sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cirurgia plástica. Veja os mitos e as verdades

Bateu a inveja de corpos sarados durante o carnaval? Veja os mitos e as verdades da cirurgia plástica Mulheres e homens com corpos perfeitos desfilaram no carnaval e despertaram a vontade de muita gente em fazer uma plástica

foto: Divulgação

Viviane Araújo, uma das musas do carnaval
Nos últimos dias, várias mulheres com corpos perfeitos desfilaram pela Sapucaí no Rio de Janeiro e no Sambódromo de São Paulo. Sem falar nos homens e mulheres bonitos que curtiram o carnaval pelo país. Se você viu pessoalmente ou ficou assistindo pela TV a boa forma dessas pessoas e pensa em recorrer a cirurgia plástica para ficar com 'tudo em cima', vale conferir os mitos e verdades destacados pelo cirurgião plástico André Obermüller.

Vale lembrar que a cirurgia pode ajudar a melhorar a autoestima, mas em alguns casos ela não chega a ser necessária e é um procedimento médico, não milagre, como muitos pacientes acreditam. A pedido, o médico selecionou as dúvidas mais frequentes no consultório.

Quando a mulher coloca silicone ela perde parte da sensibilidade do seio por um determinado tempo?

Verdade. Pode ocorrer uma alteração de sensibilidade nas mamas, que pode variar de hipossensibilidade a hipersensibilidade, e cada paciente é um caso diferente. Geralmente o período é de quatro a seis meses.

As próteses de silicone precisam ser trocadas periodicamente?

Verdade. Toda prótese pode necessitar de troca em algum momento, principalmente no caso das pacientes mais jovens. Não existe prótese definitiva. O que não há é um tempo determinado para essa troca. A paciente tem que ser acompanhada por seu cirurgião anualmente. Por volta de 10 anos, após a cirurgia, deve ser realizada uma ressonância nuclear magnética para estudar detalhadamente a prótese e só trocar se houver uma indicação real para isso, ou seja, a prótese somente será trocada se houver uma clara necessidade.

Fazer várias cirurgias plásticas ao mesmo tempo é prejudicial à saúde do paciente?

Verdade. Uma cirurgia prolongada faz com que o organismo do paciente perca sangue, líquido e eletrólitos (minerais), aumentando assim o risco dessa cirurgia. Já existe, inclusive, parecer do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica solicitando aos profissionais que evitem esses procedimentos mais prolongados.

Mulheres fazem mais cirurgias plásticas do que homens?

Verdade. As mulheres ainda são a esmagadora maioria da clientela da cirurgia plástica . No entanto a participação masculina vem aumentando de forma significativa ano após ano.
Depois que o paciente faz lipoaspiração é mais fácil de engordar naquele local?

Mito. Nem mais fácil, nem mais difícil. A deposição de gordura corporal é determinada geneticamente pelo biotipo de cada pessoa. Nenhuma cirurgia muda tal orientação genética. Sendo assim, o paciente engorda sempre nos mesmos locais.

Há alguma correlação entre prótese de silicone e câncer de mama? 

Mito. Esse assunto é seguramente um dos mais estudados e discutidos na medicina e já está comprovado por grandes grupos de estudos em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem um desses grupos, não há qualquer relação entre prótese de silicone e câncer de mama.

O inverno é a melhor época para a realização de uma cirurgia plástica?

Mito. A melhor época é aquela na qual o paciente pode se programar para cirurgia e sua recuperação de forma mais tranquila e adequada.

O fumo aumenta o risco de necroses?

Verdade. Aumenta e muito, por comprometer a vascularização da pele de maneira significativa. Tanto que algumas cirurgias não devem ser realizadas em fumantes. 
  
É verdade que todas as mulheres apresentam algum grau de assimetria mamária?

Verdade. Todas as mulheres e não só nas mamas. É bem possível que a verdadeira simetria seja algo inexistente na natureza. 

A plástica no nariz pode causar problemas de respiração?

Muito raramente, o que acontece com alguma frequência é a existência de problema respiratório anterior à cirurgia e uma maior percepção desse problema após a rinoplastia. 

A celulite some com a lipoaspiração?

Ela tende a melhorar desde que haja correção de hábitos de vida (alimentação balanceada e atividade física regular). Caso contrário, a celulite deve permanecer.

LAILA MAGESK - A Gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário