sábado, 13 de outubro de 2012

7 filmes que trazem lições importantes para trainees

7 filmes que todo trainee deveria assistir

Não é fácil encarar concorridas seleções e se deparar com a realidade do dia a dia corporativo. Confira longas que trazem lições importantes para quem está nesta situação

Para se inspirar
São Paulo – Os programas de trainee mais concorridos do Brasil chegam a reunir dezenas de milhares de candidatos disputando poucas vagas disponíveis. Encarar as etapas destas seleções – e se dar bem em todas - é desgastante e demanda uma motivação ímpar dos recém-formados.

E quem pensa que todos os problemas se vão com a aprovação está enganado. Após a preparação vem a prova de fogo: assumir posições de liderança dentro das organizações. É o início da trajetória no - muitas vezes - selvagem mundo corporativo.

Pensando nas dificuldades dos processos seletivos e nos desafios que o trainee vai enfrentar na carreira, EXAME.com consultou a especialista Fernanda Bueno, gerente de projetos da área de jovens profissionais da Across, para saber como o cinema pode ajudar. Confira 7 filmes que, na opinião dela, todo jovem que é trainee - ou quer ser um - deveria assistir:

O Palhaço
O filme brasileiro que vai disputar uma vaga para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem se passa nos anos 1970 e narra a trajetória do palhaço Benjamin (Selton Mello) e de seu pai Valdemar (Paulo José) em um circo.

A mudança de carreira de Benjamin que deixa de ser palhaço para ser um funcionário comum é o foco da trama. “A maioria dos jovens passa por uma crise de identidade profissional no início das suas carreiras. O longa mostra a importância do autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e profissional”, diz Fernanda.

O Palhaço
Diretor: Selton Mello
Ano: 2011
Duração: 88 min.


Encontrando Forrester
A construção da relação de amizade entre o adolescente Jamal Wallace (Robert Brown) e o escritor recluso William Forrester (Sean Connery) é uma grande lição a ser aprendida pelos trainees, na opinião de Fernanda.

“O conflito de gerações ainda é um obstáculo a ser superado em grandes corporações. O jovem trainee deve saber que no seu dia a dia de trabalho irá estar ao lado de pessoas de diferentes idades e com formas de pensar e agir diversas das suas”.

O filme mostra que ambos os lados podem aprender muito um com o outro, diz a especialista. “É uma quebra de paradigmas e de preconceito”, explica.

Encontrando Forrester

Diretor: Gus Van Sant
Ano: 2000
Duração: 136 min.



O Diabo veste Prada
O filme conta a história de uma jovem jornalista em início de carreira, Andy Sachs (Anne Hathaway), que começa a trabalhar em uma badalada revista de moda sediada em Nova York. A publicação é gerida com mãos de ferro por Miranda Priestly (Meryl Streep) e a missão de Andy é justamente ser sua assistente.

“A questão da flexibilidade e adaptação é mostrada nesse filme através da jovem em início de carreira que nunca foi ligada à moda, e se esforça para se adaptar ao seu novo ambiente de trabalho, passando a ser admirada até pela sua temível chefe”, diz Fernanda.

Segundo a especialista, o filme também mostra que a ética e os valores pessoais devem estar acima do que se considera o “emprego dos sonhos”.

O Diabo veste Prada

Diretor: David Frankel
Ano: 2006
Duração: 109 min


Coração Valente
O épico narra a trajetória do guerreiro escocês William Wallace (Mel Gibson) que luta pela libertação da Escócia no fim do século 18.

“Um exemplo de filme em que a liderança é muito bem explorada. Esse é um aspecto muito exigido dos trainees, pois o objetivo é que, após o programa, eles se tornem líderes em seus setores”, diz Fernanda.

Wallace é um líder que sabe motivar a sua equipe. “Através de seus discursos inflamados, uma boa oratória e certo carisma que ele desenvolve, consegue unir todo seu povo em busca de uma vingança pessoal e da libertação da Escócia”, diz Fernanda.

Coração Valente
Direção: Mel Gibson
Ano: 1995
Duração: 177 min.



À procura da felicidade

O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Chris Paul Gardner (Will Smith), um vendedor de aparelhos médicos, que tem o sonho de se tornar corretor de ações.

A trama mostra todos os desafios até ele conseguir atingir a sua meta e, por isso, é um clássico obrigatório para quem busca sucesso profissional.

“Ao encontrar diversos obstáculos pela frente, importantes questões como a persistência, foco e superação de desafios são trazidas à tona, diz Fernanda. “O personagem principal é o que podemos considerar um verdadeiro exemplo de resiliência, característica muito importante para quem quer ser um trainee”, afirma a especialista.

À procura da felicidade
Diretor: Gabriele Muccino
Ano: 2006
Duração: 117 min.



Click
Até onde a busca pelo sucesso profissional deve estar acima da sua própria qualidade de vida? “Esse é o questionamento que o filme traz”, diz Fernanda.

O longa apresenta a história de Michael Newman (Adam Sandler), um workaholic que, em busca de uma promoção, coloca mulher e filhos em segundo plano.“A forma como nos relacionamos com nosso tempo e com as pessoas que nos cercam é colocada em evidência”, diz Fernanda.

De acordo com ela, todo jovem em início de carreira deve se fazer as seguintes perguntas: “o que o move ao trabalho: satisfação pessoal? Aspectos financeiros? Busca pelo sucesso? E quanto isso faz com que você deixe de lado outros aspectos importantes da sua vida, como a família, por exemplo?”.

Click
Direção: Frank Coraci.
Ano: 2006.
Duração: 107 min.



O Náufrago

Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências. Em uma das suas viagens de rotina, porém, o avião cai e ele é o único sobrevivente, preso em uma ilha deserta.

Segundo Fernanda, o filme é importante porque põe em evidência a capacidade de resolução de problemas, um aspecto muito exigido dos candidatos a trainee. “Mesmo em uma situação extrema, com recursos limitados, o personagem principal nos mostra que, com criatividade, persistência e estratégia, pode-se resolver as situações mais difíceis”, diz.

O Náufrago
Direção: Robert Zemeckis
Ano: 2001
Duração: 144 min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário