domingo, 3 de fevereiro de 2013

Aqua Spin, Watsu, Water Running: excelentes para emagrecer, ganhar massa muscular ou relaxar

Mergulhe nos exercícios aquáticos durante o verão
Aqua Spin, Watsu, Water Running: excelentes para quem quer emagrecer, ganhar massa muscular ou somente relaxar

São nesses dias de sol escaldante que os exercícios aquáticos ganham força nas academias e tornam-se uma alternativa refrescante para o verão. A cada ano exercícios aquáticos ganham mais adeptos e surgem inovações em tecnologia e técnicas para se obter um corpo perfeito.


O professor de exercícios aquáticos da Academia Hangar, Usias dos Anjos, explica que a prática tem diversos benefícios para o corpo como emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma vida saudável. “Depende do trabalho feito com cada aluno, mas a flexibilidade e força estão sempre presentes. Ficar com ombros largos é mito, mas o trabalho é intenso. Como está se movimentando dentro da água o tempo todo, o aluno acaba trabalhando toda a musculatura, com a força que faz”.

Além da resistência da água para o ir e vir nos movimentos, outra vantagem desses exercícios é que a própria pessoa controla a quantidade de força do corpo. O professor Cesar Lisboa, 32 anos, sempre praticou natação. “Fiquei um tempo parado e há seis meses voltei a treinar. Percebo que os músculos ficaram mais enrijecidos, além de melhorar a respiração e a circulação do sangue. Como fico muito tempo em pé, as pernas não doem”, conta.

Lesões

O cansaço nas práticas esportivas mostra-se diferente dentro e fora da água. Isso ocorre porque, quando a pessoa está imersa, a recuperação dos batimentos cardíacos se faz de 20% a 30% mais rapidamente do que em solo. Porém, deve haver um grande cuidado em relação à temperatura da água, já que a piscina deve estar entre 29 e 30 graus. A água muito quente leva ao relaxamento e causa flacidez muscular. Já a água muito fria provoca rigidez excessiva nos músculos.

Usias ressalta ainda que para aqueles alunos que estão se recuperando de uma lesão os esportes aquáticos são ideais. “É a melhor coisa para quem esta se recuperando, a água é como um analgésico”, lembra.

A professora Aline Lyra, da Razões do Corpo, diz que os exercícios previnem doenças. “A hidroginástica ajuda na prevenção da obesidade, pressão arterial e a prevenir doenças cardíacas. Por isso, deve ser feita em qualquer idade”.

Então entre nessa onda, escolha a modalidade e refresque-se neste verão praticando exercícios: jogue-se na água!
Caia na água

Aqua Spin
As tradicionais pedaladas migram para baixo da água em bicicletas especiais. Ideal para tonificar pernas e perder peso, sem o risco de lesões

Hidroaeróbica
Prática de exercícios aeróbicos dentro das piscinas, com a ajuda de halteres vazados, macarrões de borracha e outros acessórios. Ajudam o trabalho de pernas, panturrilhas e braços

Water Running
Nada de suar a camiseta no parque! A corrida embaixo da água com esteiras especiais emagrece, ajuda a capacidade cardiovascular, trabalha pernas e abdome

Hidrotrainning
Natação aliada com exercícios de hidroginástica, ótimo para tonificar os músculos

Watsu
Sem encostar os pés no fundo da piscina, o módulo mistura relaxamento, alongamento e as técnicas da massagem shiatsu. Ideal para diminuir a tensão e desenvolver a respiração



Guilherme Sillva
redegazeta.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário