domingo, 29 de janeiro de 2012

Mulher que come depressa tem risco 168% maior de engordar



Mulher que come depressa tem risco 168% maior de engordar

É o que aponta um estudo recente da Universidade de Osaka, no Japão



Quem costuma "engolir" a comida em cinco minutos, não imagina o quanto esse hábito faz mal para a saúde e para a forma física. Um estudo recente da Universidade de Osaka, no Japão, concluiu que as mulheres que comem depressa apresentam um risco 168% maior de engordar em comparação com aquelas que mastigam muito bem cada garfada.

A explicação é que a grelina - hormônio que avisa ao cérebro de que você está satisfeito - entra em ação só 20 minutos depois do início da refeição.

"Quanto mais rápido uma pessoa come, mais ela precisa comer para que o cérebro entenda que está satisfeita. Ela acaba ingerindo uma maior quantidade de calorias por porção, por isso ganha peso", explica a nutricionista Luciane Bresciane.

A pesquisa contou com a participação de 1.122 homens e 2.165 mulheres. Aqueles que comiam rápido e até não ter mais um pingo de vontade tinham maior probabilidade de atingir o sobrepeso. Já o grupo que comia com mais calma e mastigava por mais tempo conseguia manter o peso ou reduzir medidas com facilidade.

Longe da TV


O cientista japonês responsável pela pesquisa, Hiroyasy Isso, também observou outro problema que pode acarretar no ganho de alguns quilinhos: o fato de que muita gente  come distraído, sem prestar atenção no que está colocando no prato.

"É preciso evitar a televisão durante as refeições. Muitas crianças crescem com esse hábito. Há famílias que só comem com o aparelho ligado e quando dá o intervalo, todos correm para a cozinha para se servirem de mais comida. Isso faz muito mal", confirma a nutricionista.

Para mudar esse hábito não tem jeito, é preciso ter compromisso com a reeducação alimentar, sugere Luciane Bresciane. "A pessoa precisa se observar e assumir alguns erros. Uma dica é pousar os talheres no prato durante a refeição. Às vezes parece que a pessoa está em uma guerra. Prestar atenção na respiração e evitar tomar muito líquido também são dicas importantes", orienta.

Quem tem dificuldades em diminuir o ritmo entre uma garfada e outra pode encarar a postura na mesa como um desafio. Uma boa solução é contar com a ajuda de um timer (um contador de tempo), por exemplo. Marque pelo menos 20 minutos no aparelho e se esforce para comer mais devagar, mastigando várias vezes e aproveitando as refeições.

Outros estudos também já associaram o hábito de comer rápido a transtornos como o refluxo. Cientistas da Universidade de Medicina da Carolina do Sul analisaram que, quando uma refeição de 690 calorias era consumida em cinco minutos ao invés de 30 minutos, o refluxo era mais comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário