segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Exercícios de respiração podem reduzir refluxo


Quem praticou a atividade durante 30 minutos por dia diminuiu azia

Exercícios de respiração profunda podem ajudar a quem sofre com a forma branda do refluxo gastroesofágico, ajudando a reduzir o desconforto e a necessidade de medicação. Pelo menos que é o que aponta um estudo com 19 adultos, feito na Universidade de Medicina de Graz, na Áustria.

Em geral, azia frequente é considerado um sinal de refluxo gastroesofágico. O problema ocorre quando os ácidos do estômago sobem para o esôfago, órgão que o liga à garganta. Isso leva à sensação de queimação.

Acredita-se que o problema esteja no anel esofágico inferior, que se abriria quando não deve, permitindo que os ácidos do estômago chegassem à garganta. Sendo assim, segundo Karl Martin Hoffman, médico que comandou o estudo, é possível que a respiração abdominal profunda possa ajudar quem tem refluxo, fortalecendo os músculos em torno do diafragma.

Foram recrutados 19 homens e mulheres com refluxo gastroesofágico leve. Embora não tivessem lesões erosivas no esôfago, eles costumavam usar medicamentos como omeprazol, lansoprazol e esomeprazol para aliviar a queimação.

Os pacientes que aprenderam uma série de exercícios de respiração abdominal com um fisioterapeuta foi orientado a realizá-los 30 minutos por dia. Após um mês, esse grupo apresentou uma redução na quantidade de ácido no esôfago e relataram melhorias na sua qualidade de vida, com a diminuição da azia. Além disso passaram a usar os remédios com menos frequência. Ao contrário do outro grupo.(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário