sábado, 2 de junho de 2012

Lesão no fígado. Cirrose está entre as dez principais causas de morte


Cirrose está entre as dez principais causas de morte
As doenças hepáticas alcoólicas acometem duas vezes mais homens que mulheres

As doenças hepáticas alcoólicas, sobretudo a cirrose, acometem duas vezes mais homens do que mulheres. Além disso, ela está entre as dez principais causas de morte nos países ocidentais.

A enfermidade, definida como uma lesão no fígado, é causada pela ingestão abusiva de substâncias etílicas, atingindo de 10 a 15% dos alcoólatras. Uma avaliação cuidadosa é fundamental para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de possibilitar o controle e prevenção de outras complicações.

O consumo abusivo cada vez mais precoce por parte dos jovens pode resultar em sérios prejuízos para a saúde no futuro. Segundo endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu, em entrevista ao site Saúde em Pauta Online, as substâncias etílicas podem provocar, com o tempo, acúmulo de gordura no fígado, inflamação, e aparecimento de cicatrizes.

Ainda de acordo com a especialista, grande parte dos pacientes diagnosticados com cirrose está entre 40 e 60 anos de idade. E complementa: "Em São Paulo, as doenças do fígado são a segunda causa de morte entre homens de 35 a 59 anos, sendo que, 10% dos casos de óbito são devido à cirrose hepática alcoólica".

Embora a incidência em homens seja maior, as mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento de cirrose hepática alcoólica por apresentarem níveis sanguíneos de etanol mais elevados após uma dose padrão, devido a um aparente volume médio de distribuição de álcool menor.

De acordo com a endocrinologista, os sintomas variam segundo a gravidade da doença. Cerca de 40% dos pacientes com cirrose são assintomáticos. Os sinais mais comuns são dor e sensibilidade abdominal, boca seca e aumento da sede, fadiga, perda de apetite, náusea e inchaço ou acúmulo de líquido nas pernas (edema) e no abdome (ascite)".

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário