quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em Vitória. Pedreiro pianista transforma hora do almoço em espetáculo musical


Pedreiro transforma hora do almoço em espetáculo musical em Vitória
"Algumas vezes erro uma nota ou outra, mas mesmo assim as pessoas falam muito bem de mim", conta Rony

De Clássicos como Für Elise, do compositor alemão Ludwig Van Beethoven, talento revelado no início do século XIX, a composições atuais como Someone Like You, da britânica Adele, fenômeno do pop internacional, o repertório de Rony Chagas do Nascimento, 19 anos, passa longe de um simples dó, ré, mi na hora de mostrar o talento no piano. O jovem ajudante de pedreiro, apreendeu a tocar só de ouvido, sem aulas.

"Algumas vezes erro uma nota ou outra, mas mesmo assim as pessoas falam muito bem de mim. Seria muito bom se eu pudesse ter um piano meu. Graças a Deus deu para comprar um teclado, semi-novo. Estou pagando de três vezes", disse.


O piano usado por Rony para praticar todos os dias, no intervalo do almoço, fica em uma residência que passa por obras, localizada no Centro de Vitória. O primeiro contato com o piano ocorreu quando ele viu a filha da proprietária da casa tocar algumas melodias. “Ele ouviu minha filha tocar, se aproximou de mansinho, como quem não quer nada, e perguntou: 'olha..., vocês têm um piano, certo?'. Ele comentou que já sabia tocar teclado e resolvi deixar ele tentar tocar alguma coisa”, conta a advogada Alba Aguiar, 50.

Rony mora junto com a namorada de 21 anos em uma casa humilde com quatro cômodos, no bairro  Canaã, Viana. O casal reside no local sem pagar aluguel, graças a um amigo, dono do imóvel. Rony aprendeu cedo a 'tocar' a vida. Aos 13 anos de idade o jovem teve uma briga com o pai,, um pedreiro.

A discussão fez com que Rony saísse de casa apenas com a roupa do corpo e o tecladinho de brinquedo em mãos. Os pais também moram em Canaã. "Felizmente nossa relação hoje em dia melhorou. Parece que os problemas ficaram para trás", comentou.

'Artista famoso'

A reação dos colegas de trabalho, seis ao todo, ganhou caráter cômico quando os operários descobriram quem era o 'artista famoso' que estava na casa. “Quando ele começou a tocar as músicas, uns quatro meses atrás, no início da obra, impressionou todo mundo. Na primeira vez que ouvimos pensamos que havia um artista famoso, de fora do Estado, aqui dentro da casa. A gente juntou todo mundo, e quando a vimos quem era ficaram de queixo caído”, lembrou o auxiliar de serviços gerais Jorge de Jesus Torre, 38.


Explicação

O talento do jovem seria uma herança genética? Rony tem outros três irmãos, todos do sexo masculino, com 26, 24 e 12 anos de idade. “O mais velho tem alguma habilidade com o violão, mas não é de tocar muita coisa”, disse o jovem ajudante de pedreiro. Dois tios do rapaz sabem tocar instrumentos musicais. “Um deles toca violão, enquanto o outro sabe tocar teclado, mas nenhum deles é músico profissional”, informou.

Seria um caso de inteligência acima da média? Rony tem costume de dormir cedo e levantar cedo. Detesta assistir televisão e não acompanha campeonatos de futebol – nem torce para time algum. O jovem, que não ingere bebidas alcoólicas, dispensa comidas gordurosa e alimentos industrializados – tentou ser vegetariano por um período.

O ajudante de pedreiro sempre gostou muito de matemática e biologia e espera prestar vestibular para medicina no final deste ano ou em 2013.

Oportunidade

Independente da explicação ou dos fatores que propiciaram o despertar do talento de Rony, professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) podem ter oportunizado um futuro brilhante ao jovem.

Recentemente, após aprender a tocar piano, o ajudante de pedreiro começou a ter aulas no Curso de Iniciação Musical da instituição. Talvez, em um futuro não muito distante, Rony Chagas do Nascimento,  poderá ser um nome que atraia público e crítica além limites da Grande Vitória.
- Vitória - Roni Chagas do Nascimento,19 anos, ajudante de pedreiro tocando piano em residência onde trabalha no Centro de Vitória . (Crédito: Nestor Muller)

3 comentários:

  1. NOSSA!
    Fiquei emocionada com voce!!!
    agora o seu dom musical será reconhecido.
    Deve ser maravilhoso nascer c esse dom!!
    Agora é estudar...e levar a boa musica...
    ao som das teclas do piano,que certamente
    será seu grande reconhecimento

    Toda sorte do mundo pra voce!!

    Lady Dell

    ResponderExcluir
  2. A capacidade do talento na Arte vem de um ponto pré-estabelecido geneticamente.
    Vejamos que ao gerar um ser humano, a senhora mãe que leva em sua bacia confortável durante 9
    meses (útero), só em ouvir uma determinada musi-
    ca ou bem estar, o congenito tende à absorver
    dados na sequencia, e que, eses fatos transmiti-
    da gera um ser humano com dons filosoficamente e, que no decorrer dos que se passam trata-se de um GENIO, esse que será um grande formato na
    história da humanidade....Portanto a riqueza
    desse jovem traz melodias do suave do amanhecer, da brisa da madrugada, do escurecer
    daquele dia com a cor do luar... e conforta to-
    dos os cantos dos quatro cantos do mundo...-Le Monde, The World, Die Welt e Mondo...

    ResponderExcluir
  3. No decorrer do tempo que passa e não o espera, conforme diálogo filosofista do amogo Nietszche, o belo bem melado gostoso é o meu da abelha...porém se for abelha aficana
    muito cuidado porque a defesa do não querer que obtenha o seu líquido que liquefaz,
    o trabalho do dia à dia, daquele dia que vem , é o próximo faz, faz que verá o resta-
    belecer da florada do belo mato que não cansa de crescer...

    ResponderExcluir