quinta-feira, 31 de maio de 2012

Chance de morrer em acidentes de motos é 20 vezes maior do que de automóveis


Chance de morrer em acidentes de motos é 20 vezes maior do que de automóveis

A chance de morrer em acidentes de motos é 20 vezes maior do que de automóveis. É o que diz a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Presidente da associação no Espírito Santo, o médico Sandro Rotunno aponta que esse risco maior vem do fato de a própria motocicleta ser um veículo mais frágil.

"Na moto, o próprio motociclista é o para-choque, já que não há a mesma proteção que nos outros veículos, onde há toda uma estrutura guardando o condutor", afirmou.

Segundo ele, esse risco está cada vez maior com o crescimento da frota de motocicletas em todo o país, somado ao fato de esses veículos transitarem entre as faixas, o que aumenta o risco de acidentes.

Rotunno também chama a atenção para outro problema: as altas velocidades tornam a proteção fornecida pelos dispositivos de segurança – como o capacete – menor.

Ele explica que até mesmo em baixa velocidade, os impactos podem ser perigosos. "Isso varia com a forma com que acontece o acidente e com a altura da queda, por exemplo."


O médico também classificou o crescente número de acidentes como epidemia. "Temos uma epidemia no trânsito brasileiro, já que temos um aumento exponencial de motocicletas e, em consequência, de acidentes", ressaltou.

Seguro

Casos envolvendo motos também são os campeões do recebimento do seguro de Danos Pessoais a Vítimas de Acidentes de Trânsito, o DPVAT, segundo o coordenador do atendimento a esse tipo de demanda no Sindicato dos Corretores de Seguros do Espírito Santo (Sincor), Ivo Tadeu Basílio.

Ele explicou que 80% dos atendimentos para receber o DPVAT estão relacionados a acidentes com moto. "A maioria dos casos é de morte, mas também há uma grande quantidade de pessoas com invalidez", afirmou.

Corredor exclusivo aumenta segurança

Como forma de tentar diminuir os acidentes envolvendo motos, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) defende a ideia da criação de corredores exclusivos para elas.

O presidente regional da Abramet afirmou que há um projeto piloto em São Paulo que tem mostrado bons resultados. "Acreditamos que, com medidas como essa, haverá uma redução", disse o médico Sandro Rotunno.

Segundo ele, a criação desses corredores seria uma maneira de fornecer mais segurança a quem conduz esse tipo de veículo sem tirar a fluidez que lhe é característica. Segundo Rotunno, o condutor de um automóvel não tem o mesmo respeito pelo motociclista que tem por um outro carro.

"O corredor retiraria a moto do meio dos outros veículos, evitando a prática de passar entre as faixas. É uma forma de tentar fazer com que a moto tenha a mesma fluidez sem expor o motociclista a esse perigo", defendeu.


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foto: Nestor Muller

Em Vitória, na Avenida Beira-Mar, o motociclista José Carlos ficou ferido

Sindicato cobra melhor formação
O presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Espírito Santo (Sindimotos-ES), Alexandro Martins Costa, defende que os motociclistas sejam mais bem preparados antes de ganhar as ruas. "Além das provas atuais, deveria haver uma na rua, para aproximar o futuro condutor da realidade. No pátio não há pista com areia, nem carros e pedestres passando", alerta.

Ele afirma que a grande quantidade de acidentes de motos está diretamente ligada à formação do motociclista. 
Alexandro também cobrou mais fiscalização nas empresas para coibir práticas como o pagamento dos motoboys por produtividade e a contratação de profissionais sem habilitação. "O pagamento por entrega faz o motociclista correr mais para poder fazer mais entregas e até mesmo para honrar com os prazos", afirmou. Ele defende que os profissionais de moto passem por cursos de direção defensiva, além de apresentarem atestado de bons antecedentes.

Batida entre moto e caminhão deixa um morto e um ferido
Um motociclista morreu, e uma pessoa ficou ferida em uma colisão com um caminhão na noite de terça-feira, no quilômetro 97 da BR ES 261, que liga Santa Teresa a Fundão, na Região Serrana do Estado. O acidente aconteceu por volta das 21h30, quando o caminhão, carregado com bananas, bateu contra uma moto que vinha na contramão.

O caminhoneiro foi submetido ao teste do bafômetro, que comprovou que ele não ingeriu bebida alcoólica. Ele foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da Serra, onde prestou depoimento e foi liberado.



O condutor do caminhão contou à polícia que passava por uma curva fechada quando a motocicleta invadiu a contramão e atingiu a roda dianteira esquerda do veículo. O piloto morreu na hora. Já o carona foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Dório Silva, na Serra.

Capital
Na manhã de ontem, em Vitória, um acidente envolvendo um Volkswagen Fox e uma motocicleta deixou ferido o entregador de jornais José Carlos do Nascimento Silva, que pilotava a moto. A colisão aconteceu na Avenida Beira-Mar. 

A Gazeta

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