terça-feira, 20 de setembro de 2011

Uso de cotonetes pode causar perda de audição temporária


Uso de cotonetes pode causar perda de audição temporária
A cera é uma proteção natural do ouvido e faz parte da pele do conduto auditivo

Limpar demais os ouvidos também
provoca  escoriações e infecções, além de otites
Para algumas pessoas já é um hábito, e pode parecer uma forma de higiene. Limpar os ouvidos com cotonete, em alguns casos, é como um vício. Ao menor sinal de cera, quem já sentiu a sensação não resiste e coloca a haste lá dentro. Mas limpá-los diariamente não é recomendado pelos médicos.

Aliás, raramente isso deve ser feito, apenas quando a cera estiver visivelmente saindo. Isso porque, na verdade, a cera faz bem à região. De acordo com o otorrinolaringologista Marcelo Lemos de Almeida, ela é uma proteção natural e faz parte da pele do conduto auditivo. Possui enzimas que controlam as bactérias e o PH da região, o que inibe a presença de germes.


Numa pessoa saudável, a cera é produzida em quantidade suficiente para essa finalidade. Por isso, não vai acumular na região e deixar excessos. O que pode acontecer é uma maior produção, em determinados momentos, como no período menstrual das mulheres ou em situações de estresse. Pessoas com pele oleosa também podem ter essa tendência.

Nesses casos, as células cutâneas mortas podem ser retiradas, cuidadosamente com cotonete. Mesmo para usar eventualmente, é importante observar a qualidade dele, para evitar complicações. Um algodão de baixa qualidade, por exemplo, pode soltar dentro do canal auditivo, o que exigiria consulta médica para retirá-lo.

Perigo

Em condições normais, porém, a cera sai naturalmente, sem que haja necessidade de cotonete. Isso sem falar que, ao usar as hastes flexíveis, a cera pode ser empurrada em direção aos tímpanos, formando um tampão. Ele pode provocar uma sensação de eco ou até a perda temporária da audição.

O uso inadequado pode provocar ainda escoriações e infecções, além de otites, inflamações na região. Outra consequência possível é a lesão grave ou leve na membrana do tímpano. O principal sintoma é dor intensa, em especial à noite, mas também pode sair pus do órgão.

Para garantir a higiene no local, basta limpar externamente, no banho mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário