sexta-feira, 15 de junho de 2012

Após suspeitas em 2009 de ser hermafrodita, Semenya é pré-inscrita nos Jogos de Londres

Após polêmicas em 2009, Semenya é pré-inscrita nos Jogos de Londres
Esta será a 1ª participação olímpica da campeã mundial dos 800m em Berlim

Campeã mundial dos 800m em Berlim-2009, Caster Semenya foi citada na lista de pré-inscritos da África do Sul para os Jogos de Londres. Medalha de prata em Daegu na mesma distância, a meio-fundista de 21 anos pretende disputar também os 1.500m em sua primeira participação olímpica.

- Penso em correr os 800 e os 1.500m nas Olimpíadas. Me sinto cada dia melhor e minhas marcas estão melhorando – disse a atleta.

Em 2009, quando levou a medalha ouro no Mundial de Berlim, Semenya teve sua sexualidade contestada e sua conquista ameaçada. Na época, a Federação Internacional de Atletismo (IAFF) decidiu nomear uma comissão especial para estudar o gênero sexual da atleta, que teve que se submeter a exames de DNA para provar que era mulher.(G1)



Caster Semenya, a atleta sul-Africana, cujo olhar masculino e níveis de testosterona causaram reboliços em 2009, quando ganhou um campeonato mundial dos 800 metros, ficou mais feminina durante os últimos anos, devido a recentes mudanças nas regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo, as mulheres que querem competir devem ter certos níveis de testosterona, que não excedam ao limite do sexo masculino, relata a repórter do The Toronto Star's, Stephanie Findlay. "Se isso acontecer, ela deve ter cirurgia ou receber a terapia hormonal prescrito por um especialista junta médica da IAAF e se submeter a um acompanhamento regular", explica Findlay. E, por Danie Cornelius, gerente de pista e campo, Semenya é uma daquelas atletas em tratamento. "Eu sei que ela recebe tratamento. O que o tratamento implica, não posso dar os detalhes", disse Findlay. Como a foto acima mostra, com Semenya em 2009 e à esquerda e ela ganha o direito de atleta feminina, seja qual for o tratamento, teve um efeito notável sobre a aparência de Semenya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário