quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cicatrizes da acne. Tratamentos


Tratamentos para cicatrizes de acne

Enfim, livre das espinhas. Passou a fase. Mas hoje seu espelho pode mostrar outro problema: as cicatrizes que ficaram. Ter cicatriz depois das espinhas é uma tendência pessoal. Costuma acontecer em quem teve um caso de acne mais grave, com cistos. Também aparece nos que cutucaram muito as espinhas.

Foi isso que aconteceu com você? Pois então, é a você mesmo que eu dedico essa coluna, que fala de como suavizar essas marcas. Dependendo de como são as cicatrizes e do tratamento escolhido, elas melhoram bastante e podem até desaparecer.
Aí vão boas opções de tratamento:

Preenchimento

Funciona muito bem se sua cicatriz desaparece ao esticarmos a pele. Injetamos sob a cicatriz uma substância que aumenta o volume local. O objetivo é deixar a cicatriz no mesmo plano que a pele ao redor. O melhor preenchedor é o ácido hialurônico, que dura mais ou menos um ano. Passado esse tempo, é hora de repetir o tratamento.

Subcisão


Se sua cicatriz não desaparece quando a pele é esticada, não dá para usar o preenchimento. É que nesse caso existem fibras de colágeno que repuxam a pele para baixo e precisam ser cortadas. Isso é feito com a subcisão. Depois da subcisão, forma-se um hematoma que desaparece em mais ou menos duas semanas.  O tratamento pode precisar de várias sessões.

Peeling químico

Neste tratamento, uma solução química age sobre a pele. Dependendo da solução aplicada, o peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Os peelings superficiais renovam a epiderme, camada mais superficial da pele. Ao se regenerar, ela fica mais uniforme. Funcionam nas manchas deixadas pela acne, mas não nas cicatrizes.

Um ataque mais profundo também melhora a qualidade da derme, segunda camada da pele. Quanto mais profundo esse ataque, maior o grau da suavização das cicatrizes profundas. Se suas cicatrizes são assim, você deve realizar alguns peelings médios ou profundos. Aumentando a profundidade do peeling, aumentam também o desconforto e os riscos de efeitos colaterais.

Dermabrasão e microdermabrasão

Na dermabrasão, uma lixa remove a epiderme e parte da derme. A profundidade dessa abrasão é controlada diretamente pelo médico, que determina o momento de parar. Com o tempo, nasce uma pele nova, de superfície bem mais regular e com muito menos cicatrizes. A melhora, após uma única sessão, é muito grande. As cicatrizes superficiais somem e as profundas ficam menores.

Como você deve estar imaginando, perder toda a camada mais superficial da pele é bastante agressivo e dolorido. A aparência logo após o tratamento impressiona. Você deve se afastar de suas atividades normais por um período de 3 a 4 semanas. E, por alguns meses, fuja do sol. Tendo paciência para aguentar essa fase, o tratamento compensa.
Na microdermabrasão, conhecida como peeling de cristais, um aparelho joga e aspira pequenas partículas na pele. Isso também remove células, mas o efeito é superficial, e muitas vezes nem ultrapassa a epiderme. A profundidade da agressão também varia de acordo com o desejo do médico.

Laser

A agressão é semelhante àquela que acontece na dermabrasão. O laser remove completamente a epiderme, camada mais superficial da pele, e parte da derme, segunda camada da pele. Ele aquece essas camadas com tanta intensidade que as células simplesmente evaporam.
Assim como na dermabrasão, a aparência logo depois do tratamento também é desagradável, e a pessoa deve cuidar bastante da pele sensibilizada. O período de afastamento varia de 2 a 4 semanas, dependendo do laser usado.

Laser fracionado

Por causa da eficiência do laser, mas dos problemas causados por tamanha agressividade, surgiu a ideia do laser fracionado, um tratamento mais moderno. Imagine o laser convencional como um cano jogando água, e o laser fracionado como um chuveiro.

O laser fracionado produz milhares de pontinhos tratados em meio à pele não atingida. A agressão salteada regenera o colágeno da derme e renova a epiderme, com um tempo de recuperação rápido. O desconforto após a sessão é pequeno. A melhora por sessão é menor que no laser convencional, e por isso realizamos algumas sessões. Mas o efeito é muito bom.

Por Lucia Mandel (Revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário