domingo, 18 de março de 2012

Namorar dois ao mesmo tempo é normal?

Para 36% dos jovens, namorar dois ao mesmo tempo é normal
Pesquisa revela o comportamento liberal de universitários quando o assunto é sexo e relacionamentos

Uma luz bem baixinha e uma balada romântica ao fundo já são suficientes para te fazer ter vontade de ir para a pista conquistar alguém? O seu tão esperado carnaval passou e até hoje você não fechou as contas de quantas bocas beijou, pois se perdeu nos números ainda no sábado de folia? Não se assuste: você é só mais um jovem brasileiro que a cada dia compartilha com mais certeza o mantra que diz que o que vale é beijar na boca e ser feliz.

Quem comprova essa prazerosa constatação é uma pesquisa feita pelo Agência Namosca, que além de apontar a voracidade juvenil, traz outros dados capazes de deixar as antigas gerações de coração partido. Hoje, por exemplo, nada menos que 36% dos jovens entre 18 e 25 anos, conciliam dois namoros ao mesmo tempo.

Quer mais? Anote aí: 60% dos desapegados disse já ter beijado mais de uma pessoa no mesmo dia e 72% dos afoitos "apaixonados" afirmaram que já beijaram alguém, instantes após tê-lo conhecido.

Novas experiências
A valorização dos desejos da carne explicam tamanha ousadia, aponta a psicóloga especialista em relacionamento interpessoal, Kirlla Dornelas. "Essa é uma característica das atuais gerações que têm como grande marca a necessidade de experimentação e a intensa busca por uma satisfação pessoal", diz.

Se isso é bom ou ruim, Kirlla não sabe, porém, ela garante que em dados momentos essa busca pela satisfação é tão grande e exagerada que a juventude se perde. "E acaba nem sabendo direito, e de fato, o que quer".

Um claro reflexo de toda essa voracidade é a consequente desimportância dada ao sexo. Prova disso é que enquanto 80% dos jovens dessa faixa etária que já confirmaram ter tido a primeira experiência, apenas 14% citaram que isso foi um marco no estágio da vida atual. A perda da virgindade perde, por exemplo, para a aprovação no vestibular, algo que foi citado por 20% dos entrevistados.

"O início da vida sexual já foi um marco na vida das pessoas. Com todo esse imediatismo, acabou o valor significativo. Se por um lado isso diminui a pressão em relação ao momento, mostra que o sexo já não é mais algo tão íntimo. É apenas uma consequência de qualquer relacionamento rápido. Isso está ligado à superficialidade dos casos amorosos de hoje", aponta a psicóloga Kirlla.

 

Eles só querem beijar

36% dos entrevistados disseram conciliar dois namoros ao mesmo tempo

60% afirmaram já ter beijado mais de uma pessoa no mesmo dia

72% disseram já ter beijado alguém que conheceu na hora

80% afirmaram já ter tido sua primeira relação sexual

14% consideraram a primeira relação sexual como um marco na sua vida, contra 20% que definiram passar no vestibular como o acontecimento mais marcante

De 18 a 25 anos é a faixa etária dos jovens ouvidos na pesquisa

729 jovens responderam às perguntas. Todos são estudantes de universidades do país nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário