quinta-feira, 12 de abril de 2012

AVC pode causar mal de Parkinson


AVC pode causar mal de Parkinson
Doença é mais comum em pessoas com mais de 70 anos, mas pode surgir a partir dos 50

O ator Paulo José enfrenta a doença desde 1992
As pessoas com mais de 70 anos são as mais atingidas pelo mal de Parkinson, porém, a incidência da doença pode ter início a partir dos 50, visto que a enfermidade é degenerativa e surge com a longevidade, segundo o professor de Neurologia da Faculdade da Santa Casa de São Paulo Rubens Gagliardi.

Com 75 anos, o ator brasileiro Paulo José vem perdendo, aos poucos, a dicção e alguns movimentos do corpo, além de travar uma batalha diária contra a doença, diagnosticada em 1992.

Já ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) também aumenta o risco da doença. Quando há o aumento gradual dos sintomas, é comum surgir quadros de depressão, dificuldade para deglutir alimentos, contudo, não afeta o intelecto.

"As causas do Parkinson ainda são desconhecidas, o que se sabe é que ela ocorre por meio da degeneração das células situadas em uma região do cérebro responsável pela produção de dopamina", revela.


A dopamina atua como uma molécula que modula os movimentos do indivíduo. Na carência ou diminuição dessa substância, o paciente sente tremores, rigidez muscular e movimentos muito lentos. Em alguns casos, ele pode apresentar esses três indícios juntos ou apenas um deles.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada rigorosamente por meio de medicamentos à base de dopamina, que auxilia na redução dos efeitos.

"É essencial que a pessoa com Parkinson não deixe de realizar atividades rotineiras. Com o tratamento adequado, os sintomas da doença são minimizados e o sujeito leva uma vida praticamente normal", diz Gagliari.

A prática de exercícios físicos, a fisioterapia e o sono adequado também são medidas preventivas. (A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário