domingo, 26 de agosto de 2012

Bateu preguiça de cozinhar? Chefs dão dicas de como incrementar o miojo.

Chefs criam pratos misturando Miojo com ingredientes sofisticados
Quem for hoje à livraria Argumento no Leblon a partir das 17h de sábado vai dar de cara com as chefs Luiza Hoffman (Figo Restaurante) e Morena Leite (Capim Santo) autografando um livro de gastronomia sobre... Miojo. Isso mesmo. Trata-se do lendário macarrão instantâneo, também chamado de lámen e fabricado no Brasil pela empresa japonesa Nissin com o nome fantasia de Miojo.

Há quem torça o nariz para ações de marketing, mas há marqueteiros que fazem a coisa certa. É o caso dos publicitários Fabio Brigido e Mariana Borga, respectivamente diretor de arte e redatora da agência de publicidade F/Nazca, que tiveram a ideia de comemorar os 54 anos do Miojo, hoje, com um livro em que 14 dos chefs mais disputados do país transformam o pacotinho de macarrão instantâneo nos pratos mais incríveis.

Os quatro mil exemplares de “Meu Miojo — receitas e histórias” (Editora Bocatto, R$ 39,90) serão lançados simultaneamente no Rio, São Paulo, Porto Alegre e Recife com a presença dos chefs-autores, craques como Carla Pernambuco (Carlota), Emmanuel Bassoleil (Skye), Erick Jacquin (La Brasserie Erick Jacquin), Flavia Mariotto (Mercearia do Conde), Renato Carioni (Cosi), entre outros.
— Ano passado, na mesma data, a gente convidou as chefs Carla Pernambuco, Morena Leite e Tatiana Szeles a criarem receitas gourmets usando Miojo em seus restaurantes e foi um sucesso estrondoso. As pessoas pediam as receitas — conta Fabio Brigido. — Este ano, decidimos variar, ampliar os chefs e dar a possibilidade de o público levar as receitas para casa e tentar também.
As 14 receitas de “Meu Miojo” vêm precedidas de uma breve apresentação de cada chef e simpáticas histórias de como um cozinheiro de alta gastronomia tem contato com um pacote de macarrão instantâneo. Não se iludam. Barato e rápido de preparar, a primeira vez de cada chef estrelado com seu pacote de Miojo repete as experiências que todos nós já tivemos com o macarrão: para matar a fome súbita numa madrugada de estudos; numa roda de amigos em algum camping idílico onde só o que dá para fazer é cozinhar um pacote de macarrão; rendendo-se ao fato de que as crianças não querem legumes, querem Miojo.

“O Miojo não fez parte da minha infância, mas, com o passar do tempo, vi o macarrão instantâneo se transformar num aliado tão poderoso na educação dos meus filhos, a ponto de fazer parte de muitas lembranças minhas com eles. Lembro de estar sentada à mesa do jantar, tentando fazer de tudo para eles comerem, com o meu arsenal de aviõezinhos esgotado, desesperada tentando outras táticas que não dão resultado até oferecer um Miojo e, finalmente, funcionar”, conta Carla Pernambuco.

Mas o ponto alto do livro são mesmo as surpreendentes receitas com o macarrão, que vão de pratos básicos como o “Miojo a Burro e Sálvia” de Pier Paolo Picchi a apresentações sofisticadas como o “Miojo Caramelizado com Laranja e Foie Gras” de Erick Jackquin. O chef ficou tão entusiasmado com o resultado que vai incorporá-lo ao menu permanente de sua Brassserie em Higienópolis, em São Paulo. É uma honra e tanto para o macarrão, criado em 1958 pelo japonês Momofuku Ando, horrorizado com as filas de gente faminta no pós-guerra do país, arrasado por duas bombas atômicas. Seus lemas eram: “A paz está garantida quando não se está com fome” e “Pessoas alimentadas construirão um futuro melhor”. Um visionário, esse Ando.
Veja a receita do Miojo Mix da chef Flavia Mariotto


Ingredientes:

1/2 dente de alho picado cortado em lâminas

1/2 colher (chá) de gengibre cortado em lâminas

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

1 pacote de Miojo

1/2 maçã fuji cortada em palitos

10 folhas de rúcula picada

60g de queijo de cabra frescal

1/2 colher (chá) de raspas de limão

30g de presunto cru crocante



Modo de preparo:

Aqueça a frigideira, doure o alho e o gengibre no azeite. Junte o miojo já cozido, a maçã (reserve um pouco da maçã para enfeitar) e a rúcula. Coloque as maçãs, o queijo, as raspas de limão e o presunto cru.Sirva a seguir.
Rendimento: uma porção
Dica: Para fazer o presunto cru crocante, coloque as fatias cortadas em tiras em uma forma, leve ao forno à temperatura de 90 graus durante aproximadamente 20 minutos até ficar crocante.
Miojo Brasileirinho de Carlos Ribeiro, do Na Cozinha



Ingredientes:

1 pacote de Miojo

1 colher (sopa) de azeite de dendê

2 colheres (sopa) de cebola bem picada

1 colher (chá) de alho bem picado

1 pitada de sal e de pimenta-do-reino moída na hora

10 camarões médios frescos

5 camarões secos

100g de tomates picados sem pele e sem sementes

2 colheres (sopa) de leite de coco

50g de castanha-de-caju picada

Folhas de coentro a gosto



Modo de preparo:
Cozinhe o pacote de Miojo de acordo com as instruções na embalagem, sem usar o tempero, e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite de dendê, a cebola, o alho e deixe refogar por cerca de três minutos. Em seguida, coloque sal, pimenta, os camarões, metade dos tomates e o leite de coco, deixando refogar por aproximadamente dois minutos. Misture bem a massa, desligue o fogo e coloque o restante dos tomates, a castanha-de-caju, o coentro e sirva em seguida.
Rendimento: uma porção.


Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário