sábado, 15 de dezembro de 2012

Vitamina B3 pode curar casos de impotência


Os homens que se preocupam com a impotência sexual podem ter conquistado uma forte aliada: a vitamina B3. Um estudo realizado na Universidade de Hong Kong mostrou que a ingestão diária da substância, também chamada de niacina, faz com que homens com disfunção erétil e elevados níveis de colesterol consigam manter a ereção.

A substância atua na melhora da circulação, facilitando o aporte de sangue para o pênis, necessário à rigidez.

— Quem toma niacina não apenas equilibra os níveis de colesterol no sangue, mas também fica mais disposto, o que é essencial para o sexo — diz a nutróloga Jane Corona. — A vitamina B3 faz o sangue circular mais limpo no corpo, pois aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.

Para o urologista Aday Coutinho, embora se precise de mais estudos para comprovar a eficácia da niacina no tratamento da impotência sexual, a ingestão diária da substância pode ser considerada uma medida de prevenção da disfunção erétil.

— A saúde sexual depende de uma boa saúde cardiovascular. Isso já é uma verdade estabelecida. A pessoa que se alimenta bem e faz exercícios tem colesterol bom alto. Logo, tem menos chances de sofrer infarto e disfunção erétil — explica Coutinho.
Outra maneira de prevenir o problema é regular a alimentação (veja o quadro).

Segundo a pesquisa, o tratamento com vitamina B3 é mais vantajoso do que com medicamentos por ser natural e ter ação permanente, enquanto os remédios só fazem efeito por um tempo.

O que é:

Vitamina B3 ou niacina é uma substância essencial para o processo metabólico, que transforma os alimentos que ingerimos em energia dentro do organismo para que o corpo use corretamente os nutrientes dos alimentos.
Avitamina B3 é também conhecida como vitamina PP, por ser preventiva da pelagra.
A deficiência dessa vitamina provoca diarréia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão e problemas de pele. O tratamento destes sintomas baseia-se no aumento da dose de ingestões diárias dessa vitamina, ou na toma de suplementos vitamínicos, que podem ser encontrados nas farmácias com o nome de Niacinamida.
Em geral esta vitamina é prescrita para tratar a Pelagra.
A vitamina B3 também ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, sendo sua suplementação uma ótima alternativa para quem sofre com colesterol alto.

Fontes alimentares de vitamina B3

  •  Carne Bovina magra;
  • fígado;
  • Aves;
  • Peixes;
  • Amendoim;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Cogumelos;

Necessidades diárias de vitamina B3

As necessidades diárias desta vitamina está entre 12 e 19 mg ou 6,6 mg de vitamina por cada 1000 calorias ingerida no dia, o que é facilmente alcançado por exemplo com 100g de atum que possui 12 mg de niacina ou 2 coxas de frango que possui cerca de  15mg de vitamina B3
Para uma perfeita fixação da niacina no organismo é necessário a presença do triptofano, aminoácido que está presente também nas mesmas fontes da vitamina B3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário