domingo, 6 de maio de 2012

Consumismo exacerbado, uma praga da atual sociedade sem valores

Vídeo: Consumo, logo existo.


Vale tudo para satisfazer prazer imediato

Jovens adolescentes vivem sob a pressão do consumo e, para muitos deles, o sentido da vida parece em declínio. São capazes de fazer qualquer coisa por um prazer imediato. Consumir, é mais importante.

Quem faz essa leitura da realidade que envolve essa parcela da população é o psicopedagogo e professor-pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Hiran Pinel.

Ele identifica uma ruptura no desenvolvimento da aprendizagem ético-moral dos jovens, que se alia ao narcisismo, à arrogância de quem faz parte dessa faixa etária.
"Normalmente, o jovem se vê como poderoso, se acha o máximo, e imagina que nada pode afetá-lo. O pavio curto e a baixa resistência à frustração são outras características", diz Hiran Pinel.

Para ele, à medida em que cometem crimes, jovens dão mostras de que não estão em processo de socialização. "Muitos, na classe média, vivem um entre-lugar onde o mesmo pai que lhes dá bens materiais reclama das dificuldades financeiras. Nossa sociedade hipervaloriza o consumismo, para ela, o importante é ter", diz o psicopedagogo.


Pinel lembra também que muitos pais de jovens e adolescentes são de uma geração que sofreu os efeitos da repressão e, por isso, aplicaram, com os filhos, um processo inverso. "Muitos tapam o sol com a peneira, não sabem impor limites. Os pais, de certa forma, parecem perder o controle, não saber como lidar. A correção tem que vir cedo, ao primeiro sinal. Família saudável encara seus problemas e busca junta a solução".

Nenhum comentário:

Postar um comentário