possibilidade de osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário