domingo, 21 de outubro de 2012

Richard Norris. Médicos realizam maior transplante de rosto da história

Médicos realizam maior transplante de rosto da história
Paciente americano recebeu osso maxilar, mandíbula, dentes, parte da língua e grande quantidade de tecido facial na operação.

Sete meses depois de receber o transplante de face mais completo da história, Richard Lee Norris, de 37 anos, já pode sair à luz do dia.

A história de uma conquista da medicina: um homem desfigurado por um acidente recupera a vontade de viver depois de receber um novo rosto. Aos poucos, ele volta a sentir cheiros, sabores. E, depois de 15 anos, reaprende a sorrir.

As fotos mostram que o jovem de 21 anos e o americano de 37 são a mesma pessoa: Richard Norris. Nesses dezesseis anos, entre um retrato e outro, ele esteve ainda mais irreconhecível.


O próprio Richard Norris conta sua história em uma carta: “Em 1997, eu sofri um tiro acidental no rosto. O ferimento foi tão grave que, depois de várias tentativas de reconstrução da face, perdi as esperanças”.

Foram mais de 20 cirurgias para refazer os ossos, o nariz, a boca... Nada que se aproximasse de como ele era antes. “Por mais de 15 anos, eu vivi escondido atrás de uma máscara cirúrgica. Fazia compras só à noite, quando não havia quase ninguém por perto”, escreveu.

"Ele vinha sempre ao hospital e me perguntava ‘qual o próximo passo, o que podemos fazer?’ A resposta era: Richard, eu não posso te ajudar mais. Eu até posso fazer mais cirurgias, mas não vamos chegar onde você quer" diz o médico Eduardo Rodriguez.

A equipe que cuidou de Richard Norris no Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, fez - por mais de uma década - pesquisas sobre transplantes faciais. Em 2010, os médicos conseguiram autorização para fazer uma cirurgia experimental, um teste. Em 2011, Richard Norris topou ser o paciente. Ele não estava satisfeito com o resultado que tinha obtido até então. Em 2012 veio a cirurgia. De tão revolucionária, ninguém sabia o que ia acontecer dentro do centro cirúrgico.

A operação começou no dia 19 e terminou no dia 20 de março. Foram 36 horas de trabalho e 150 pessoas envolvidas, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. E - claro - tudo só foi possível com a ajuda de uma família que aceitou doar os órgãos de um parente falecido.

"Nós tivemos que buscar um doador que tivesse o mesmo tipo de sangue, células compatíveis para diminuir o risco de rejeição e uma boa cor de pele" revela o doutor Rodriguez, que coordenou a operação.

Os médicos transplantaram o osso maxilar, a mandíbula, os dentes e parte da língua. Recolocaram ainda todo o tecido facial da parte acima da testa até o pescoço, incluindo músculos e nervos. De todo o rosto, só os olhos continuaram os mesmos.

"Essa foi a primeira vez na história que foi transplantada de uma só vez essa grande quantidade tecido facial com ossos, dentes, músculos... Tudo ao mesmo tempo", explica o médico, revelando o segredo do sucesso da operação.

A pesquisa e a cirurgia foram financiadas pelo Departamento de Defesa americano, que espera agora com esta técnica reconstruir o rosto de militares feridos em guerras.

A primeira pessoa a receber um transplante de face foi a francesa Isabelle Dinoire, em 2005. Ela havia perdido parte do rosto depois de ser atacada por um cão. Em 2008, a americana Connie Culp teve 80% do rosto transplantado. Dois anos depois, na Espanha, foi feito o primeiro transplante completo de rosto no mundo. “No total, já foram realizadas 22 cirurgias como estas”, disse doutor Rodriguez

Este ano foi a vez de Richard entrar para a história da medicina. "Eu nunca imaginei que fosse chegar a isso. Mesmo hoje, quando olho para ele, eu não acredito", assume o médico.

"O rosto dele continua mudando desde a cirurgia. Daqui a seis meses ele vai estar 100%. Ele voltou a sentir sabor, cheiro. Voltou a falar, a sorrir", diz o médico.

“Agora posso sair na rua e não atrair os olhares, nem ter que ouvir comentários das pessoas”, escreveu Richard.

"Uma coisa que Richard me disse, assim que se olhou no espelho, foi: obrigado doutor, você me deu minha vida de volta”, relembra o médico.

Do Site do Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário