sexta-feira, 20 de abril de 2012

Internet. Rede social é a mais nova face do ciúme.

Rede social é a mais nova face do ciúme. 
Vigiar o perfil do parceiro é um sinal de desconfiança

Confiantes no relacionamento, Usalio
e Juliana dividem até a senha no Facebook
 
As redes sociais aproximam velhos conhecidos e ajudam a ampliar o círculo de amizades. As vantagens são muitas, mas, como andam os relacionamentos na era virtual? E o ciúme, será que aumentou?

Na internet é possível invadir a vida do outro sem pedir licença e a rede social é um terreno fértil para que o ciúme apareça. Thaís Lopes, 24, que o diga. Para ela é complicado lidar com esse sentimento no mundo virtual. "Visito a página do meu namorado no Facebook todos os dias e quando não reconheço alguém que deixou um recado ligo para ele na mesma hora para saber quem é. Mas hoje tenho uma reação mais calma quando sinto ciúme", conta Thaís.

A tentação de vigiar os passos virtuais do parceiro em páginas de relacionamento e em e-mails é grande, mas isso pode trazer sérios danos ao relacionamento. A questão é que fotos e comentários postados são normalmente lidos fora de contexto e, claro, dão margem a interpretações erradas.

"Os comentários na rede social podem dar a impressão de uma intimidade que não é real e isso gera ciúmes e mal-entendidos. Algumas pessoas transformam a internet em uma vitrine, com excesso de exposição e isso também pode provocar conflitos. Se isso passa a ser comum, a pessoa precisa refletir e se perguntar o porquê de tanto ciúme. O parceiro pode dar motivos, mas também pode ser insegurança e problemas de autoestima da própria pessoa", explica a psicóloga Keila Carvajau.
"As pessoas perderam a noção do que expor na internet e isso não é bom para as relações"
Keila Carvajau, psicóloga
E se o casal compartilhar as senhas, será que dá certo? O estudante Usalio Piveta, 22, e a namorada Juliana Borges Paiva, 21 sabem da senha um do outro da rede social, mas a informação nunca foi uma exigência. "Foi algo natural. Quando estou no Facebook, ela fica ao meu lado e um acaba sabendo da senha do outro, mas não há problemas. É preciso ter confiança e conversar muito", diz Usalio.

Juliana acrescenta que a postura do namorado em apresentar todos os amigos e, principalmente, as amigas para ela foi fundamental para evitar briguinhas no mundo virtual. "Ele tem muitas amigas. Mas quando não reconheço alguém na página pessoal dele pergunto sempre quem é", conta a estudante.

Para os muito ciumentos, dividir a vida virtual não é uma boa ideia. Para a psicóloga, o compartilhamento de senhas só é algo aceitável se for para facilitar a dinâmica da vida do casal. "Se for para ajudar tudo bem, mas o ideal é que ambos mantenham sua individualidade", alerta Keila. Além disso, dividir senha não significa que o outro está sendo fiel. A pessoa pode, simplesmente, esconder a senha de outros e-mails que não são conhecidos.
Mantenha a sua individualidade

Exposição
O que postar?

Tente se conter e opte pela discrição em alguns momentos. O melhor jeito de evitar conflitos é não ficar falando tudo sobre sua vida ou expondo demais sua relação

Dividir Senhas
Ciúmes

Alguns casais dividem a senha de e-mails e de redes sociais. Pode funcionar para algumas pessoas, mas para outras mais ciumentas não é um bom negócio. O parceiro pode entrar na sua rede social e ficar fuçando e criando confusão por coisinhas bobas. Se esse for o seu caso, explique que você prefere não passar sua senha e que não quer saber a senha do companheiro. É melhor manter um pouco de privacidade

Diálogo
Seja sincero

Redes sociais podem causar intrigas, por isso a importância do diálogo. Mas cuidado para não desgastar a relação com bobeiras. A confiança é fundamental para que a relação seja saudável e não vire alvo de constantes brigas. Se um casal chegou ao ponto de discutir o tempo todo por causa da internet e quebrar senha - em alguns casos se passando pelo parceiro na net -, é porque o relacionamento não está bem

Invasão e traição
Tudo errado

E se um parceiro quebra a senha de e-mail do outro e descobre uma traição? Quem está mais errado nessa história? Os dois. Um porque fez uma coisa sem o conhecimento do outro, que seria a questão da traição. E o outro porque, na verdade, invadiu a privacidade. Ainda que a pessoa tenha indícios, a melhor forma de lidar com esse problema é sentar e conversar. O diálogo é a melhor solução
Daniella Zanotti - A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário