domingo, 25 de novembro de 2012

De onde vem aquela sensação de vazio? Psicólogo explica

Foto: Reprodução/Instagram

De onde vem a sensação de vazio
Mesmo com tanto sucesso, a atriz da TV Globo Isis Valverde disse recentemente ter essa sensação

Mesmo com tanto sucesso, atriz diz ter essa sensação
Sabe aquele aperto no peito, que parece que o nó vai só apertando, apertando...? Pois é, muitas vezes na vida sentimos uma sensação de vazio, de que falta algo, que mesmo que a gente tente preenchê-lo, para alguns, ele vai continuar ali, do mesmo jeito. Mas, para outros, pode haver um caminho para se sentir mais completo.

"Existem vários tipos de causas para essa sensação de vazio, desde crises pelas quais a gente está passando até a sensação de esgotamento, onde a vida precisa de uma redefinição", explica Adriano Jardim, psicólogo e professor da Univix. E essa carência não afeta apenas os "anônimos". Muita gente famosa, que imaginamos ter tudo na vida, também passa por esse tipo de situação.

Esperança

Tanto que a atriz da TV Globo Isis Valverde, que fez um tremendo sucesso na novela "Avenida Brasil", como a perigueti Suelen, desabafou recentemente: "Tenho um buraco enorme dentro de mim, uma falta que não consigo explicar ou preencher, e que está sempre presente em tudo o que eu faço", declarou.

A sensação de vazio vai aparecer para qualquer um e em alguma época da vida. A lógica é simples: "Se espero conseguir algo, é porque me falta alguma coisa, certo?" Portanto, a esperança primordial é aquela nossa vontade de conseguir preencher esse vazio que nos consome.

"Chega um momento na vida, quando começamos a questionar todas aquelas fantasias e ilusões que sustentam nossos sonhos e percebemos que é hora de mudar", diz o psicólogo.

Enfrente o medo

Viver entre a esperança de ter, ou ser, e o medo de não ter, ou de não ser, pode se tornar outra forma de tortura. Em resumo, para não sofrer tanto com as expectativas, é necessário aceitar a vida como ela é, e reconciliar-se consigo mesmo.

Para Adriano Jardim o caminho ideal para sentir-se mais completo é não tentar evitar o sofrimento, seja ele qual for. "É preciso enfrentar os nossos medos independentemente de quais sejam eles. Uma crise de vida, a perda de alguém, a insegurança de uma profissão ou uma mudança muito importante na história pessoal... Esse enfrentamento do medo é feito para emergir mais forte e preencher a sensação de vazio que a pessoa tem", conta Jardim.

SUPERAÇÃO

Sensação

A sensação de vazio é um sentimento de que falta alguma coisa para nos sentirmos completos. Muita gente não consegue identificar esse aperto no peito que angustia, e mal percebe que ele está ali presente, ou que sequer existe. Podemos reconhecer o que nos incomoda e, mais que isso, observar como essa falta primordial interfere em nossas vidas

Causas

Existem vários tipos de causas para essa sensação de vazio, desde crises pelas quais a gente está passando até a sensação de um esgotamento, onde a vida precisa de uma redefinição

Normal

Em algum momento da vida qualquer pessoa passará por esse momento de vazio. Por isso não pense que isso só acontece com você

Enfrente o medo

O caminho ideal para sentir-se mais completo é não tentar evitar o sofrimento, seja ele qual for. É preciso enfrentar os medos, seja uma crise de vida, a perda de alguém, a insatisfação da profissão ou uma mudança muito importante. Esse enfrentamento do medo é feito para emergir mais forte e preencher a sensação de vazio que a pessoa tem


Fonte: A Gazet

Nenhum comentário:

Postar um comentário