domingo, 31 de julho de 2011

Perdão: No último minuto Iraniana perdoa homem que a deixou cega com ácido

Iraniana perdoa homem que a deixou cega em ataque com ácido

TEERÃ - A iraniana Ameneh Bahrami, de 34 anos, perdoou neste domingo o homem que a deixou cega e com o rosto desfigurado após um ataque com ácido. Majid Movahedi estava numa sala cirúrgica prestes a receber gotas de ácido em um dos olhos como punição pelo crime quando, no último minuto, a mulher pediu que ele fosse poupado.

- Eu perdôo ele, eu perdôo ele - disse Ameneh ao médico, segundo a televisão estatal do Irã.

A jovem que pediu pelo direito de vingança no tribunal de Teerã depois que Movahedi jogou em 2004 um pote de ácido em sua face, enquanto ela voltava do trabalho para casa a pé. A atitude criminosa foi uma resposta à recusa de Ameneh em se casar com Movahedi.

Segundo a lei islâmica iraniana, em vigor desde 1979, vinganças, conhecidas como qesas, são permitidas em casos de lesões corporais.

- É melhor perdoar quando se está numa posição de poder - disse Ameneh.

Grupos de direitos humanos pediram que o Irã não executasse a pena, afirmando que era um "castigo cruel e desumano, beirando a tortura".

- Eu lutei por sete anos por este veredito para provar às pessoas que se alguém joga ácido deve ser punido com qesas, mas hoje eu o perdoei porque era o meu direito - afirmou ela.

- Eu fiz isso pelo meu país, já que todas as outras nações estavam esperando pelo que faríamos - completou.

Movahedi disse que a iraniana é "muito generosa":

- Eu não conseguia imaginar a ideia de ser cegado com ácido.

Após ser submetida a tratamento em Barcelona, Ameneh recuperou inicialmente 40% da visão em um dos olhos, mas depois perdeu a visão.

O promotor de Teerã Abbas Jafari Dowlatabadi disse que Movahedi vai permanecer na prisão até que o tribunal decida por uma pena alternativa. Segundo ele, o criminoso terá que pagar uma compensação financeira a Ameneh. A jovem havia pedido US$ 200 mil de indenização.


O Globo
Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário