quarta-feira, 16 de novembro de 2011

10 mandamentos para a sua relação dar certo


O primeiro passo é ter respeito pelo parceiro e amor próprio



Existe fórmula mágica para ter uma relação longa e duradoura? A maioria das pessoas diz que não, mas há algumas regrinhas que todo casal que quer ter um namoro ou casamento feliz deveria respeitar. Hoje, fizemos um levantamentos dos 10 mandamentos para fazer a sua relação dar certo.

A psicóloga, sexóloga e terapeuta familiar, Adriana Salezze, explica o que deve haver em todos os relacionamentos. "O primeiro passo é ter respeito pelo parceiro e amor próprio", diz terapeuta.

Outra dica para quem quer fazer o namoro ou o casamento decolar é buscar a transparência, por meio de muita conversa. A esteticista Nara Malegoni, 22 anos, namorada de Junior Sales Lima, 25 anos, conta que o diálogo é a base da relação dos dois.

"Nós conversamos muito. Acima de tudo, somos amigos. Ele sempre sabe de tudo o que acontece comigo e eu sei se algo acontece com ele", conta a esteticista.

Ela também destaca que ter uma boa relação com a família do namorado e conseguir separar, mesmo na correria, um tempo só para os dois são atitudes que ajudam o namoro a dar certo.

Já Junior destaca que buscar o equilíbrio dos ânimos é importante para que o casal fique bem. "Eu sei que ela é mais nervosa que eu. Por isso, tento sempre manter a calma e o bom humor, porque se os dois estourarem juntos, não vai dar certo", conta Junior.

Para ser feliz
1. Respeite o seu parceiro.  O primeiro passo para qualquer relacionamento dar certo é o respeito mútuo

2.  Tenha amor próprio.  Respeitar-se também é muito importante. Não faça apenas as vontades do outro, ou passe por cima dos seus gostos e princípios em função dele

3.  Respeite a família do outro. Bater de frente com a sogra ou a cunhada só vai fazer a relação do casal ser mais conturbada


4.  Mantenha o diálogo.  Sem conversa, a relação não funciona. Não há nada pior do que um casal que fica estático, um olhando para a cara do outro, sem assunto.

5.  Seja transparente.  É muito ruim ficar sempre com um pé atrás em relação ao parceiro. Ter abertura para dizer quando algo não vai bem é essencial

6.  Tenham momentos a dois. Com o passar do tempo, a tendência é que o casal tenha muitas preocupações e esqueça de ter um momento para se curtir. Resgate os prazeres do início do namoro

7.  Saia da rotina. Fazer todo dia a mesma coisa acaba com o brilho do relacionamento

8.  Esqueça o orgulho.  Estando certo ou errado, esqueça o orgulho após uma discussão e dê o primeiro passo

9.  Respeite o momento do outro. Cada um tem sua individualidade e seus momentos ruins. Respeitar isso é muito importante

10. Valorize o outro.  Aprenda a ver os pontos positivos do parceiro e valorize-os

Nada de orgulho
Se uma discussão for inveitável, Adriana Salezze aconselha que deixar o orgulho de lado é a melhor solução. "Não adianta ficar cheio de orgulho, que não vai levar a lugar algum. Se você quer que a relação seja boa e saudável, por que não dar o primeiro passo?", sugere a psicóloga.

Uma outra dica importante é aprender a olhar o lado positivo do parceiro e passar a valorizá-lo. Afinal, quem não gosta de ser elogiado e mimado pelo companheiro?

Além de todas essas dicas, Adriana Salezze destaca que o mais importante para manter uma relação feliz é o sentimento verdadeiro. "A melhor receita é amar".

Lorena Fafá
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário