sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Estudos 'mirabolantes' revelam peculiaridades sobre o comportamento dos seres humanos (e dos pombos) Uma das revelações mostra que quem come ovo cozido tem mais chance de divórcio


Foto: Genildo Ronchi/Leitor
Busto de Henrique Moscoso  no Parque Moscoso. De acordo com cientistas japoneses, os pombos são ótimos críticos de arte
Poucos acreditariam que o gás sulfeto de hidrogênio, presente no popular "pum", tem poderes afrodisíacos. Ou que quem come ovo cozido é desorganizado e tem mais chances de se divorciar. Ou ainda que mulheres que pretendem ter filhos devem escolher um marido que não goste muito de trabalhar, porque eles são mais férteis. Mas acredite: há cientistas, empresas, institutos e universidades de todo o mundo debruçados sobre esses temas.
Enquanto pesquisadores tentam explicar o início da vida na Terra, combater a Aids e dominar de uma vez por todas as células-tronco, colegas deles determinam, por exemplo, que a simples escolha entre comer o prato cozido, frito ou mexido pode dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa.

Por algumas semanas, nossa equipe de reportagem tentou ouvir cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Universidade Federal do Espírito Santo com o objetivo de elucidar as motivações e os benefícios, se estes existem, desse tipo de trabalho. Por problemas de agenda ou mesmo por falta de informações sobre os estudos realizados pelo globo, não apareceu alguém para comentar, por exemplo, o fato de um levantamento feito pela Associação Americana de Sociologia apontar que lugares com abatedouro de animais são mais propícios à violência. O índice chega a ser 130% superior ao das cidades sem esse tipo de negócio.
Curiosos, cômicos e até mesmo inusitados, a verdade é que eles existem e o simples ato de tomar um café pode revelar muito sobre suas opções políticas. Pelo menos é o que diz um estudo revelado nos Estados Unidos, onde ficou constatado que, em locais com as famosas cafeterias Starbuck, os candidatos democratas têm mais sucesso. De dez Estados americanos com essas características, Obama venceu em sete.
Críticas
Foto: SXC
Carteiras perdidas com foto de bebê dentro têm mais chances de serem devolvidas
E se os cientistas brasileiros e capixabas não quiseram opinar à reportagem sobre os colegas de profissão, o mesmo não pode se dizer sobre os pombos. Ficou comprovado por estudiosos japoneses que, após treinamento, as aves mais comuns nas praças públicas acertaram até 70% das críticas humanas relacionadas a 22 pinturas. Cabia a elas bicar um botão para dizer se a imagem era bonita ou feia. Em caso de acerto, jantar grátis.
Da arte para a vida moderna, a comunidade científica deixou ainda dois importantes alertas para o "futuro da humanidade". O primeiro diz respeito à beleza. Ficou comprovado por uma pesquisa realizada na Suécia que mulheres com silicone estão mais propensas a desenvolver depressão. O estudo, realizado ao longo de 20 anos, comprovou que o índice de suicídios é três vezes maior no grupo das turbinadas.
O outro alerta diz respeito à criminalidade. Para espantar ladrões, tenha uma foto de bebê. Estudo realizado por psicólogos nas ruas de Edimburgo, Escócia, comprovou que carteiras com imagens de um pequeno ser humano tinham seis vezes mais chances de serem devolvidas ao dono do que as demais.
Fonte: Portal Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário