quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nova droga poderia desenvolver super-memória!


Estudos neurológicos realizados em camundongos levou à descoberta de uma molécula que permite a supressão de um desenvolvimento surpreendente da memória.

Especialistas dizem que estes resultados podem abrir caminho para encontrar um tratamento eficaz contra a doença de Alzheimer.

Especialistas da Baylor University descobriram que os ratos têm uma molécula chamada PKR , que realiza duas funções essenciais no cérebro. Em circunstâncias normais, a molécula regula a interação entre os neurônios relacionados à memória executar atividades. No entanto, na presença de um vírus, PKR desencadeia uma resposta ao estresse que alerta o cérebro (este processo também é encontrada em pacientes que sofrem de Alzheimer).

Durante seu estudo, os peritos trabalharam com camundongos que tinham molécula PRK geneticamente reprimida. Em sua ausência, uma outra molécula imune, conhecida como interferon gamma , ativada a fim de garantir a conexão entre os neurônios.

O que surpreendeu os especialistas foi a que esta molécula levou a uma maior comunicação entre os neurônios e para o desenvolvimento dos centros de memória, ainda mais eficaz do que no caso da PKR.

Como resultado do estudo, os investigadores encontraram um inibidor para bloquear a molécula PKR, quando injetado no estômago camundongos. Portanto, os cientistas viram a possibilidade de criar uma droga ingerida com este efeito.

Ao testar a capacidade de memória destes ratos, os neurocientistas descobriram que os ratos têm resolvido os exercícios mais rapidamente, em comparação aos camundongos que tinham PKR molécula geneticamente reprimida, o que levou vários dias para resolver os exercícios de memória mesmo.

Até agora, os peritos não identificaram quaisquer efeitos adversos sobre os ratos testados.

Embora provavelmente levará anos antes de pesquisa poderia ser feito em seres humanos, os neurocientistas esperam encontrar, com base nesses resultados, uma cura para a doença de Alzheimer.

Ao mesmo tempo, alguns especialistas temem que esse tipo de medicamento, uma vez aprovado, poderia ser usado para estimular a memória a níveis sobre-humanos.

Fonte: io9

Nenhum comentário:

Postar um comentário