domingo, 27 de maio de 2012

Há uma cura para o HPV? Quais os tratamentos?

Há uma cura para o HPV?

A infecção por HPV (papilomavírus humano) é muito comum. Cerca de 20 milhões de pessoas nos  EUA são afetados. No Brasil, uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus. O Ministério da Saúde registra a cada ano 137 mil novos casos no país. Os especialistas chamam a atenção para o desenvolvimento da doença, responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero. Estima-se que mais de 50% da população masculina esteja infectada com algum tipo de HPV. Cerca de 30 dos 100 tipos de HPV são transmitidos sexualmente. Esta transmissão do HPV podem causar verrugas genitais ou alterações celulares anormais no colo do útero e outras áreas genitais que podem levar ao câncer .

Embora não haja cura para o HPV, a boa notícia é que a infecção geralmente desaparece sozinha. Se isso não acontecer, é necessário tratamento, existem muitas opções de tratamentos contra o HPV. Além disso, quanto mais pessoas são vacinadas com as novas vacinas contra o HPV, as taxas de infecção podem ser fortemente reduzidos.

Por agora, o tratamento de HPV centra-se nos sintomas da infecção. Os sintomas incluem verrugas genitais, associados aos tipos de HPV de baixo risco (que não conduzem geralmente a câncer) e as mudanças pré-cancerosas, por vezes associados com os tipos de alto risco de HPV.


HPV positivo, sem sintomas

Basta testar positivo para o HPV não significa que você vai precisar de tratamento, pelo menos não imediatamente. Após um teste de HPV positivo, seu médico pode sugerir um acompanhamento atento.

Para as mulheres, os médicos podem pincelar as células do colo do útero, assim como eles são coletados por um exame de Papanicolau, e tê-los analisado em um laboratório. Esta análise olha para o material genético, ou DNA, de HPV no interior das células do corpo. É possível detectar os tipos de HPV de alto risco. Nenhum teste específico para as estirpes de HPV que causam câncer está disponível neste momento para os homens.

Se uma mulher estiver infectada com um tipo de HPV que podem levar ao câncer, o médico pode sugerir exames de Papanicolau freqüentes para ver se há sinais de alterações nas células anormais na área genital. Alterações nas células anormais no colo do útero são um sinal de alerta de possível câncer cervical . O médico também pode fazer um exame chamado colposcopia, na qual um dispositivo de aumento especial é usado para olhar de perto o colo do útero, vagina e vulva.

O vírus HPV por si só não pode ser tratado, mas muitas vezes o corpo irá limpar a infecção por HPV por si próprio. Na maioria das mulheres, infecção pelo HPV desaparece sozinha dentro de dois anos de detecção.

Nota: As mulheres grávidas ou mulheres tentando engravidar, devem consultar-se estritamente com o seu médico antes de iniciar o tratamento. Tratamentos de HPV podem afetar a gravidez, os médicos podem querer atrasar o tratamento até depois do parto.

Tratamentos contra o HPV para as alterações teciduais

Se a infecção pelo HPV tem provocado mudanças de células anormais que podem levar ao câncer cervical, existem quatro principais opções de tratamento:

Observar e esperar. Às vezes, as alterações celulares - chamados de displasia cervical, alterações celulares pré-cancerosas, ou neoplasia intra-epitelial cervical - vão curar-se sozinhas.
Crioterapia. Isto envolve o congelamento das células anormais com azoto líquido.
Conização. Este procedimento, também conhecido como uma biópsia cone, remove as áreas anormais.
Loop Electrosurgical Excisão Processo (CAF). As células anormais são removidos com uma corrente elétrica.
O objetivo é o de remover todas as células anormais e, assim, remover a maior parte ou a totalidade das células com HPV.


Tratamentos contra o HPV para verrugas genitais

As verrugas genitais associadas com a infecção por HPV podem ser pequenas ou grandes. As cores variam, incluindo rosa ou cor de carne. As verrugas genitais podem aparecer no colo do útero, escroto, virilha, coxa, ânus ou pênis.

Tratar as verrugas agressivamente imediatamente depois que elas aparecem é desencorajado. Elas ainda podem estar surgindo. Repetir o tratamento seria necessário mais tarde.

Tipos de HPV 6 e 11, os associados com verrugas genitais, tendem a crescer por cerca de seis meses, então se estabilizar. Às vezes, verrugas genitais visíveis desaparecem sem tratamento.

Quando o tratamento é indicado, os pacientes podem obter um creme com prescrição de seu médico para aplicar em casa. Há duas opções:

Podofilox, ou Condylox
Imiquimode, ou Aldara

Um médico pode lhe mostrar como aplicar estes tratamentos. Podofilox é usado por cerca de quatro semanas. Ele funciona através da destruição do tecido das verrugas. A pesquisa mostra que cerca de 45% a 90% das verrugas são limpas, mas em 30% a 60% dos casos, as verrugas podem voltar.

Imiquimode estimula o sistema imunológico para que ele combate o vírus. As taxas de depuração pode variar de 70% a 85%, mas em 5% a 20% dos casos, as verrugas voltam.

Além disso, um médico pode fornecer outros tipos de tratamentos de remoção de verruga. Entre as opções:

A crioterapia ou retirada de verrugas por congelamento: No procedimento de crioterapia é aplicado nitrogênio líquido a uma temperatura de -196° C. Será formada na região uma bolha ao redor da verruga matando o tecido da verruga e o vírus causador que cairão após uma semana. A crioterapia não deixa cicatriz e impede que o vírus se espalhe. É um tratamento bastante eficaz e seguro na remoção de verrugas.


Ácido tricloroacético, um produto químico aplicado à superfície da verruga
A remoção cirúrgica, cortando as células com um bisturi
Eletrocautério, queima as verrugas usando uma corrente elétrica
Vaporização a laser ou excisão das verrugas
A remoção cirúrgica pode curar o problema em uma única visita. As taxas de sucesso para as outras técnicas variar de cerca de 80% a 90%.

Geralmente, as verrugas menores respondem melhor ao tratamento que as maiores. Verrugas em superfícies úmidas respondem mais favoravelmente aos tratamentos tópicos que as verrugas em superfícies secas. Se um tratamento específico não funciona depois de três tratamentos por um médico, ou se as verrugas não desaparecerem após seis tratamentos médicos, o problema deve ser reavaliado, segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário