domingo, 15 de julho de 2012

Manter as amizades antigas é uma maneira de preservar a saúde


Faz bem ter amigos de infância por perto
Especialistas garantem que manter as amizades antigas é uma maneira de preservar a saúde

Pense nos seus amigos de escola, que brincavam com você durante a infância. Com quantos deles você ainda mantém contato? Quanto do seu tempo você dedica para estar ao lado deles? Provavelmente grande parte das pessoas que estão lendo este texto não se lembram de quando foi a última vez em que estiveram com seus amigos de infância.

Uma pena, pois especialistas garantem que manter as amizades antigas é uma maneira de preservar a saúde e até viver mais. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que fortes laços de amizade são capazes de manter a saúde cerebral mesmo após o envelhecimento.

Mas, para ter os mesmos amigos até a velhice, é preciso se esforçar. Afinal, por mais que a amizade seja forte na infância, não é tão simples manter o contato depois que cada um toma o seu rumo na vida.

É o caso do contador Gibson Barbosa de Lima, o professor de matemática Expedito Filho e o funcionário público Edson Serrano. Eles cresceram na mesma rua, estudaram na mesma escola e até hoje mantêm os laços de amizade que fizeram na infância.

O segredo para mais de 30 anos de companheirismo eles garantem que é a força de tudo o que viveram no passado. "A nossa geração era outra. Tudo era mais simples. A gente brincava na rua, jogava bola. Não tinha tanta tecnologia. Por isso a gente era tão unido", conta Expedito.

Todos se casaram, tiveram filhos, seguiram seu rumo na vida, mas eles garantem que a amizade continua a mesma.

"A gente pode ficar muito tempo sem se ver, mas quando nos reunimos, a amizade é a mesma, e os assuntos são aqueles da infância", diz Edson.

A psicóloga Angelita Scárdua explica que as amizades de infância realmente fazem bem. "Conviver com amigos desde a infância dá a sensação de segurança e pertencimento. Isso é muito importante para a saúde emocional", garante.

Mas ter amigos de longa data não é uma tarefa tão simples assim. A psicóloga explica que é necessário investir tempo, energia e afeto. "Às vezes, a pessoa confia no laço que já existe e não investe na amizade. As relações humanas, para sobreviver, precisam de investimento. Se não, elas morrem".

Então, que tal aproveitar o dia de hoje para ligar para um amigo e perguntar como ele está? Ou melhor: faça uma visita a uma pessoa querida. Assim, você vai manter a amizade sempre viva.

Mostre que o laço ainda existe

Ligue para eles: Por mais que cada um tome o seu rumo na vida, é muito importante dar atenção aos amigos de infância. Ligar para saber como eles estão e lembrar-se das datas especiais (aniversários, por exemplo) demostra o quanto você se importa.

Encontre tempo: A vida é uma correria? Sim. Mas isso não impede que você tire um tempo, nem que seja uma vez a cada dois meses, para marcar um encontro com os amigos de infância. Essa pode ser uma oportunidade para todos saberem como os outros estão e não perderem o contato.

Pequenos detalhes: Ninguém cultiva uma boa amizade sem dedicação. Seu amigo vai fazer aniversário? Compre um presente, faça uma visita a ele. Ele foi promovido? Dê os parabéns. Ele está doente? Ligue para saber se ele melhorou ou faça uma visita.
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário