quinta-feira, 8 de março de 2012

Lua teve influência no acidente com o Titanic


Lua teve influência no acidente com o Titanic  
O mar agitado pelo movimento lunar provocou o deslocamento de icebergs
Marés enviaram icebergs para rotas de navegação // Crédito: cena do filme Titanic (1997)

A tragédia envolvendo o navio inglês Titanic pode não ter acontecido por acaso. De acordo com astrônomos, uma grande aproximação da Lua à Terra pode ter causado o deslocamento incomum de icebergs, entre eles o que foi atingido pelo navio.

Cientistas descobriram que, em 12 de janeiro de 1912, a Lua chegou a maior aproximação da Terra em 1400 anos. Esse movimento lunar provocou uma forte e alta maré no Atlântico Norte, que fez com que icebergs aterrados se desprendessem e se deslocassem até as rotas de navegação. Três meses depois, em 14 de abril, o navio Titanic encontrou um desses icebergs em sua rota e não conseguiu evitar a colisão, deixando mais de 1.500 mortos.

“O ‘puxão’gravitacional provocado pela da Lua maximizou a força dos oceanos da Terra, provocando deslocamentos não convencionais de icebergs em 1912 e uma certa abundância”, disse um dos pesquisadores do Instituto de Física do Texas, Donald Olson. “Nós não conseguimos saber exatamente onde estava o iceberg antes de se mover e ser atingido pelo Titanic, mas essa movimentação é plausível”, acredita.

Normalmente icebergs permanecem em locais próximos de onde foram originados e não conseguem migrar pelo oceano até que o gelo tenha se derretido consideravelmente para desencalha-lo ou, como foi o caso de 1912, até que uma maré suficientemente forte e alta consiga desprende-los. Um único iceberg, formado no norte, pode ficar preso várias vezes em sua jornada em direção ao sul, um processo que pode demorar vários anos.


por Redação Galileu

Via Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário