domingo, 20 de maio de 2012

Respire fundo: ansiedade é o mal do século


Respire fundo: ansiedade é o mal do século
Uma em cada quatro pessoas no mundo já sentiu aquele friozinho na barriga

Você já sentiu aquele friozinho na barriga quando algo importante estava prestes a acontecer? Ou então sentiu o coração bater mais forte quando se aproximou de alguém especial? Esses são sintomas da ansiedade, um dos transtornos emocionais   mais comuns atualmente. Ela pode ser apenas momentânea, mas, dependendo do grau, pode prejudicar as relações pessoais e até causar doenças.
Uma em cada quatro pessoas no mundo já sofreu de ansiedade pelo menos alguma vez na vida, segundo dados da Associação Mundial de Psiquiatria. O doutor em psicologia Adriano Jardim considera o problema um dos males do século. “Com menos tempo para fazer suas atividades, as pessoas desenvolvem sintomas da ansiedade, como dificuldade para dormir, sono agitado, problemas alimentares (ou comem demais ou compulsivamente) e distúrbios de humor”, explica o psicólogo.

Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, um estudo realizado pelo World Health Mental Survey, órgão relacionado à Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que 20% das pessoas que vivem em São Paulo têm ou já tiveram algum transtorno de ansiedade no último ano. O índice foi o mais alto entre 24 cidades de diversos países.

O estudante e músico, Igor D’Almeida sabe muito bem o que é a ansiedade. Ele conta que, quando sabe que vai tocar em um show importante, fica tão ansioso, que às vezes até passa mal.

“Já tive muita dor de cabeça por ansiedade e minhas mãos já descascaram em véspera de show. Para você ter uma ideia, vou tocar no dia 6 de junho e já estou ansioso”, conta.

Causas

Os motivos que provocam o início de um transtorno ansioso podem ser muitos. O contato com alguma situação ameaçadora, um trauma, o excesso de atividades para cumprir, a insegurança e até motivos fictícios podem ser um gatilho para o problema.

Passar por momentos de ansiedade é normal, afinal essa é uma forma de o corpo reagir a situações que ele considera ameaçadoras. O problema é quando essa preocupação torna-se crônica, gera preocupação excessiva e prejudica as relações sociais, afetivas e profissionais. Ela pode, por exemplo, se desenvolver e tornar-se um transtorno de pânico, ou uma ansiedade generalizada.

Pesquisas mostram que manter-se sob controle é fundamental para diminuir os riscos do desenvolvimento de outras doenças. Um estudo recente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, comprovou que, em animais, a angústia colaborou para o aparecimento de tumores. A justificativa é a de que ela costuma vir acompanhada do estresse, que prejudica o sistema imunológico do corpo.

Tratamentos 

Para livrar-se da ansiedade, o primeiro tratamento é tentar, sozinho, mantê-la sob controle. Atitudes simples, como respirar fundo diante de uma situação ameaçadora, ou tentar ter mais autoconfiança podem ajudar.

A estudante Luciana Moraes, 24 anos, encontrou nos livros de autoajuda e no reiki a solução para a sua ansiedade.

Foi o que fez a estudante Luciana Moraes, 24 anos. Ela conta que, desde a infância, passava por momentos de ansiedade. “Quando eu era criança e tinha uma excursão da escola, por exemplo, às vezes eu perdia o sono. Também ficava ansiosa com as coisas importantes que estavam para acontecer, como uma prova ou algum evento”, diz.

Ela conta que um conjunto de fatores ajudou-a a superar a ansiedade. “Com o tempo, eu  amadureci, mudei meu pensamento e ganhei mais confiança em mim. Eu também fiz sessões de reiki e procurei algumas leituras de autoajuda, para eu me centrar mais e melhorar”, conta.

Se a ansiedade não for leve, como a de Luciana, talvez seja preciso recorrer a tratamentos mais específicos. O mais comum é a psicoterapia, que tem resultados a longo prazo.

“A psicoterapia vai direto nas causas da ansiedade e procura fazer um tratamento lento e gradual, para revisar a vida do indivíduo até o trabalho se refletir em uma reconfiguração cerebral”, explica o psicólogo.

Mas também existem tratamentos mais imediatos, que procuram induzir a pessoa a um relaxamento e incentivar a estimulação de circuitos cerebrais de prazer. A realidade virtual é um exemplo de tratamento. Ela expõe o indivíduo a uma situação virtual, que o ajude a se livrar dos pensamentos que causam a ansiedade. Essa melhora é refletida nas situações do dia a dia.

Outra ferramenta importante de combate à ansiedade é o neurofeedback. Nesse tratamento, o cérebro do paciente é treinado para adotar um novo padrão de funcionamento. Assim, a pessoa passa a não reagir de forma ansiosa às situações em que normalmente lhe causariam uma crise.




Faça o teste e descubra se você é ansioso(a)

Um dia, você acorda e se dá conta de que esqueceu de fazer um trabalho muito importante que você tem que entregar a dois dias. O que
você faz?

(a) Fica desnorteado, com o coração acelerado, e não sabe nem como começar
(b) Entra em desespero e vai correndo para o trabalho adiantar a tarefa
(c) Pensa que vai dar tempo e, antes de começar, ainda dá uma olhada nas redes sociais

O que você sente em momentos de tensão?

(a)Taquicardia, falta de ar, boca seca, irritabilidade, mãos suadas e insônia
(b)Frio na barriga e coração acelerado
(c) No máximo um frio na barriga

Você marcou um encontro com uma pessoa com quem você gostaria muito de sair. Como se prepara?

(a) Adianto todas as tarefas do dia para não me atrasar, checo o horário o tempo todo e me irrito se algo dá errado
(b) Tenho um dia normal, mas só tomo cuidado para não atrasar
(c) Faço minhas tarefas normalmente. Se me atrasar, paciência

Entre amigos, você é conhecido por:

(a) Ser sistemático(a), certinho(a) ou estressado(a)
(b) Ser responsável e tentar cumprir sempre suas tarefas com rigor
(c) Ser tranquilo e achar que tudo sempre vai dar certo no final

O que você faz quando está longe do computador?

(a) Estou sempre com o meu smartphone na mão, para checar as atualizações nas redes sociais. Confiro o tempo todo, para não perder nada
(b)Tenho um smartphone para entrar na internet em caso de emergência
(c) Não me preocupo. Se alguém precisar falar comigo, tem que usar o telefone

Você percebe alguma alteração no apetite quando está em um dia estressante?

(a) Sim. Como compulsivamente
(b) Sim. Sinto vontade de comer, mas tento me controlar
(c) Não

O que você faz na véspera de uma prova importante?

(a) Estudo até muito tarde e, quando vou me deitar, não consigo dormir
(b) Estudo, mas tento relaxar no fim do dia
(c) Faço algo relaxante, para me desligar do estresse


RESULTADO

Maioria (a)
Sem dúvidas você é uma pessoa ansiosa. É normal preocupar-se com os problemas, mas você não precisa ficar tão desesperado(a). Tente respirar fundo e relaxar quando parecer que tudo vai dar errado. Você vai ver como vai ficar mais tranquilo.

Maioria (b)
Você se preocupa com as tarefas que tem para cumprir e, algumas vezes, fica nervoso quando algo dá errado. Cuidado para a preocupação não te transformar em uma pessoa muito ansiosa

Maioria (c)
Você é tranquilo. O mundo pode cair, que você não fica aflito. Se por um lado é bom não ser muito ansioso, por outro é importante não deixar as coisas acontecerem sem controle, achando que tudo sempre vai dar certo no final


Lorena Fafá (A Gazeta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário