segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Asteroide 2012 BX34 passa de "raspão" pela Terra


Um asteroide do tamanho de um ônibus passou de "raspão" pela Terra na noite de sexta-feira (27), informou o serviço de acompanhamento de asteroides da Nasa (agência espacial americana).

Com cerca de 11 m de diâmetro, o asteroide batizado de 2012 BX34 passou a cerca de 60,000 km - menos de um quinto da distância até a lua, segundo informações da BBC.

Gareth Williams, diretor do Centro de Planetas Menores norte-americano, disse à BBC que a passagem do 2012 BX34 é uma das maiores aproximações já registradas.

Como prometido anteriormente pela NASA, não houve motivos para preocupação ou um possível encontro com a Terra. Pelo Twitter, a agência respondeu aos internautas que estavam preocupados com a passagem do asteroide. "Não se preocupem, era um asteroide pequeno", informaram. [Terra]




Qual a diferença entre asteroide, meteorito e meteoro?
Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente reconhecidos como estrelas cadentes.


Meteoritos deram origem à vida na Terra?
A hipótese de que a vida veio do espaço, na 'carona' de rochas espaciais, não é o modelo dominante, mas também não se descarta. É o que embasa uma série de pesquisas no campo da chamada astrobiologia. Há também pesquisadores que consideram que o impacto de meteoritos e a formação de crateras favoreceram o aumento da biodiversidade.

Meteoritos acabarão com a vida na Terra?
Milhares de meteoros atravessam nossa atmosfera todos os dias. A maioria não passa de poeira espacial. Estima-se que uma grande colisão ocorra a cada 100 milhões de anos. A única extinção em massa associada a uma colisão de meteorito foi a dos dinossauros, 65 milhões de anos atrás. Ainda assim, existem pesquisas mostrando que as espécies então já estavam ameaçadas por causa de uma série de razões. O asteroide de 10 quilômetros de diâmetro apontado com o vilão da história teria apenas acelerado o inevitável destino dos dinossauros.


O homem pode proteger a Terra de um grande asteroide?
Astrônomos monitoram constantemente a aproximação de corpos celestes. A hipótese é improvável, mas caso um enorme asteroide apareça em rota de colisão com a Terra, os cientistas já sabem o que sugerir: em vez de explodi-lo, como no filme Armageddon, desviá-lo. Os pesquisadores consideram factível instalar desde velas especiais para capturar o vento solar até motores de íons.

[Veja]


Nenhum comentário:

Postar um comentário