domingo, 18 de março de 2012

Sono é a segunda maior causa de acidentes no trânsito


Sono é a segunda maior causa de acidentes no trânsito
Segundo Associação Brasileira de Sono, cansaço já responde por 30% das mortes


A sonolência ao volante já é a segunda maior causa de acidentes nas rodovias brasileiras, uma combinação que pode ser tão perigosa quanto beber e dirigir. Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que ele é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todo o país.

Números da Polícia Rodoviária Federal também mostram que 28% deles são causados por desatenção ao volante, uma das consequências geradas pelo fato de dormir mal.

A especialista em medicina do sono e representante da ABS no Estado, Simone Prezotti, afirma que o sono provoca redução na capacidade de concentração e de reflexos, além da sensação de fadiga. "Tanto que é comum as pessoas dizerem que estão bêbadas de sono", diz.

Ela disse que o tempo ideal do sono varia para cada pessoa, mas a média é de 7 a 8 horas por dia. "O ideal é que a pessoa se sinta descansada. Quem dorme cinco horas ou menos tem 50% mais chances de provocar acidentes".

A médica reforça que só deve assumir o volante quem estiver plenamente disposto. "Um café pode ajudar a despertar, mas o ideal é parar e dormir quando o sono vier", frisa. Ela também recomenda evitar dirigir entre meia noite e 8 horas da manhã e logo depois do almoço. "Nesses horários normalmente sentimos mais sonolência, e a temperatura do corpo cai", frisou.

Preocupação

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego no Espírito Santo (Abramet), Sandro Rotunno, afirmou que os distúrbios do sono também são preocupação na contratação de motoristas. "As grandes empresas exigem testes de sono para contratar", diz.

Segundo ele, quem dirige com sono tende a cometer erros como sair de sua faixa. "Muitas vezes a pessoa cochila e não percebe as decisões que tomou ao volante. É comum estranhar o caminho ou se dar conta de que não notou uma certa placa", aponta.
Trânsito

20% dos acidentes são causados por motoristas sonolentos ao volante, segundo dados da Associação Brasileira do Sono.

7 horas é o tempo mínimo que um motorista deve dormir por dia antes de pegar a estrada.

foto: Carlos Alberto Silva

Izael Mazoli, 51, tem de dirigir à noite, por ter de trabalhar fora do Estado

Mecânico diz já ter sofrido três acidentes por causa de cansaço 

O mecânico náutico Izael Mazoli, de 51 anos conta que convive com o sono ao volante sempre que tem de pegar a estrada para viajar. Por causa disso, ele já sofreu três acidentes. "Viajo para o Rio de Janeiro todo mês e tenho que dirigir à noite, mesmo quando o cansaço bate", confessa.

Ele afirma que quando o sono começa a incomodar procura um lugar para descansar antes de seguir viagem. "Durmo por algum tempo para acalmar o sono. Depois levanto, lavo o rosto e até tomo um banho para dirigir mais disposto", diz. Outro aliado é o café, consumido sempre que há uma lanchonete por perto.

Já o advogado Felipe Nogueira, diz que só pega o volante se estiver se sentindo bem. "Se estiver com sono, eu prefiro atrasar a viagem. Só dirijo no horário comercial porque é mais seguro", relata.

Nos EUA, dirigir com sono é crime 

Em Nova Jersey, nos Estados Unidos, assumir o volante estando com sono é considerado crime desde 2003. Segundo o médico Sandro Rotunno, uma pesquisa realizada na região constatou que 88% dos policiais admitiram ter abordado motoristas com sintomas de embriaguez que não foi comprovada por testes. Na verdade, eles estavam com sono.

Fuja dos riscos



Descanso
O ideal é dormir de sete a oito horas por dia, mas esse tempo varia de pessoa para pessoa. O importante é que a pessoa se sinta descansada e disposta antes de assumir o volante

Alimentação
Uma alimentação saudável ajuda a dormir e acordar bem. A cafeína pode ajudar a despertar, mas não deve ser ingerida depois das 16 horas para não prejudicar o sono

Mexa-se
Atividades físicas como uma caminhada ajudam a deixar o corpo mais disposto antes de assumir o volante

Horários
Evite dirigir de madrugada, entre 0h e 8h da manhã e logo depois do almoço. Nesses horários, o corpo tende a, naturalmente, sentir mais sonolência

Rotina
Mantenha horários fixos para dormir e acordar

Tratamento
Ao sinal de distúrbios do sono, o ideal é procurar um especialista


A Gazeta (Elton Lyrio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário