segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sem saber, internauta tuíta ao vivo ataque que matou Bin Laden

Sem saber, internauta tuíta ao vivo ataque que matou Bin Laden
DA EFE

O paquistanês Sohaib Athar conseguiu o maior furo da história do Twiiter. E nem ao menos sabia disso.

O consultor de informática, conhecido no microblog pelo apelido @ReallyVirtual, informou em tempo real sobre o ataque feito por forças especiais da Marinha dos EUA que matou o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.

Reprodução

Reprodução do Twitter de Sohaib Athar, que relatou sem saber o ataque que matou Osama bin Laden

Na noite deste domingo, Athar mandou uma série de tuítes relatando o barulho de helicóptero na cidade de Abbottabad. "Há um helicóptero que fica parado no ar sobre Abbottabad a essa hora da madrugada - é estranho", comentou.

"Sai logo, helicóptero, antes que pegue meu mata-moscas gigante!", brincou o paquistanês, sem saber a importância do helicóptero.

Em seguida, ele informou sobre "um boom que fez tremer os vidros das janelas" em Abbottabad. "Espero que não seja o início de algo feio", disse.

Pouco depois, ele voltou ao Twitter para comentar a seus seguidores que "o helicóptero/OVNI foi derrubado na zona de Bilal Town e que houve informação sobre uma chama". "Há quem diga que possa ter sido uma nave não tripulada", afirmou.

O helicóptero seria uma das aeronaves designadas para a operação no complexo residencial de Bin Laden. Apesar dos relatos, incluindo os de Athar, de que a aeronave teria sido atingida por disparos, um oficial americano afirmou que a aeronave sofreu uma falha mecânica e seus tripulantes foram resgatados.

Sete horas depois, após o aviso de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faria um pronunciamento urgente, Athar começou a perceber que havia acontecido algo excepcional.

Um de seus seguidores no Twitter opinou que a queda do helicóptero em Abbottabad e o discurso de Obama estariam relacionados, e outro disse que os serviços secretos paquistaneses haviam confirmado que Osama bin Laden morreu em Abbottabad.

"Meu Deus! Agora me transformei no cara que tuitou ao vivo o ataque contra Osama, sem saber", exclamou.

FAMA

A sorte de Athar o transformou em uma celebridade instantânea na internet. O próprio consultor relata que recebeu milhares de e-mails nas últimas horas, incluindo dezenas de pedidos de entrevista de jornalistas ao redor do mundo.

"Eu sou APENAS um tuitador, acordado na hora da queda [do helicóptero]. Não há muitos usuários de Twitter em Abbottabad, estes caras gostam mais de Facebook. Isso é tudo", explicou.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário