sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Guarapari. Areias monazíticas deram a fama de cidade saúde


As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898 e, em 1.906, época em que uma indústria instalou na região uma usina que realizava o beneficiamento destas areias e exportava o produto para ser tratado na França. Estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva. O fato de estar em Guarapari, já constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua no solo e na atmosfera, tanto dentro quanto fora das casas e dos hotéis, tanto nas praias quanto fora delas.

GUARAPARI, A CIDADE SAÚDE
Localizada ao Sul de Vitória, Guarapari é o principal Balneário do Estado do Espírito Santo. Como muitas cidades litorâneas brasileiras, Guarapari surgiu dos aldeamentos criados pelos Jesuítas com o objetivo de catequizar os índios. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente.

Divulgada para os quatro cantos do mundo, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Daí o título de 'Cidade Saúde'. As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898, (ilmenita, granada, monazítica, monazita). Estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva.

Guarapari reúne condições perfeitas para a prática de Mergulho Recreativo. Nas ilhas próximas do litoral, localizadas uma hora de navegação do centro da cidade, encontramos águas cristalinas e a mais rica biodiversidade de peixes de recife do Brasil. A vida noturna do município tem seu ápice no verão. A vasta oferta de atrações faz com que Guarapari seja o destino preferido dos capixabas e de turistas de todo o Brasil. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial. [
parana-online.com.br]



Guarapari - Atrações turísticas



Cemitério do Bem-Amado 
O prefeito Juca Brandão construiu o cemitério e não conseguia inaugurá-lo. O tempo passava e ninguém morria. Em 1916, dez anos depois, a cidade enfim viu um ataúde descer à cova. Mas a façanha não foi simples. 

Para inaugurar o cemitério São João Batista foi preciso tomar emprestado um defunto da vizinha Beneventes, atual Anchieta. Folclore à parte, assim nascia o personagem do prefeito Odorico Paraguaçu, que inspirou Dias Gomes a escrever a novela "O Bem-Amado". 

Areia monazítica 
A fama de saudável vem de longe, mas só em 1898 foi desvendado o segredo: a areia monazítica das praias de Guarapari é medicinal. Pequenas quantidades de tório e urânio em sua composição garantem o teor radioativo e terapêutico de seus grãos amarelados, marrons e negros -bom para curar artrites, nevralgias, doenças musculares e perturbações digestivas. Não estranhe ao deparar com banhistas rolando na areia das praias de Guarapari. 

Igreja N. S. da Conceição 
Construída em 1585 pelo padre Anchieta, no melhor estilo colonial dos jesuítas. O contorno das portas é com conchinhas. Fica na rua João Cavatti, s/n. 

Ruínas da igreja N. S. da Conceição 
Da construção colonial de 1677 só sobraram as paredes da nave e os arcos da torre. As ruínas ficam na rua Matriz, s/n. 

Poço dos Jesuítas 
O pequeno poço foi construído pela missão de Anchieta e recentemente restaurado. Fica no morro do Atalaia. 

Três Praias 
Nas três praias, separadas por enormes pedras, a mesma paisagem deslumbrante: mar verde-azulado, areia fina e escura. Na extensa área de lazer, sombreada por árvores e coqueiros, crianças empinam pipas. Acesso de carro só através de propriedade particular, que cobra "pedágio". 

Praia da Aldeia 
Águas calmas e areia branca, quase praia particular de condomínios luxuosos. 

Praia do Morro 
Bem urbana, com pedras grandes. Aluguel de jet-ski e jet-banana. 

Praia da Cerca 
Nos 300m de águas agitadas, surfistas "detonam" as ondas. Horizonte de morros, rochas e muita mata. 

Praias do Meio, das Castanheiras e das Virtudes 
Com faixas rajadas de marrom e amarelo de areia monazítica. Em frente da do Meio, uma enorme pedra, ponto de encontro de jovens casais. Sombra de castanheiras. À noite, o agito nos barzinhos pega fogo. 

Areia Preta 
Com faixas douradas e escuras, a principal praia de areia monazítica, tem barzinhos e restaurantes. Público jovem. 

Enseada Azul 
Mar calmo e praias de areia clara: Bacutia, Peracanga e Guaibura. 

Praia dos Padres 
Pequena, cercada por castanheiras e altos barrancos. Areia escura e fina, água de um verde profundo e ondas fracas. O acesso de carro, por área particular, é pago. A trilha no morro leva à enseada Azul. 

Meaípe 
A famosa enseada tem de tudo em seus cinco quilômetros: mar calmo, ondas fortes, falésias, ilhas, pontos agitados e trechos desertos. Aluguel de jet-ski e jet-banana. Bares e agito noturno.


da Folha Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário