sábado, 16 de junho de 2012

Top 10 dinossauros que não são o que eram

Os dinossauros não são o que costumava ser. Eu não estou falando de aves, sendo os dinossauros e tudo mais, mas sobre esses gigantes extintos do Mesozóico que todos nós crescemos amando. Como novos estudos e descobertas são feitas, os dinossauros estão se tornando muito diferente da maneira que sempre imaginou-lhes que, hoje, muitos de nós têm mesmo dificuldades em reconhecer favoritos nossa infância. Dou-lhe dez dinossauros clássicos que mudaram radicalmente devido a novas descobertas paleontológicas. E eles ainda podem mudar muita coisa no futuro! Nota: cada entrada tem duas imagens - a primeira é a imagem anterior do dinossauro, eo segundo é o novo. Dinosaur antes e depois de tiros!


10
Stegosaurus


Stegosaurus é talvez o mais conhecido de todos os animais pré-históricos, é quase impossível confundi-la com outra criatura. Todos nós sabíamos que Stegosaurus como pesado, pequeno dinossauro de cabeça com uma costas arqueadas e uma cauda arrastando, ostentando quatro pontos que apontavam para cima. Livros populares sempre trouxe o fato de que Stegosaurus tinha um cérebro do tamanho de uma noz, e que provavelmente era um animal muito estúpido que foram extintos porque não poderia competir com o muito melhor armado (e um pouco mais espertos) anquilossauros.

No entanto, Stegosaurus, como muitos dinossauros, mudou muito desde então. Pegadas fósseis e estudos detalhados da sua anatomia provaram que Stegosaurus não arraste a sua cauda na lama, mas na verdade, orientado erecto, como um elefante, com a sua cauda mantida em posição horizontal, paralelo ao solo. Sua volta não foi tão arqueado como haviam nos fazer acreditar, e do pescoço não foi realizado horizontalmente, geralmente representado, mas na vertical, como um pássaro.

Além disso, a cauda pico cluster (conhecido entre os paleontólogos como "thagomizer") não fez realmente para cima do ponto, mas para os lados. Isso fez com que a cauda de uma arma muito mais mortal e mais eficiente; para apunhalar um predador atacar, Stegosaurus tinha apenas a balançar a cauda horizontal; furos correspondentes picos do Stegosaurus "cauda foram encontradas nos ossos de dinossauros predadores da mesma idade e local, provando uma vez por todas Stegosaurus que não era menos perigoso do que os anquilossauros que evoluiriam posteriormente.

Ah, e por falar nisso, cérebro Stegosaurus 'não foi realmente o tamanho de uma noz, mas cerca de duas vezes maior. Sim, isto pode não parecer para melhorar a situação do animal, muito, mas mesmo assim, as alegações de que o cérebro era pequeno demais para coordenar enorme corpo o Stegosaurus ", e que a criatura precisava de um segundo cérebro (localizada nos quadris) para fazer assim, são agora consideradas infundadas.


9
Diplodocus


Diplodocus (e sua Apatosaurus parente próximo, anteriormente conhecido como Brontossauro) estão entre os melhores saurópodes conhecidos, ou gigantes de pescoço longo dinossauros. Ou pelo menos, que costumava ser bem conhecida do público, hoje, têm um aspecto muito diferente do clássico "brontossauros" Nós sabíamos.

Saurópodes já foram pensados ​​para ser enormes, desajeitados habitantes dos pântanos, gastando a maior parte do tempo debaixo d'água de alimentação em plantas aquáticas; seu enorme peso (até 50 toneladas ou mais) foi dito ser demais para as criaturas a se mover adequadamente em terra .

Também foi dito que, quando atacados, os saurópodes se esconder na água; suas narinas estavam localizados no topo do crânio para que eles pudessem respirar enquanto submersa e escapar dos carnívoros temíveis do seu tempo (que se pensava não ser capaz de nadar) .

Hoje, no entanto, sabemos que saurópodes não viver em pântanos. Na verdade, parece que a maioria das espécies evitadas áreas pantanosas, e preferiu ambientes de terra firme. Eles tinham as pernas em forma de colunas, e alguns deles não têm dedos em tudo, suas pernas pareciam troncos ou como troncos de árvores, e foram adaptados exclusivamente para apoiar o seu peso enorme (nos últimos tempos, muito maiores do que os saurópodes Diplodocus ter sido encontrado, eles pesavam até 100 toneladas e pode apoiar o seu peso sobre a terra sem qualquer problema).

Além disso, eles não se limitaram a se alimentar de plantas aquáticas suaves, como se acreditava, agora sabemos que as diferentes espécies tinham nichos diferentes e dietas, com alguma alimentação em vegetação rasteira e outros sobre os frutos, galhos e folhas de árvores altas.

E não é apenas o comportamento, acaba por Diplodocus eo Apatosaurus mais parecia um estranho, criatura dragão-como do que os gigantes de pele lisa de terra antes de tempo ou Os Flinstones. Suas costas eram adornadas com lâminas afiadas de queratina, semelhantes aos de uma iguana moderno, e sua pele estava coberta de escamas irregulares e botões. Sua cauda não foi arrastado, mas na horizontal, paralelo ao chão, e não era apenas a cauda de um lagarto-like. A descoberta Diplodocus recente mostra que estes dinossauros não precisa se esconder de predadores, pois eles podem ferir gravemente eles, ou até mesmo matá-los, com a porção terminal da cauda, ​​que não só poderia ser colocado como um chicote monstruosamente rápido e poderoso, mas também foi equipado com espinhos ósseos que apoiaram lâminas queratínicas, de modo que quando a cauda acertar um inimigo, ele não só quebrar ossos, mas também cortar a carne.

Saurópodes são geralmente retratado como herbívoros pacíficos (Dr. Grant em Jurassic Park mesmo compara-os a "vaca um grande"), mas a evidência fóssil mostra que eles eram nada, mas inofensivo.


8
Velociraptor


Velociraptor era praticamente desconhecida do público antes de Jurassic Park, e vem causando confusão desde então. Quando a maioria das pessoas pensa em Velociraptor, que se lembram os grandes, como lagarto, vilões perversamente inteligentes de grande sucesso de Spielberg.

No entanto, essas criaturas não foram baseados no Velociraptor vida real, mas em maior em relação norte-americana chamado Deinonychus. O Velociraptor real era um animal pequeno, do tamanho de um cachorro grande. Ele também tinha um corpo mais esbelto e um longo focinho que Deinonychus.

Mas ambos Deinonychus e Velociraptor mudaram muito desde Jurassic Park, devido a descobertas surpreendentes de fósseis da Ásia, que provaram que muitos pequenos dinossauros predadores, incluindo Velociraptor, tinham penas. Hoje, quase todos os paleoartists desenhar Velociraptor, Deinonychus e muitos de seus parentes cobertos de penas, mais semelhantes a grandes frangos do que para os lagartos mato.

Embora algumas pessoas cringe com a idéia de substituir o clássico Jurassic Park raptor com um pássaro de penas coisa, pelo menos, o registro fóssil confirma que era um assassino mortal, um Velociraptor fossilizada foi encontrada preservada no ato de esfaquear a garganta de um Protoceratops com a sua garra matando, enquanto outro espécime foi encontrado com marcas de mordida Velociraptor sobre ele, sugerindo que estes dinossauros pouco desagradável lutaram, mataram e comeram uns aos outros, talvez, de vez em quando.


7
Spinosaurus

Spinosaurus tornou-se famoso em 2001, quando foi retratado em Jurassic Park III, onde lutou e matou um Tiranossauro Rex. Muitos fãs de dinossauros ficaram indignados com isso, a maioria deles acusou o cineasta de exagerar o tamanho do Spinosaurus ', e até mesmo alguns (os menos informados) pensaram que o Spinosaurus tinha sido criado especificamente para o filme, e que nunca tinha existido.

Na realidade, Spinosaurus é conhecida desde 1912, quando um paleontólogo alemão Ernst Stromer, encontrou seus restos enormes no Egito. Mesmo assim, Stromer estava convencido de que Spinosaurus tivesse sido tão grande, ou ainda maior, que o Tyrannosaurus Rex (conhecido desde 1905).

Infelizmente, Spinosaurus não se tornou bem conhecida, e durante a Segunda Guerra Mundial, os restos de seus fósseis, que foram mantidos em Munique, foram destruídos durante um bombardeio aliado. Parecia que tinha Spinosaurus foi extinto novamente.

Durante anos, Spinosaurus foi mencionado aqui e ali, em livros de dinossauros populares, muitas vezes descrito como um de focinho curto, curto animais vela-backed armado e diz-se que cerca de 12 metros de comprimento. Quase, mas não tão grande como um T-Rex.

No entanto, nos últimos anos, e após o lançamento de Jurassic Park III, os paleontólogos anunciou, com base em espécimes recém-encontrados, que, de fato, Spinosaurus é o maior dinossauro carnívoro conhecido, que poderia crescer até 18 metros de comprimento (o maior T-Rex são cerca de 13 metros de comprimento), e pesar até 10 toneladas. Tratava-se, facilmente, o maior animal terrestre predatória de todos os tempos, pelo menos, que nós sabemos. Isto significa que, a propósito, que o Spinosaurus em Jurassic Park III não foi exagerada, como alegou fanboys, mas na verdade, menor do que suas contrapartes da vida real! (Não é totalmente crescido?)

Spinosaurus também acabou por ser muito diferente das imagens nos livros, mas não tinha um focinho curto, mas longos, crocodilo-como mandíbulas armado com dentes cônicos. Além disso, seus braços não eram curtos, mas longa e forte, armado com enormes garras em forma de gancho.

Uma análise recente de seus dentes e esqueleto têm sugerido que Spinosaurus pode ter sido um animal semi-aquático, passando a maior parte de seu tempo, quer água ou nadar para pegar peixes grandes (tubarões incluído), bem como crocodilos e qualquer outra coisa que poderia capturar. Seus antebraços fortes ajudaria a natação e as garras fortes se uniria, matar e ajudar desmembrar grandes presas. Uma coisa, porém, permanece a mesma; até à data, ninguém sabe ao certo o que a vela estranho em suas costas foi utilizado.


6
Psittacosaurus


Psittacosaurus nunca foi um dinossauro extremamente famoso, mas era um dos clássicos encontrados em quase todos os livros populares sobre o assunto. Foi nomeado para o seu bico curvo que se assemelhava a de papagaios modernos (Psittacidae), mas diferente do que sempre foi retratado como um dinossauro bastante simples para o futuro.

Parece, no entanto, que Psittacosaurus foi um dos dinossauros mais bem sucedidos e abundantes de seu tempo; centenas de exemplares foram encontrados, e alguns deles, encontrado recentemente na China, foram tão bem preservado que não só incluíam ossos fossilizados, mas também o contorno do corpo, e até mesmo as impressões da pele das criaturas.

Devido a estes fósseis incríveis sabemos que Psittacosaurus não foi nada simples para o futuro. Seu bico pode ter parecido com o de um papagaio, mas sua cabeça estava mais uma reminiscência de um javali, com estranhas protuberâncias ósseas que lhe deram uma aparência intimidadora, uma espécie, Psittacosaurus sibiricus, ainda tinha chifres.

Mas talvez a característica mais incomum do Psittacosaurus eram os longos, pena-como filamentos em sua cauda. Estes podem ter sido algum tipo de proto-penas, talvez coloridas para atrair um companheiro ou intimidar um rival, ou talvez eles realmente eram semelhantes a espinhos de porco-espinho e foram usados ​​em auto-defesa. Alguns paleontólogos sugeriram mesmo que as penas podem ter sido venenosa. Seja qual for a verdade é que, parece óbvio que Psittacosaurus estava entre o mais bizarro de todos os dinossauros.


5
Compsognathus


A maioria dos livros de dinossauros alegou que Compsognathus era o menor dinossauro. Invariavelmente descrito como frango de tamanho, Compsognathus foi descrito como uma pequena criatura semelhante a lagarto com dois dedos em cada mão. Muito parecido com o homem comer "compys" da sequela primeiro Parque Jurássico.

Hoje, devido a novas descobertas e estudos, sabemos que Compsognathus realmente pode crescer mais do que uma galinha (embora não muito maior), e que não tem dois, mas três dedos com garras em cada mão.

Talvez o mais surpreendente é encontrar alguns parentes que foram Compsognathus de penas, também. Na China, os restos excepcionalmente bem preservados de Sinosauropteryx, um animal Compsognathus-like, foram encontradas, provando que a criatura tinha um casaco de peles, como proto-penas que cobrem quase todo o seu corpo.

Por mais espantoso que possa parecer, Sinosauropteryx também se tornou o primeiro dinossauro de que a coloração original é conhecido. Graças ao estudo das estruturas microscópicas de pigmentos nas penas do Sinosauropteryx, sabemos que a criatura tinha uma cor laranja-avermelhado, com listras laranja e branco na cauda longa, fazendo com que pareça muito semelhante a um coatimundi moderna.

Houve algum debate por algum tempo sobre se Compsognathus também tinha penas ou não, já que outro parente próximo, Juravenator, foram encontrados com impressões de pele que mostraram escalas, e não penas. No entanto, um estudo recente descobriu que uma pele que cobre a Juravenator também, o que significa que, de fato, Compsognathus é provável que tenha sido penas também.


4
Archaeopteryx


Muitas vezes chamado de "pássaro o primeiro", o Archaeopteryx é uma daquelas criaturas que você poderia encontrar em qualquer livro sobre dinossauros ou a evolução. Muitas vezes considerado como uma espécie de "elo perdido" entre répteis e aves, o Archaeopteryx tem sido usado como mascote por dois cientistas que tentam provar a evolução e os criacionistas que tentam contestá-lo (alegando que o Archaeopteryx é simplesmente um pássaro).

No entanto, a evidência fóssil mostra que tanto os cientistas e criacionistas estavam errados. Como os dinossauros mais e mais penas são encontrados na China, alguns deles ainda mais parecido com as aves que o Archaeopteryx, torna-se óbvio que esta criatura não era o elo que faltava, e não era um pássaro qualquer um, mas cem por cento dos dinossauros. A sua anatomia, na verdade, é muito semelhante à do início raptor dinossauros, da mesma linhagem que eventualmente conduzir a Deinonychus e Velociraptor. Ele ainda tem o mesmo retrátil, garra em forma de foice em cada pé!
Agora parece provável que raptor dinossauros eram realmente os descendentes de voar de penas, dinossauros voadores, como o Archaeopteryx.

Há também evidências que sugerem que o Archaeopteryx poderia crescer para tamanhos maiores do que normalmente exigidos, e que tinha penas, não só em suas patas dianteiras, mas também sobre suas patas traseiras (um recurso visto também em muitos dos dinossauros raptor semelhantes encontrados na China).


3
Parasaurolophus


O mais clássico de todos os dinossauros duck-billed, Parasaurolophus se acreditava ter sido uma criatura semi-aquático. Seu plano, projeto de lei de pato como, eo que parecia ser webbing entre seus dedos e dedos levou muitos paleontólogos a crer que alimentados com vegetação aquática macia e ele correu para a água quando foi atacado por seus inimigos.

Mesmo a longa crista de tubo, em sua cabeça foi pensado para ser um snorkel, ou talvez um reservatório de oxigênio. No entanto, estudos posteriores provaram tudo isso errado.

Não houve abertura na extremidade da crista do Parasaurolophus '; era inútil como um snorkel. E, embora houvesse passagens de ar no interior da crista, estes eram de forma estranha, e não realmente ideal para armazenar o ar.

Além disso, a membrana entre os dedos das mãos e pés acabou por ser almofadas carnudas que mantidos os dígitos juntos. Os dedos das mãos e pés estavam equipados com cascos, que provaram que Parasaurolophus e outras pato-faturado dinossauros foram adaptados para caminhar em terra seca, não nadar.

Se atacado por um predador, eles foram capazes de correr sobre duas pernas, e se encurralado eles poderiam bater seu atacante com o rabo pesado. Não havia necessidade de correr para a água. Então, o que era crista os Parasaurolophus 'para? A resposta foi mais surpreendente do que qualquer uma das teorias anteriores, despeja, Parasaurolophus usado a crista para produzir e amplificar as suas chamadas; regulando o ar que passou através das passagens de ar no interior da crista, a criatura pode modular as suas vocalizações, e provavelmente tinha uma "faixa de vocal" extensa, assim como algumas aves hoje.

Usando modelos de computador, os paleontólogos foram capazes de reproduzir os sons feitos Parasaurolophus provavelmente mais de 70 milhões de anos atrás. Para ouvir os sons, vá aqui (mas esteja ciente de que a imagem mostra uma representação desatualizada do Parasaurolophus, agora conhecido por ter tido uma costas arqueadas e uma cauda que foi realizado paralelo ao chão).


2
Tyrannosaurus rex


Chegamos agora a mais famosa de todos os dinossauros, o poderoso Tiranossauro rex. Até 13 metros de comprimento e pesando até 7 toneladas, este predador esmagador tem uma longa história de descrições imprecisas. Mostrado em filmes antigos e ilustrações de livros como um monstro lagarto-como com um quadrado, crânio liso para o futuro, uma cauda longa que está sendo arrastado no chão e uma postura tripé-like, T-Rex seria mais tarde encontrado para ser muito mais imponente.

Na vida real, Tyrannosaurus andou em uma posição horizontal, com a cauda realizada acima do solo. Embora isso signifique que era realmente menor do que o clássico, versão tripé-Rex, mas também significa que ele era um animal muito mais ágil, capaz de correr em alta velocidade e rapidamente capturar presas com suas mandíbulas enormes.

Sua cabeça não era quadrado, e não era como lagarto-gosto como filmes antigos nos fez acreditar. Ele realmente tinha uma forma única, diferente de qualquer outro dinossauro, com um focinho estreito, olhos que pareciam frente (dando-lhe a percepção de profundidade de alta precisão), e uma série de botões ao longo do focinho, que provavelmente foram cobertos de queratina, quando o animal estava vivo . Isso tudo deu T-Rex uma aparência muito mais assustador do que os lagartos gigantes em, digamos, King Kong.


Falando de que, apesar de King Kong e muitos outros filmes descritos T-Rex com três mãos dedos, na vida real T-Rex tinha apenas dois dedos, com Meathook-garras. Embora as pessoas muitas vezes perguntam por armas de T-Rex eram tão pequenos e fracos, eles eram realmente muito robusto e tinha músculos muito fortes; acredita-se que T-Rex poderia levantar mais de 100 kgs, embora eles não foram, obviamente, utilizado para levantar coisas, e eram provavelmente usados ​​para agarrar a presa ao entregar uma mordida fatal no pescoço ou coluna vertebral.

Mais uma vez, as novas descobertas da China confirmaram que os primeiros T-Rex parentes tinham penas. Alguns paleontólogos acreditam que isto significou T-Rex teria penas, também, pelo menos durante uma parte da sua vida. Embora a evidência real de penas de T-Rex ainda não foi encontrado, é possível que Tyrannosaurus muito jovem tinha um casaco felpudo, e que à medida que cresciam, eles perderam, parcial ou totalmente, desde animais muito grandes não precisam isolamento, tanto quanto os pequenos.

Finalmente, houve também mudanças relativas a longevidade sugerido T-Rex. Houve uma época em que grandes dinossauros eram considerados animais de vida longa, assim como hoje muitos répteis. No entanto, estudos sobre o crescimento de anel em seus ossos (sim, assim como em árvores) provou que T-Rex atingiu a maturidade sexual, e seu tamanho adulto, com a idade de 16-18. Seria, então, parar de crescer, ao contrário dos répteis modernos que crescem durante toda a sua vida, e pode viver até 30 anos, muito curta para um animal tão grande.

O que não deveria ser surpreendente se considerarmos que há uma abundância de evidências fósseis sugerindo que T-Rex mataram e comeram uns aos outros, pelo menos de vez em quando.


1
Triceratops



E, finalmente, chegar ao número um, Triceratops, estereotipada do T-Rex do arqui-inimigo, e um dos maiores membros da Ceratopsidae, ou família de dinossauros com chifres. Assim como o Stegosaurus, Triceratops é difícil de confundir com qualquer outro animal. Ele se fixou em nossa mente como este gigante rinoceronte-like, papagaio de bico três réptil com chifres, com a pele como um elefante ou um rinoceronte e patas dianteiras esparramada.
Estamos também a certeza de que Triceratops era um herbívoro.

Sendo um dos dinossauros mais abundantes e bem-sucedido de seu tempo, no entanto, era apenas uma questão de tempo antes que o material novo Triceratops revelou seus segredos incríveis. Acontece que, Triceratops era maior do que pensávamos, e não ter a pele como um elefante ou um rinoceronte. Em vez disso, ele teve uma série de jacaré-como, escamas planas, chamado scutes, por sua barriga, eo resto de seu corpo estava coberto de escamas grandes e botões. Sua parte traseira e cauda também teve uma série de estranhos, punho de tamanho solavancos, cada um segurando uma estrutura mamilo-like que ainda tem de ser explicado pelos cientistas.

Estas estruturas podem muito bem ser pontos de ancoragem para porco-espinho, como espinhos, como aqueles encontrados no primo mais velho Triceratops ", Psittacosaurus. Ou, talvez, alguns cientistas sugerem, eram glândulas de veneno, escorrendo toxinas para proteger os membros posteriores Triceratops 'de T-Rex ataques. Também pode ter sido tanto, ou-nada, ainda temos nenhuma maneira de saber ao certo.

Isso não é tudo. Triceratops dos membros anteriores não foram esparramado, um estudo de seus membros provou que realmente andou ereto, como um elefante, e usou apenas os três dedos internos de suas patas dianteiras para segurar o peso, enquanto os outros dois dedos eram vestigial e não toque na chão. Isso também sugere Triceratops era muito mais rápido e mais ágil do que costuma pensar.

E, finalmente, a parte mais estranha. Depois de examinar o bico e as mandíbulas, os paleontólogos chegaram à conclusão de que Triceratops pode ter sido parcialmente carnívoros, provavelmente após a limpeza de T-Rex, ou até mesmo assustar predadores menores afastados de suas mortes. Suas mandíbulas fortes foram capazes de esmagar ossos e carne tão facilmente como se poderia moer material vegetal. O resultado seria uma incrivelmente bizarra aparência besta, intimidante que se comportou mais como um javali gigante selvagem ou um entelodont (uma criatura como porco carnívoro) do que o vegetariano plácido do imaginário clássico. Nós simplesmente nunca vai olhar para Triceratops do mesmo jeito agora.


+
Quetzalcoatlus


Quetzalcoatlus é um pterossauro pterodactilóide; que significa que é relacionado com os dinossauros, mas não é um dinossauro em si, daí o seu lugar como um bônus simples. Este é um dos animais mais incríveis pré-históricos, quando os seus ossos foram encontrados em Big Bend, no Texas, em 1971, era óbvio para os paleontólogos que tinham encontrado a maior criatura voadora conhecida para a ciência. No início, eles estimaram uma envergadura de 12, 15 ou mesmo 21 metros! Isto é, o tamanho de um pequeno avião.

Foi encontrado mais tarde, no entanto, que as proporções de Quetzalcoatlus eram diferentes dos outros pterossauros (como o Pteranodon melhor conhecido) e, por conseguinte, a estimativa do tamanho foi reduzido para 10-11 metros. Hoje, Quetzalcoatlus não é mais considerada como a maior criatura voadora, para uma maior relação da Roménia, Hatzegopteryx, parece ter sido um pouco maior.

No entanto, a grande mudança em relação Quetzalcoatlus não era seu tamanho, mas a sua forma do corpo. Anteriormente descrita como uma escala-up versão, Crestless de Pteranodon, Quetzalcoatlus agora é conhecido por ter sido um animal muito diferente. Tinha uma cabeça enorme até três metros de comprimento, uma muito longa pescoço, duro, e um corpo diminuto, bem como membros muito longos e as asas relativamente curtos.

Parece agora que Quetzalcoatlus não soar como um abutre à procura de carcaças de dinossauros para se alimentar, como se acreditava, mas sim perseguido no chão como uma cegonha, ou um hornbill chão, usando seu enorme bico para capturar qualquer animal que atravessava seu caminho. Com base no tamanho das maxilas Quetzalcoatlus 'e pescoço, é possível que, se fossem vivo hoje, eles seriam capazes de engolir um todo homem sem dificuldade.

Também incomum é o fato de que Quetzalcoatlus e seus parentes mais próximos eram bastante ágil no chão, enquanto a maioria dos pterossauros eram bastante desajeitado e lento no chão, Quetzalcoatlus parece adaptado a andar, e até mesmo para executar de forma muito eficiente, que iria manter as asas dobradas, enquanto fazê-lo e provavelmente tirar somente se abordado por um dinossauro carnívoro. Embora, considerando que um Quetzalcoatlus adultos em pé sobre as quatro patas era tão alto quanto um Tiranossauro Rex, é possível que eles foram deixados sozinhos pela maioria dos predadores.
listverse

Nenhum comentário:

Postar um comentário