terça-feira, 20 de março de 2012

Dieta. Livre-se da barriguinha com amendoim e castanhas

Livre-se da barriguinha com amendoim e castanhas na dieta 
Além deles, as nozes e as amêndoas ajudam a emagrecer e ainda previnem doenças
foto: Divulgação
Gorduras monoinsaturadas, presentes nas oleaginosas, também podem ser aliadas na perda de peso


Se amendoim, amêndoas, nozes e castanhas quase nunca estão presentes no seu cardápio por causa das calorias, é bom rever a sua dieta. Apesar de estarem no grupo das oleaginosas – que são ricas em gorduras – elas possuem muitos nutrientes, previnem doenças e até ajudam a emagrecer.

A explicação para esse fato, de acordo com a nutricionista Letícia Matrak, está nas gorduras insaturadas, que fazem um grande bem ao organismo. "Elas são antioxidantes e têm excelente ação na redução dos radicais livres. Por isso, ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), que é um protetor cardíaco", diz a nutricionista.

Há indícios de que as gorduras monoinsaturadas, além de prevenir as doenças cardiovasculares, também podem ser aliadas no processo de perda de peso. E melhor: os ácidos graxos agem diretamente nas gordurinhas da barriga.

O poder emagrecedor das oleaginosas, segundo os pesquisadores, estaria na redução do nível de insulina liberada pelo pâncreas, o que faz com que os estoques de gordura do organismo sejam transformados em energia e metabolizados pelo corpo.

Elas ainda são fortes aliadas no combate ao estresse e na proteção do sistema imunológico.

Rejuvenescimento

O segredo do rejuvenescimento também pode estar nas oleaginosas. Isso porque elas ajudam a combater os maiores inimigo da juventude – os radicais livres. Consumindo uma porção de nozes, castanhas, amêndoas ou amendoim por dia, você torna seu processo de envelhecimento mais lento.

Mas se você está preocupado em manter a forma e não quer arriscar comendo alimentos calóricos, a nutricionista explica que pequenas porções diariamente já são capazes de garantir os benefícios.

"Em média, a porção recomendada para ser consumida diariamente é de duas a três castanhas-do-pará, duas a três nozes, seis amêndoas ou seis amendoins. Mas isso varia de acordo com a necessidade de cada pessoa", observa Letícia.

Benefícios

Amendoim
Rico em gorduras insaturadas e vitamina E, ele ajuda a controlar o apetite. Se você consumir 40 gramas por dia, no final da tarde, vai sentir mais a saciedade. E o melhor: são 150 calorias que substituirão todos os exageros que você faria nas próximas refeições

Castanha-do-pará
Ela tem alto teor de selênio, mineral importantíssimo para o equilíbrio da tireoide, ajuda a prevenir o câncer, fortalece a imunidade e combate os radicais livres

Amêndoas
As amêndoas têm alto teor de proteínas e minerais. Estudos revelam que elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e fortalecem a memória

Nozes
Uma pesquisa recente da Universidade de Marshall, nos Estados Unidos, mostrou que
as nozes têm papel importante na prevenção do câncer de mama

Lorena FafálA Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário