quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como surgiu o vírus da gripe aviária


Experimentos apontaram quatro mutações genéticas que permitiram a disseminação do vírus entre furões

O pesquisador que conseguiu fazer com que a gripe aviária, altamente letal, se transformasse em um vírus facilmente transmissível, fez uma palestra dando detalhes de seu experimento. O trabalho está cercado de grande polêmica, e chegou a ser considerado muito perigoso pelo Conselho Consultivo Nacional dos EUA de Biossegurança. O mutante da gripe aviária pode contaminar facilmente porque se espalha pela tosse e por espirros das pessoas infectadas, revela o jornal "The New York Times".

Em uma conferência transmitida ao vivo pela internet, o professor Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison, descreveu experimentos que apontaram para quatro mutações genéticas que permitiram a disseminação do vírus entre furões mantidos em gaiolas.

O risco que envolve este novo vírus fez com que, em dezembro, o NSABB pedisse que o trabalho de Kawaoka fosse apagado de um artigo publicado na revista "Nature". A principal alegação foi o risco de que as informações levassem à criação de uma arma biológica. (O Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário