sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jovem que tomava bomba e viu sua pele ‘explodindo’. Veja

Rapaz de 21 anos era fisiculturista amador e tomava esteróides.
Anabolizante fez surgir caso severo de acne que formou grandes feridas.

É de conhecimento geral que o uso de anabolizante para potencializar o desenvolvimento da massa muscular, é extremamente nocivo. Sempre ouvimos histórias relatando o suplício que alguns fisioculturistas passaram ao utilizar essas substância, vulgarmente chamadas de bombas. Relatos que comumente são: Infertilidade, atrofia dos testículos, perda de libido, impotência, câncer, e mesmo perda da vida.

Um jovem alemão sentiu literalmente na pele o preço do uso de anabolizantes para aumentar músculos. As drogas (250 mg de enantato de testosterona e 30 mg metandienona, duas vezes por semana) induziram o surgimento de uma forma severa de acne, que criou feridas profundas, com abcessos e pústulas, em seu peitoral e nas suas costas. O rapaz de 21 anos também apresentava febre, encolhimento de testículos e redução na concentração de espermatozóides. Todos os sintomas desapareceram com a interrupção do uso dos esteróides e com a ajuda de antibióticos. As cicatrizes, no entanto, vão ficar para sempre.

O caso foi apresentado na revista especializada “The Lancet” pelos médicos do departamento de dermatologia da Universidade Heinrich-Heine, em Dusseldorf, na Alemanha, que atenderam o rapaz.




“Quem afirma que usar anabolizante é seguro no esporte é uma pessoa desatualizada, sem acesso às informações científicas e que corre um sério risco”, alerta Romani.

Para o especialista da Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp), essa “ilusão” à respeito da segurança do uso de esteróides vêm de dois problemas. O primeiro é a proliferação de sites e livros que alegam que não há perigo na prática. “Essas publicação não têm base nenhuma na ciência”, diz ele.

O outro problema é que algumas pessoas que tomam anabolizantes não relacionam os problemas de saúde que apresentam. “O Arnold Schwarzenegger teve que fazer uma cirurgia para trocar uma válvula do coração e isso certamente está ligado ao uso de esteróides. Mas ninguém relacionou as duas coisas”, explica o médico.


O que são esteróides?
Esteróides, por vezes referido como roids, suco, hype, formadores de peso, doces de ginásio, Arnold, empilhadores, ou bombadores, são semelhantes a certos hormônios no corpo. O corpo produz naturalmente esteróides para suportar funções tais como a luta contra o estresse e promover o crescimento e desenvolvimento. Mas algumas pessoas usam pílulas de esteróides, géis, cremes ou injeções porque eles acham que os esteróides podem melhorar o seu desempenho esportivo ou a o corpo musculoso.

Os esteróides anabólicos são produzidos artificialmente hormonas que são semelhante a, andrógenos, as hormonas do sexo masculino. Existem mais de 100 variações de esteróides anabolizantes. O andrógeno mais potente é a testosterona. Embora a testosterona seja um hormônio maduro, principalmente do sexo masculino, os corpos das meninas produzem quantidades menores. A testosterona promove os traços masculinos que os caras desenvolvem durante a puberdade, como o engrossamento da voz e crescimento de pêlos no corpo. Os níveis de testosterona também podem afetar a forma como uma pessoa é agressiva.

Os atletas, por vezes, tomam esteróides anabolizantes por causa de seus efeitos como a testosterona.

Outro grupo de esteróides, algumas vezes chamado suplementos hormonais, contém desidroepiandrosterona (DHEA) e / ou androstenediona (também conhecido como andro). Para a maior parte, os suplementos hormonais, que costumavam ser encontrados em lojas de alimentos saudáveis ​​ou ginásios, agora são ilegais e necessitam de receita médica.

Suplementos esteróides são formas mais fracas de andrógeno. Seus efeitos não são bem conhecidas, mas pensa-se que, quando tomado em doses grandes, causam efeitos similares aos outros andrógenos como a testosterona. Aqui está o que se sabe sobre suplementos esteróides: As empresas que fabricam eles frequentemente usam afirmações falsas e muito pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo algumas destas substâncias têm sobre o corpo. Essa é uma razão por que o governo tomou medidas para proteger os cidadãos, passando leis que controlam a distribuição de esteróides.



Como os esteróides anabólicos funcionam?


Os esteróides anabólicos estimulam o tecido muscular a crescer e "engrossar" em resposta ao treinamento, imitando o efeito da testosterona produzida naturalmente no corpo. Os esteróides anabólicos podem permanecer no corpo de dias a cerca de um ano. Esteróides tornaram-se populares porque eles podem melhorar a força, resistência e massa muscular. No entanto, a pesquisa não demonstrou que os esteróides melhoram a habilidade, agilidade ou desempenho atlético.

Perigos dos esteróides

Os esteróides anabolizantes causam muitos tipos diferentes de problemas. Alguns dos efeitos colaterais mais graves ou de longa duração são:

  • perda prematura dos cabelos ou calvície
  • tontura
  • mudanças de humor, incluindo a raiva, agressividade e depressão
  • coisas que acreditam que não são verdadeiras (ilusão)
  • sentimentos extremos da desconfiança ou medo (paranóia)
  • problemas de sono
  • náuseas e vômitos
  • tremor
  • pressão arterial elevada, que podem danificar os vasos do coração ou do sangue ao longo do tempo
  • dores nas articulações
  • maior chance de músculos e tendões ferindo
  • icterícia ou amarelamento da pele, danos no fígado
  • problemas urinários
  • encurtamento da altura final do adulto
  • aumento do risco de desenvolver doença cardíaca, derrame e alguns tipos de câncer

Riscos para Meninas
Riscos específicos para meninas associados com esteróides anabólicos incluem:

  • crescimento e aumento do cabelo facial
  • desenvolvimento de características masculinas, tais como engrossamento da voz e perda de características corporais femininas, como a diminuição dos seios
  • aumento do clitóris
  • alterações no ciclo menstrual

Riscos para Rapazes
Riscos específicos para os caras incluem:

  • retração testicular
  • dor ao urinar
  • desenvolvimento mamário
  • impotência (incapacidade de obter uma erecção)
  • esterilidade (incapacidade de ter filhos)



Outros Problemas
Os esteróides também podem ter sérios efeitos colaterais psicológicos. Alguns usuários se tornam agressivos ou combativos, desenvolvendo "raiva roid" - extremas, crises incontroláveis ​​de raiva causada por uso prolongado de esteróides.

Usuários de esteróides que injetam a droga com uma agulha estão em risco de infecção com o HIV (vírus da imunodeficiência humana), o vírus que causa a AIDS, se compartilham agulhas com outros usuários. As pessoas que usam agulhas sujas também estão em maior risco de contrair a hepatite, uma doença do fígado, ou endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interior do coração.


Esteróides: empilhamento e da Toxicodependência
Algumas pessoas combinam ou "empilham" esteróides anabolizantes com outras drogas. Outros usuários de esteróides fazem "pirâmide" ou "ciclo" de suas doses de esteróides, começando com uma dose baixa de drogas empilhadas e, em seguida, periodicamente aumentando e diminuindo a dose do esteróide, os usuários acreditam que ajuda seu corpo se recuperar das drogas.

Porque mesmo os cientistas não entendem exatamente como os esteróides interage uns com os outros ou, eventualmente, causam reações a outros medicamentos, é possível que uma pessoa que pilha, usa esteróides em ciclos pode levar a uma combinação mortal. Serviços de emergência têm relatado casos de vômitos, tremores, tontura e até mesmo coma (inconsciência), quando os pacientes foram internados depois de tomar combinações de esteróides.

Um monte de gente diz que só usam esteróides para uma estação ou um ano letivo. Infelizmente, os esteróides podem ser viciante, tornando difícil parar de tomá-los.

Usuários de esteróides pode gastar muito tempo e dinheiro tentando obter seus sonhos com as drogas. E uma vez que os usuários parem de tomar esteróides, eles estão em risco de desenvolver irritabilidade, paranóia e depressão grave, que pode levar a pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio. Alguns dos efeitos a longo prazo de esteróides podem não aparecer por muitos anos. Pessoas que usam esteróides também parecem estar em maior risco de uso de outras drogas, como álcool ou cocaína.


Fonte: kidshealth.org

Um comentário: