domingo, 8 de maio de 2011

Tigre versus leão. Quem vence essa luta selvagem?

Historicamente, os méritos comparativos do tigre contra o leão foi um tópico popular de debate pelos caçadores, naturalistas, artistas e poetas, e continua a inspirar a imaginação popular nos dias de hoje.
Nos circos da Roma Antiga , animais exóticos eram comumente colocados em lutas uns contra os outros. A disputa do leão contra o tigre era um emparelhamento clássico e as apostas geralmente favoreciam o tigre. Um mosaico na Casa do Fauno, em Pompéia, mostra uma luta entre um leão e um tigre. Um poema escrito no século 1, afirmou que o tigre sempre matou o leão no anfiteatro.

No final do século 19, o Gaekwad de Baroda organizou uma luta entre um leão e um tigre diante de uma platéia de milhares de pessoas. O Gaekwad apostou no leão, mas perdeu, a aposta custou a Gaekwad 37.000 rúpias.

Luta entre Leão e umTigre por James Ward, 1797

O tigre (Panthera tigris) e o leão (Panthera leo) são os dois maiores membros da família dos gatos ( Felidae). Tomando em conjunto todas as subespécies, o tigre em média é menor do que o leão, com média de 160 kg para um tigre macho adulto, em comparação com 175 kg de um leão macho adulto. Isto é devido ao tamanho pequeno das subespécies como o tigre de Sumatra e Java extinto. Os valores equivalentes para as fêmeas são 115 kg e 120 kg para fêmea do tigre e leão, respectivamente. É também de notar, contudo, que nas duas maiores subespécies de leões, o asiático e o Africano, e os duas espécies  maiores dos tigres, o Bengala e da Sibéria, a relação peso das amostras não-obesos são a favor do tigre. No entanto, se levado em conta, a subespécie extinta de leão, como o leão americano, estavam entre os maiores felinos que já existiram, com alguns exemplares aproximando ao peso de até 420 kg, muito mais pesado do que o leão ou tigre médio moderno.

A variação no tamanho do tigre é ainda maior e assim a maior subespécie tigre são maiores do que o maior leão moderno. Os indivíduos das duas espécies foram pesados ​​até cerca de 260 kg, mas tendo em conta o peso do conteúdo estomacal é significativa e isso faz comparação exata difícil. Neste momento, o maior tigre registrado pelos cientistas pesava 272 kg, enquanto o mais pesado leão pesava 260 kg, porém esta foi uma amostra de obesos. Tendo em consideração as subespécies mais abundantes, que é o tigre de Bengala e o Leão Africano, o tigre é geralmente maior e mais pesado. O leão masculino tem em média  8'2 "(2,49 m) a 9'2" (2,80 m) de comprimento do focinho à ponta da cauda e 180-192 kg (397-423 libras) de peso, enquanto o tigre macho é geralmente já com a sua gama média de comprimento do focinho à ponta da cauda caindo entre 9'7 "(2,92 m) a 9'11" (3,02 m) e entre 220-227 kg (485-500 libras) de peso. As amostras fora desta faixa são geralmente considerados acima espécimes média ou grande.


Cratera leões machos; da África Austral e os leões de Tsavo desde a África Oriental {8'5 "-9" 4 "(2,57-2,84 m) de comprimento e 185-201 kg (408-443 lbs)} e Norte de tigres de bengala Masculino {9'11 "-10" 2 "(3,02-3,10 m) de comprimento e 231-240 kg (509-529 lbs)}; de Terai no norte da Índia , Nepal e Butão , são significativamente maiores do que outras subespécies ou membros dentro da mesma subespécie. Lions em geral estão mais altos no ombro de tigres. Um homem de Leão Africano médias entre 112-121 cm (44-48 pol) de altura no ombro. Uma média masculina Bengal Tiger está quase 107-110 cm (42-43 pol) de altura. Masculino tigres siberianos são mais altos em 112-118 cm (44-46 pol), medida 9'8 "-10" 2 "(2,94-3,10 m) e pesa cerca de 230-237 kg (507-522 libras). Estes dias apenas alguns dos maiores tigres siberianos são deixados, o que torna o Bengals os maiores gatos do planeta.

Temperamento
O tigre é um caçador solitário, enquanto o leão é um animal social, que vive e caça em grupos chamados orgulho. Apesar de os leões colaborarem na caça, o orgulho é muito competitivo durante a alimentação. Animais mais fracos são deixados de lado ou expulsos. A natureza competitiva da estrutura social faz o leão mais propensas a luta, especialmente os machos cujas vidas dependem (desde que o macho não é tão especializado na caça nas planícies abertas) em obter um orgulho próprio. O tigre é significativamente mais rápido que o leão e assim detentores de tigres em cativeiro deve tomar cuidado para evitar um ataque repentino. O treinador de animais John Clarke afirmou que a agilidade do tigre é superior a do leão, o que, juntamente com suas táticas superiores, invariavelmente resultam em vitória para o tigre.

As simulações e estudos
Samuel Houghton estudarou esses animais como parte de seu trabalho sobre a mecânica animal. Sua conclusão foi que o leão tem cerca de 65% da força de um tigre em seus membros e por isso é o mais fraco dos dois.

Pesquisadores da Universidade de Buffalo fizeram experimentos e produziram uma simulação chamado de Analisador de Vertebrados para estudar o comportamento de luta de grandes felinos. Seu trabalho foi apresentado em um episódio de Animal Face-Off que simulou uma luta teórica de um leão versus um tigre em que o leão ganhou.

Em setembro de 2010, um tigre em Ancara Zoo entrou no recinto do leão e matou um leão adulto. "O tigre cortou a veia jugular do leão em um único golpe com a pata, deixando o animal morrer em uma poça de sangue, disseram autoridades . "Em 2004, um leão derrotou um tigre em uma disputa sobre o acesso a uma piscina em um zoológico chinês, mas não matou o tigre. Por isso, é seguro dizer que os gatos têm ocasionalmente dominado o outro quando eles se encontraram em cativeiro.

Vantagens Comparativas de um sobre outro

A juba do leão é dita que oferece  proteção extra contra mordidas fatais e ferimentos, e geralmente, os peritos dizem que faz a diferença, embora não significativamente. Tanto os grandes felinos têm seus dentes e garras como armas principais para se atacarem mutuamente. É discutível se eles trazem as suas técnicas de caça para uso em combate ou não, mas quando feito para lutar uns com os outros, é aceito que eles trazem para usar suas habilidades de luta com mais freqüência, como atacar os ombros, pernas e rosto com suas garras mais frequentemente do que ir direto para picadas na garganta. Foi constatado que os tigres lutam pelo menos tanto como leões sobre disputas territoriais e por acasalamento e as lutas são muitas vezes letais para o perdedor, pois a experiência de combate é quase igual em ambos os gatos.

A capacidade craniana do tigre é maior do que o leão, o que sugere que os tigres podem ter cérebros maiores.

Rei dos Animais

O leão é tradicionalmente considerado como o rei dos animais nos países de língua Inglesa. Mas, em muitos países asiáticos, como China, Índia (onde ambos os felinos estão presentes), Coréia e Japão, é o tigre, que detém este título.

Artes e literatura

Arte

A medalha de Seringapatam mostra um leão derrotando um tigre

As batalhas entre os dois foram pintados no séculos 18 e 19 de Eugene Delacroix , George Stubbs , e James Ward .Pinturas de Ward, que retratam a vitórias do leão, em conformidade com o simbólico valor de leão na Grã-Bretanha, têm sido descritas como menos realista do que Stubbs. Os britânicos mostram na medalha Seringapatam um leão derrotar um tigre em uma batalha, uma bandeira árabe sobre o medalha exibe as palavras "ASAD ALLAH AL-Ghalib" (o leão de Deus é o conquistador).  A medalha comemora a vitória britânica em 1799 Batalha de Seringapatam mais Tipu Sultan - que usava como emblemas tigres - em oposição à uso emblemático britânico dos leões.


Literatura
A literatura inglesa comparada batalha seus pontos fortes.   Os poetas Edmund Spenser , Allan Ramsey , e Robert Southey descrevem vitórias leão. Na opinião de um crítico literário do século 19, esses concursos estabeleciam "a soberania do mundo animal".
Fonte: wikipedia

18 comentários:

  1. Acho que o tigre venceria por ser maior e mais forte o tigre é capaz de matar um crocodilo até dentro d,água!!

    ResponderExcluir
  2. Muitas informações que foram colocadas neste blog não condizem com a verdade e muito menos com a realidade dos fatos. Sempre me deparo com pessoas que afirmam categoricamente que os tigres são os maiores felinos do mundo e portanto, maiores que os leões, mas isso não é a realidade que se apresenta quando nos deparamos com os dois animais um ao lado do outro. Os leões são realmente maiores que os tigres em altura e comprimento total do corpo (do focinho até a raiz da cauda) os tigres só são maiores que os leões nos textos e comentários tendenciosos de pessoas que são fanáticas por este felino e que não estão nem um pouco preocupadas com o comportamento natural da espécie e nem com os riscos de extinção que estes maravilhosos animais sofrem, mas sim em justificar que o seu animal preferido é maior que os leões de forma genérica e estúpida como se isto fosse uma verdade absoluta e irrefutável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto do blog diz: "Tomando em conjunto todas as subespécies, o tigre em EM MÉDIA é menor do que o leão". Mais adiante fala: "Tendo em consideração as subespécies mais abundantes, que são o tigre de Bengala e o Leão Africano, o tigre é geralmente maior e mais pesado."
      É necessário uma leitura atenta!

      Excluir
    2. Leões são, em média, maiores apenas na altura, pois perdem no quesito comprimento para os tigres. Além de serem visivelmente mais magros que os seus parentes listrados, que teem os corpos mais bem desenvolvidos.
      Outra coisa, os Leões tem, aparentemente, a cabeça maior do que a do tigre.

      Excluir
  3. Se os fãs do tigre tem tantas certezas que o seu animal preferido é o maior felino do mundo, portanto maior que todos os leões que existem, porque esses imbecis continuam debatendo esse assunto de forma tão enfadonha. Acho que no fundo o que eles tem é um grande complexo de inferioridade por saberem que na realidade o seu gato listrado não é maior e nem mais pesado que os leões.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKK, Vcs ja viram um tigre de bengala macho ? ? ? Os tigres variam de tamanho, e os mais abundante são os pequenos. Eu adoro os leões mas os machos de bengala são enormes e os siberianos(raros) são maiores ainda. Amigos, são todos gatinhos e se um leão de 150kg enfrentar uma onça pintada do pantanal macho de 160kg, com certeza a onça vai vencer! Antes de falar sobre animais vc devem entender como é o reino animal onde o mais forte vence. Resumindo, em média os leões são todos grandes, enquanto que os tigres variam de tamanho sendo a maioria "pequenos"

    ResponderExcluir
  5. Eu lhe pergunto meu amigo: E você já viu um tigre de bengala ou siberiano junto na mesma jaula com um leão africano adulto? Garanto que não porque se tivesse visto você admitiria que os tigres não são maiores que os leões. Dizer que o tigre é sempre maior é fantasia e não condiz com a realidade dos fatos.

    ResponderExcluir
  6. o maior felino q ja existiu foi o leão americano pre-historico q vencia batalhas contra o tigre-dentes-de-sabre

    ResponderExcluir
  7. O MAAAIORR de todos os tempos, comprovado por todos os méritoS é o
    CORINTHIANS !!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mais tinha que ter um gamba na historia de tigres e leões... rs

    ResponderExcluir
  9. O tigre ser maior que o leão não passa de mito, isso só existe na mente dos idiotas que criam esses blogs e sites, asneira total!

    ResponderExcluir
  10. ei todo corinthiano é louco o que tem aver o time com os animas a é mesmo os corinthianos são uns bocado de burro essas gaivotas hahahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Meudeusdoceu. É impressionante como tem gente que se dói quando vê o seu bichinho idolatrado por baixo. Fã de leão ou fã de tigre pra puxar a sardinha pro seu lado inventa história, distorce fatos e em geral conhecem pouco ou porra nenhuma do assunto. Parem de brigar por centímetros e por quilos, pelamordedeus. Quem não acredita nas medições, pode parar de ir pra escola, pára de estudar. É nisso que dá a influência da cultura popular com fanatismo. Os fanáticos por leões sofrem mais, porque aqui se cresce assistindo Simba e vendo o rugido do leão da MGM na abertura dos filmes. Aqui a maioria prefere o leão, aqui a maioria prefere coca cola, mas isso não quer dizer que são melhores. Ah sim, todas as medições foram tendenciosas porque foram feitas por fãs de tigres, ou inventadas e colocadas nos textos... Meu amigo, não são os fanáticos pelo "tigre vs leão" que vão lá trabalhar com a anatomia desses animais, os fanáticos aí (ou aqui) só leem internet e assistem filminho, quem vai lá na carcaça do bicho tá trabalhando, tá estudando, tá pesquisando. O tigre é um pouquinho maior e mais pesado, e daí? O leão é um pouquinho mais alto, e daí? Você questiona o comprimento do elefante ou só questiona o do tigre porque ele é maior do que o seu animalzinho preferido? O tigre é mais veloz e sobe em árvores com mais eficiência. Pô, desculpa aí! Você questiona a velocidade da chita, do falcão e da fragata também ou é só a do tigre? Parece até aqueles fãs de tubarão branco, que não suportam que em algumas regiões eles são predados por orcas, mas não questionam se a lycosa erythrognatha é devorada por outro predador, porque ver o tubarão, o leão, o tigre perder, dói na alma e ela não... Quem só assiste filminho fica se baseando pelo que vê, tipo "o tamanho dos bichos na jaula" e não considera milhões de variáveis, nem se interessa em saber. Quem é mais alto, o cearense ou o alemão? Mas lá no Ceará tem gente com 1.90 e na Alemanha tem gente com 1.60... mas a média de altura do alemão é maior... mas e se tu veres um alemão de 1.70 e um cearense de 1.80 em uma jaula, tu vais concluir o que? Ah mas o leão parece maior quase sempre (ou sempre! Como dizem os mais radicais). "Maior", no reino animal é uma EQUAÇÃO de compleição física, que envolve dimensões corporais e peso, não aparência. Se não um xau xau poderia quase concorrer junto!! O leão é mais alto, mas é mais curto e mais leve, e ponto (as maiores subespécies de cada animal, obviamente). Então para efeito de registro, a maior subespécie de tigre é a maior espécie de felídeo. Pra quê questionar isso meu deus? Se quiser questionar vai ter que questionar também o tamanho dos bovinos.. e dos crocodilianos, será que o marinho é o maior mesmo ou é o do Nilo? Se discordar, vai ter que ir lá medir. Desculpa aí. Ciência funciona assim.
    E, a final, qual ganharia uma briga? Amigos, só posso dar a minha opinião. E a minha opinião é a seguinte, são animais equivalentes e portanto têm maior probabilidade de vencer aquele que obtiver o melhor produto na seguinte equação: PRODUTO = IDADE + SEXO + TAMANHO + COMPLEIÇÃO + AGRESSIVIDADE + SAÚDE + PRE-DISPOSIÇÃO NO MOMENTO + INICIATIVA + HISTORICO + QUALQUER OUTRA QUE EU NÃO ESTEJA CONSIDERANDO MAS QUE SEJA IMPORTANTE. Ou seja, será um CHUTE com mais ou menos chance de acerto e eu só poderia dar olhando para os animais que vão entrar no ringue. Quem ficar só com notícias e vídeos de youtube só pode contar com a estatística. Ps.: alguém saberia dizer todas as variáveis da equação em relação aos animais dos vídeos espalhados por aí? Neste caso a estatística é tão útil quanto é para a loteria (se funcionasse todo mundo estaria rico).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima resposta, que briguinha mais idiota dos fãs! Numa luta o importante não são os tamanhos, tipo aquela ceno do Jurassic Park 3 da luta dos grandões, o crânio menor e mias forte do T-rex aliado a dentes feitos p/ triturar fariam muito mais estragos do que o cranio mais alongado e com dentes cortantes do Espinossauro, mas como o espinossauro seria maior então os produtores resolveram dar-lhe o título de fodão das antigas eras. Pegue um tigre nascido em cativeiro e que por milagre alcançou seus 3,8 m e 400 kg e um leão selvagem de 2,97 m e 200 kg, mas acostumado a caçar e defender seu território e suas fêmeas, quem tem vantagem? Fala sério, gente sem noção.

      Excluir
  12. Essa comparacao eh absurda. Enquanto o tigre tem funcao apenas de caca , os leoes tem disputas diarias entre os machos para dominio de femeas. O leao foi feito para briga, tem estrutura mais forte e independente do tamanho eh mto mais agressivo que os tigres, que tb eh um animal fantastico.
    O leao eh o rei da selva .

    ResponderExcluir
  13. Não existem tigres com massa de 400 kg, isso é fantasia, é impossível um tigre ter o dobro do tamanho de um grande leão, isso é mito, lenda, ninguém no mundo pode sustentar esse argumento estúpido sem ser ridicularizado.

    ResponderExcluir
  14. Vocês são todos uns jumentos!!!

    Hoje em dia o tigre vence, porque o maior leão dos tempos "recentes" já está extinto. O famoso leão do atlas, que dava um pau nos tigres, na época do coliseu. Ele inclusive dominava todos os animais que enfrentava.
    Leões africanos não são nem metade tão fortes quanto os leões do atlas, portanto hoje em dia o tigre vence, mas antigamente o leão vencia.

    Vão todos tomar nos seus c*&#!

    ResponderExcluir