terça-feira, 23 de outubro de 2012

Câncer de Regina Dourado. 'Estamos garantindo uma partida confortável', diz irmão da atriz

'Estamos garantindo uma partida confortável', diz irmão de atriz na BA
Regina Dourado está internada desde o sábado (20), em Salvador.
Amiga conta como socorreu atriz em seu apartamento, na capital baiana.

Regina atuou na novela 'América',
da Rede Globo (Foto: Divulgação/TV Globo)
"Estamos garantindo uma partida confortável para ela", disse ao G1 na tarde desta terça-feira (23), Oscar Dourado, irmão da atriz baiana Regina Dourado, que está internada desde o sábado (20), no Hospital Português, em Salvador.  A atriz faz tratamento contra um câncer.

Oscar contou ainda que a irmã teve câncer nos dois seios e que a doença atingiu diversos órgãos, inclusive a medula óssea, compromentendo o restante do corpo.

Socorro
Ana Maria Azevedo, amiga de Regina Dourado falou ao G1 no fim da tarde desta terça-feira (23), após deixar hospital onde a atriz está internada. Ela contou que Dourado está “completamente sedada para evitar maiores sofrimentos”.


Azevedo contou que foi visitar a atriz na manhã do sábado e assim que chegou à residência, constatou a piora na saúde de Regina. “Eu cheguei logo depois de Paulo, o irmão dela. Percebemos que ela não estava bem. Colocamos ela no carro e a levamos para o hospital”, disse.

A amiga contou ainda que falava com a atriz todos os dias por telefone e que se encontrava com ela periodicamente em Salvador. Ela disse ainda ao G1 que se programou para voltar ao hospital na manhã da quarta-feira (24).

Estado de saúde
O outro irmão da atriz, o diretor teatral Paulo Dourado, falou rapidamente ao G1 e disse que "o momento é difícil para toda a família". Dourado comentou também que a família quer ficar rodeada apenas com amigos.

Doença
Em 2003 Regina Dourado falou sobre diagnóstico
da doença
Em dezembro de 2003, a atriz falou, em entrevista à TV Bahia, sobre a descoberta de um câncer de mama. “O momento da notícia é terrível, fica uma perplexidade. Eu achei que eu nem cheguei a ter consciência da gravidade naquele momento. Eu fiquei muito mais perplexa do que qualquer coisa, meio perdidona”, confessou na época.

Em 2003, Regina Dourado falou sobre diagnóstico
da doença (Foto: Reprodução TV Bahia)

Na entrevista, a atriz falou como estava encarando o processo de recuperação e as sessões de quimioterapia.

“A recuperação é dolorosa, é difícil, não é mole não. Porém, passa. Não me sinto absolutamente vítima por ter tido câncer. Não me sinto infeliz no sentido de que sou uma coitada e que de uma certa forma as pessoas têm que dividir comigo essa infelicidade. Eu não me sinto desta maneira, mas também não digo que é fácil. É óbvio que eu tenho momentos de angústia, de tristeza, de insegurança, de medo”, falou à emissora. [G1]


Biografia de Regina Dourado
A atriz Regina Maria Dourado, conhecida como Regina Dourado, nasceu em 22 de agosto de 1953, em Irecê, Bahia. Aos 15 anos, começou a carreira de atriz, na ‘Companhia Baiana de Comédias. Na mesma época estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.

Regina Dourado estreou na TV no especial A Morte e a Morte de Quincas Berro D`água, dirigido por Walter Avancini em 1978, e no ano seguinte faz sua primeira novela, Pai Herói, de Janete Clair. Na sequência fez Cavalo Amarelo (1980) e Rosa Baiana (1981), mas brilhou mesmo em 1992, como a inesquecível personagem Lara Sereno de Pão Pão, Beijo Beijo.

Sua carreira na TV é marcada por vários personagens em mais de 20 trabalhos entre novelas e minisséries. Ainda na Globo, atuou, dentre outras, nas novelas Roque Santeiro, Renascer, Tropicaliente, Explode Coração, Rei do Gado, Esperança e América. Entre seriados e minisséries alguns destaques são: Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas, O Sorriso do Lagarto e Tereza Batista. Além da TV Globo, Regina Dourado fez a novela Seus Olhos, no SBT (2004). Na TV Record desde 2006, Regina Dourado atuou em Bicho do Mato, e, em 2007, esteve no elenco da novela Caminhos do Coração.

Também faz teatro, tendo participando de montagens de destaque como Memórias de um Sargento de Milícias, Declaração de Amor Explícito e Rei Brasil 500 Anos, Uma Ópera Popular e Tratado Geral da Fofoca.

No cinema, depois de uma participação como uma cigana dançarina no filme Amante Latino (1979), e de cantar na trilha de O Encalhe – Sete Dias de Agonia (1982), estreou como atriz em grande estilo em Baiano Fantasma, em 1984. O filme seguinte foi Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra, em 1986. Na década de 90, Regina Dourado atuou em três filmes: Corpo em Delito, Corisco & Dada e No Coração dos Deuses.

Depois de vencer um câncer, Regina Dourado voltou à telinha e ao cinema; a atriz recebeu o prêmio de Melhor Coadjuvante pelo belo trabalho em Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco (2004). Em 2011 e 2012, Regina Dourado participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.

Regina ainda coleciona prêmios, como o de melhor atriz em Tana's Takes (Festival de Curta-Metragem – Rio Grande do Norte), Tigipió (Prêmio da Crítica – Festival de Cinema de Gramado) e Corpo em Delito (Prêmio Sesc – São Paulo). Na TV, foi eleita melhor atriz coadjuvante em Renascer (Prêmio APCA – São Paulo), melhor atriz em Tropicaliente (Prêmio Master Jornal de Clubes – Rio de Janeiro) e recebeu o prêmio de melhor cena em Explode Coração (Prêmio Cassiano Gabus Mendes – Vídeo Show – Rio de Janeiro).

No início de 2010, Regina Dourado passou por mais uma cirurgia para retirada de um câncer, desta vez na mama esquerda. Em 2004, a atriz já tinha passado por duas intervenções para a retirada de um tumor na mama direita.
Fonte: CARAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário