terça-feira, 8 de maio de 2012

Companheiro de padre durante 28 anos consegue pensão de viúvo, na Colômbia

Foi amor às escondidas. Por quase 30 anos o relacionamento foi mantido em segredo. Mas após a morte de um, o outro decidiu ir contar tudo e reivindicar seus direitos. O casal gay chamado um padre do Estado colombiano a pagar-lhe uma pensão. O Tribunal Constitucional do país decidiu a seu favor.
O homem, cuja identidade permanece em segredo por ordem da Justiça, foi parceiro do sacerdote há 28 anos. Em 2009, o padre morreu e "Peter", como chamavam os meios de comunicação colombianos, tomou medidas para obter a sua pensão como qualquer viúvo. Mas o Instituto da Seguridade Social se recusou a pagar alegando que o religioso não poderia ter um parceiro, porque eu tinha que manter o voto de castidade. No entanto, o Tribunal rejeitou esse argumento e ordenou o pagamento da pensão.

"Aqui, a justiça está ensinando os casais da Igreja Cristã Católica do Vaticano também têm direitos e que o pedido porque estamos em um país onde a democracia é importante e a questão religiosa é separada, não importa, porque
Colômbia é um país secular ", disse o advogado Germain Corner, defensor da família do padre.

"O fato de que existe uma relação entre um padre e um civil não significa que você tem direitos", disse Rincon.

"Este conceito amplo de família deve ser coerente com a proibição constitucional de discriminação em razão da orientação sexual ou preferência", disse o advogado.

Para o tribunal superior, não é possível, numa democrática, relegar os homossexuais ao nível de cidadãos de segunda classe.

Embora desde 2007, a Justiça colombiana reconheça os benefícios dos direitos de saúde e pensão para casais do mesmo sexo, independentemente do status social, ou religioso, é a primeira vez que a concessão de uma pensão de um casal gay constituído por um padre. (Fonte: clarin.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário