sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Curiosidades da cerveja: Sabia que em 1814, um tanque que tinha 3.500 barris de cerveja...


A cerveja.
Essa foto foi tirada durante a proibição do álcool nos Estados Unidos em 1920 (lei seca), numa manifestação pública

Tão sagrada que na antiga Babilônia eles eram tão severos que os mestres cervejeiros eram afogados na própria criação caso não passagem no controle de qualidade.

Já nos tempos medievais, era praticamente impossível estocar água para consumo humano. Em pouco tempo os barris se contaminavam e com isso a água. A solução encontrada foi guardar cerveja, claro.

O teor alcoólico impedia que bactérias se formassem no interior do barril e, apesar dos pesares, por ter água como principal elemento, a sede podia ser combatida.

Talvez por isso que em 1814, o tanque de uma cervejaria em Londres se rompeu e uma onda com o equivalente a 3500 barris do líquido causando a demolição de 2 casas e a morte de 9 pessoas.

Estranhamente todas elas com um sorriso angelical no rosto.

Enquanto isso, os famigerados e medonhos Vikings acreditavam que um carneiro gigante, em cujas tetas teriam um fornecimento eterno de cerveja os esperaria em Valhalla – o paraíso Viking – se morressem em combate.

Quem conhece um pouco da história americana já deve ter ouvido falar os peregrinos que partiram da Inglaterra em um barco chamado Mayflower e foram parar em Plimouth, nos Estados Unidos.

O que talvez não saibam é que ele só pararam porque o estoque de cerveja havia acabado!
Falando no Tio Sam, Benjamin Franklin, inventor, presidente e faz tudo, disse certa vez que “Cerveja é a prova de que D-us nos ama e nos quer ver felizes”.
Quem sou eu para discordar.

E quem melhor para fechar com chave de ouro este post do que o mestre Homer Simpson?


Você sabe o que é Cenosilliacaphobia? Se você fica apavorado quando sua cerveja está acabando em seu copo então você sofre disso! É a fobia ao copo vazio.

Já ouviu falar de cerveja azul? Feita com água de icebergs e algas marinhas ela é mais uma surpresa dos japoneses! Você tomaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário