sábado, 17 de março de 2012

Osteoporose: doença silenciosa que causa grande estrago


Osteoporose: doença silenciosa que causa grande estrago
As mulheres são as principais vítimas da doença. Saiba como ela age, os sintomas e o que fazer para prevenir. Confira aqui várias dicas


A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e eles vão ficando fracos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, estima-se que 10 milhões sofram da doença. Somente em 2010, 74 mil brasileiros foram internados na rede pública de saúde por causa de fratura de fêmur decorrente da doença. A meta do Brasil é reduzir em 2% ao ano as internações de idosos por fraturas.

As mulheres são mais afetadas que os homens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que entre 13% e 18% das mulheres, acima de 50 anos, têm osteoporose, contra 3% a 6% dos homens.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres e homens, com mais de 60 anos, busquem um médico para avaliar a situação com exames. Com o exame de desintometria óssea, por exemplo, é possível saber se os ossos estão desgastados (fase inicial da doença) e até mesmo identificar a osteoporose.

É uma doença silencionsa, e quando os sintomas se manifestam, já não há muito o que fazer, uma vez que não tem cura.

Quem tem osteoporose sofre de deficiência de cálcio nos ossos. Com isso, o canal medular central fica mais largo e com a progressão da doença, os ossos podem ficar esburacados e até quebradiços.

A manicure Marta Babisque sentiu os efeitos do início da osteoporose. Ela conta que as dores começaram na região da cintura e logo se espalharam pelas pernas. "Eu nem imaginava que era osteoporose. É uma dor muito forte. Quando deitava, era muito difícil levantar", conta. Hoje ela leva uma vida normal. Cuida sozinha das atividades da casa, e faz um alerta a quem sente alguma dor no corpo e ainda não procurou o médico: "Depois que comecei a sentir dor, levei 15 dias para ir ao ortopedista, e foi tempo demais. Quanto antes fazer a consulta, melhor", aconselha.

Como em toda doença, a prevenção é a melhor aliada. Exercícios que estimulam os músculos são importantes, principalmente para a terceira idade. A aposentada Adeir Onofre sabe disso. "Faço exercício, tenho alimentação controlada", comenta.

Saiba mais sobre a osteoporose


A osteoporose é uma doença caracterizada pela descalcificação e enfraquecimento dos ossos. Atinge principalmente mulheres acima de 65 anos de idade, tornando-as mais propensas a fraturas nas vértebras, costelas e bacias. Isso ocorre porque na menopausa o estrogênio (hormônio feminino fundamental na absorção do cálcio) diminui muito fazendo com que a perda óssea seja intensificada, ou seja, os ossos perdem grande quantidade de sais minerais e ficam porosos. Os sintomas dessa doença são silenciosos e o processo começa cedo. A fratura é uma das conseqüências dos ossos doentes, porosos, frágeis e quebradiços. O principal nutriente que previnem a osteoporose é o cálcio, presente nos leites, iogurtes, queijos, flocos de cereais, feijão branco miúdo, aveia, couve manteiga, orégano, brócolis). Já o excesso de sal, cafeína, açúcar, gorduras e cigarro aumentam o risco de osteoporose.

Dicas nutricionais

- Use uma colher de sopa de gergelim torrado duas vezes ao dia em sua refeição e saladas;
- Não beba café ou chá junto com as refeições que contenham alimentos ricos em cálcio;
- Evite o consumo de bebidas (café, álcool, refrigerante, chás, chimarrão) em excesso, pois elas roubam o cálcio dos ossos;
- Use mais alimentos à base de soja, ingerindo mais isoflavona: tofu, grão de soja, farinha de soja, leite de soja;
- Vegetais verdes, amêndoas e sardinha são ótimas fontes de cálcio, apesar de não serem laticínios;
- Para lanches, use iogurte puro, misturado com frutas ou batidas de leite com frutas;
- Salpique queijo ralado em massas e saladas ou coloque fatias de queijo magro no pão e torradas;
- Inclua leite com aveia no deu café da manhã ou em um lanche, fazendo mingau;
- Beba um copo de leite em sopas, bolos, tortas, panquecas, molhos;
- Prefiras bolachas, pães e biscoitos de leite;
- Use iogurte ou requeijão nos molhos brancos;
- Adicione fatias extras de queijo (ricota ou minas) no sanduíche, pizza ou torrada, sopas, consumes e suflês;
- Pratique exercícios regularmente, principalmente aeróbicos e musculação orientada. A concentração muscular provoca uma tensão nos ossos estimulando os osteoblastos a absorverem mais cálcio;
- Tome sol diariamente, no mínimo 15 minutos, antes das 10 h da manhã ou após às 16h, para que ocorra a síntese de vitamina D e ela cumpra seu papel de absorver cálcio nos ossos;
- Nunca tome suplemento de cálcio sem a orientação de médico ou nutricionista. Somente eles podem avaliar a quantidade a ser reposta;
- Se você tem intolerância ao leite (lactose), procure leite sem lactose, iogurte e queijos duros (são pobres em lactose). Use mais alimentos ricos em cálcio não lácteos (peixe, aveia, brócolis, couve) e procure uma nutricionista para o ajudar em sua dieta.


Com informações do Ministério da Saúde

GAZETA SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário