sábado, 8 de dezembro de 2012

Impressionante: sucuri de 6 metros é encontrada em sítio de Goiás

Impressionante: sucuri de 6 metros é encontrada em sítio de Goiás 


Uma cobra sucuri de seis metros foi encontrada dentro de uma casa na zona rural de Bela Vista de Goiás (51 km de Goiânia), na noite de quinta-feira. Alguns homens, entre eles o caseiro do sítio, colocaram a cobra dentro de um carro e levaram para o perímetro urbano, onde amarraram o réptil até o Corpo de Bombeiros chegar.

A sucuri teria matado porcos e outros animais na redondeza. O animal foi levado para o Corpo de Bombeiros de Senador Canedo e depois para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. [revista galileu]


A sucuri , também conhecida como anaconda, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa . Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
São ainda conhecidas como arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba e viborão.
=============
A sucuri-verde (Eunectes murinus) é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri. É encontrada na América do Sul, nas regiões alagadas onde há presas em abundância: jacarés e capivaras.
Os desenhos de seu corpo do pescoço até o rabo lembram a letra O; e sua face possui dois riscos laterais, um deles surge do olho e o outro da parte de cima da cabeça. Pode chegar a oito metros de comprimento, mas geralmente não ultrapassa os sete. Normalmente pesa 150 quilos e bota de 60 a 80 ovos por parto.
Geralmente, evitam contato com humanos, e quando se sentem molestadas, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. Raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sucuri
================
O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 903.357 km², pouco menor que a Venezuela. Sua capital é Cuiabá.
As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis,Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Sorriso.
Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.
Linguisticamente, o nome Mato Grosso se faz acompanhar por artigo definido, como acontece com nomes geográficos derivados de termos genéricos: "o Mato Grosso", "o Rio de Janeiro", "o Espírito Santo". Entretanto, este uso é contestado e há quem prefira eliminar o artigo definido: "em Mato Grosso". O mesmo vale para o Estado do Mato Grosso do Sul.
O Mato Grosso ocupa uma área de 903.357km² do território brasileiro e localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador, tendo fuso horário -4 horas em relação a hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Centro-Oeste, fazendo fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia,Tocantins, além de um país, a Bolívia. A capital (Cuiabá) está localizada a 15º35'55.36" lat. e 56º05'47.25" long., sendo conhecida, por isso mesmo, como coração da América do Sul.
Maior parte da superfície estadual é coberta pela floresta equatorial, com árvores muito altas e copadas, como a andiroba, o angelim, o pau-roxo e a seringueira. É um verdadeiro prolongamento da Floresta Amazônica em Mato Grosso. Ao sul de Cuiabá, domina o cerrado, vegetação formada por árvores de até 10m de altura, espalhadas entre numerosos e variados arbustos.
No Pantanal, há diversos tipos de vegetação, que variam de acordo com o terreno. Predomina, porém, a cobertura de gramínea, excelente pastagem para o gado. Entre as vertentes dos rios:rio Xingu e Rio Tapajós, no norte do Estado, a vegetação também não é uniforme, passando da mata seca e da floresta, mais densa às margens dos rios, ao campo, verdadeiro tapete de ervas, praticamente desprovidos de arbustos. A zona de florestas compreende 47% da área do estado, os cerrados 39% e os campos 14%.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário