terça-feira, 18 de setembro de 2012

Médico diz que dieta não resolve surto de obesidade no Brasil


“Se dieta funcionasse o Brasil não teria esse surto de obesidade”, diz Márcio Atalla do Medida Certa

Criador do quadro do Fantástico conta ainda como será a versão do programa com o ex-jogador Ronaldo


Em conversa com Contigo! Online, o professor de educação física e criador do quadro Medida Certa do Fantástico, Márcio Atalla, falou sobre temas que aborda em seu livro, Sua Vida em Movimento, que será lançado pela editora Paralela ainda este mês, como dietas da moda. “Se dieta funcionasse o Brasil não teria esse surto de obesidade”, disse ele.

Além disso, Márcio fala sobre como a população se tornou obesa e sedentária e o que fazer para reverter este quadro, bem como o programa que apresentará ao lado do ex-jogador de futebol Ronaldo, que estreia no dia 23 de setembro, no Fantástico.

Contigo! Online: Qual o motivo das pessoas terem ficado mais obesas e mais sedentárias, o que mudou no mundo?
Márcio Atalla: A principal razão é que as pessoas não se mexem mais. No passado elas tinham que se mexer pra caçar, não tinha tanta escada rolante e elevador. Agora não precisa mais desse esforço. O que mudou muito foi o gasto calórico. Uma pessoa em 1970 gastava cerca de 350 calorias a mais do que uma pessoa de hoje fazendo coisas do cotidiano. Isso equivale a quase uma hora de esteira, dependendo da velocidade, o que somado com pequenas coisas, como o aumento do estresse, gera pessoas mais obesas e mais sedentárias.


Contigo! Online: Como o estresse influencia no ganho de peso?
Márcio Atalla: Quando você passa por uma situação de estresse seu corpo libera uma substância chamada cortisol, quando essa substância é liberada a resposta natural do corpo é disponibilizar a gordura para ser queimada, o que acontecia no passado. Hoje em dia a gente tem a disponibilidade, mas não tem o movimento, e essa gordura acaba se depositando no abdômen. Então as pessoas mais estressadas costumam ter os braços e pernas finas e gordura acumulada na barriga.
Pessoas estressadas também dormem menos e isso libera um hormônio que dá mais fome. Então a pessoa não se sacia tão fácil com a comida como uma pessoa que pratica atividade física.

Contigo! Online: Qual a solução pra isso?
Márcio Atalla: O homem sempre se movimentou pela necessidade, então a solução é a conscientização. Não existe um médico que não indique a atividade física, mas falta também uma política pública para incentivar a atividade, porque é muito mais fácil prevenir as doenças do que curá-las.

Contigo! Online: Você não acha a academia um sinônimo elitista de qualidade de vida?
Márcio Atalla: Cerca de 3% da população frequenta a academia, então para a maioria da população a academia é cara. O que está começando a acontecer é reembolso de plano de saúde, porque se eles não investirem nisso todos os planos vão quebrar. E essa é uma maneira de diminuir gastos com diabetes, cirurgia bariátrica e todas as doenças ligadas ao sedentarismo.

Contigo! Online: O que é uma pessoa saudável?
Márcio Atalla: Se ela acumula 10 mil passos por dia, é uma pessoa ativa, e não necessariamente pratica a academia. Uma pessoa sedentária é potencialmente não saudável, porque o corpo dela está pagando um preço muito alto para manter as taxas em dia. Ter um movimento regular ajuda a manter as taxas sob controle. Mas às vezes a pessoa é magra e não é saudável. Então é melhor um gordinho saudável do que um magro sedentário.

Contigo! Online: Até que ponto a gente pode confiar nos alimentos que prometem emagrecer ou melhorar a saúde, como o óleo de coco, o chá verde ou a dieta da moda?
Márcio Atalla: Se dieta funcionasse o Brasil não teria esse surto de obesidade. O problema é que as pessoas não querem emagrecer, elas querem ser emagrecidas. Quando você emagrece com dieta você deixa seu metabolismo mais lento e perde mais massa muscular. Então se você não fizer atividade física vai perder mais musculatura. O chá branco e verde funcionam, mas você tem que tomar regularmente, pelo menos 27 dias por mês, e em folhas de infusão, esses de saquinho e latinha não ajudam em nada.
O óleo de coco é gordura saturada. Antigamente ele emagrecia porque quando você come gordura saturada fica mais saciada e ingere menos calorias, mas também ingere menos nutriente e fica menos saudável.
A minha recomendação é seguir as quatro indicações do Ministério da Saúde, que são: beber água fracionada ao longo do dia, pois todas as reações do corpo pedem água. A segunda é diminuir consumo de gordura saturada, diminuir o consumo de sal e açúcar e por fim aumentar o consumo de fibras. Hoje menos de 8% da população consome a quantidade necessária de fibras.

Contigo! Online: Como será o programa Medida Certa com o Ronaldo?
Márcio Atalla: Serão três meses de atividade com ele durante o programa. Na verdade o Ronaldo é muito menos gordo do que as pessoas imaginam. A porcentagem de gordura que ele tem no corpo é muito baixa e ele também se alimenta razoavelmente bem. O problema é que ele está há quase dois anos sem andar. Ele brinca que se subir um lance de escada já fica cansado, e esse é o resultado do sedentarismo. Além disso, ele também está com algumas taxas alteradas.
O objetivo final do Medida Certa com o Ronaldo é o jogo beneficente que acontecerá no fim do ano com os amigos do Fenômeno contra os amigos do Zidane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário