domingo, 4 de março de 2012

ABBA - "Dancing Queen". (A história de uma canção para a Rainha)

A letra é simples e fala sobre uma jovem de dezessete anos que gosta de dançar e tem uma noite divertida. Ela é a "rainha da dança", além de ter vários pretendentes e ser popular entre os homens.A crença popular de que a música foi composta em homenagem à Rainha da Suécia, Silvia Sommerlath, é desmentido pelo grupo.

"Dancing Queen" é uma canção disco gravada pela banda sueca ABBA em 1975 e lançada em 1976 como parte do álbum Arrival. A canção seguiu o outro hit da época, "Fernando" e é considerada um dos maiores sucessos da década de 1970. O vocal principal foi compartilhado por Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad e a letra e a melodia foram compostas por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson.


"Dancing Queen" foi ouvida pela primeira vez no casamento de Carlos XVI Gustavo da Suécia e Silvia Sommerlath. Após o lançamento, a canção atingiu o topo das paradas na Europa, África e Oceania em abril de 1977, além de se tornar o primeiro número um do grupo na Billboard Hot 100. Com boas críticas, gravação de videoclipe, apresentações em programas de televisão ao redor do mundo e sua inclusão na turnê de 1977, a canção ficou muito popular e se tornou um dos singles mais vendidos do quarteto. Tanto, que em 2009 o grupo britânico Phonographic Performance Limited colocou "Dancing Queen" em oitavo lugar numa listagem com as 75 músicas mais tocadas no Reino Unido nos últimos 75 anos.

O single está incluído em vários álbuns de compilações do ABBA (como ABBA Gold: Greatest Hits, Greatest Hits Vol. 2, The Definitive Collection) além de ser utilizada em vários filmes e programas de TV, ao mesmo tempo que é lançado novas versões gravadas por outros artistas. Atualmente, é considerada a canção mais conhecida do grupo e vários críticos a identificam como uma das melhores em seu gênero.

Desde o início, "Dancing Queen" foi concebida como uma música dançante e animada, que cumpriu com as novas tendências dentro da música disco e dance. Os compositores tinham como principal inspiração a canção de 1974, "Rock Your Baby" de George McCrae, além da influência rítmica do álbum de 1972, Gumbo, do Dr. John.

Nenhum comentário:

Postar um comentário