quarta-feira, 4 de maio de 2011

Problema de aprendizado na infância nem sempre é doença

Maioria das crianças que tomam remédio para déficit de atenção não teve diagnóstico correto

Uma pesquisa feita no Brasil revelou que quase 75% das crianças e adolescentes que tomam remédio para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não têm o diagnóstico correto da doença. Entre as que, de fato, apresentam o transtorno, só 13% fazem tratamento.

O diretor do Instituto Glia, Marco Antônio Arruda, que coordenou a pesquisa, explica que o excesso tem acontecido entre crianças de classes mais altas, como solução para problemas ligados à dificuldade de aprendizagem. "Já entre as classes mais baixas, a situação é contrária. O poder público é ineficiente em diagnosticar e tratar a saúde mental infantil", explica.

O estudo foi realizado com quase seis mil crianças e adolescentes, em 16 estados, e contou com a participação de pesquisadores da USP, da Unicamp e do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos. "A pesquisa mostra que há muitos médicos prescrevendo o remédio, mas que não conhecem bem o problema", alerta Arruda.

Sintomas variados
A neuropediatra Simone Domingues explica que alguns dos sintomas do TDAH podem levar a um diagnóstico errado. "Dificuldade de aprendizagem ou mesmo falta de atenção na escola podem estar ligados a ansiedade, falta de sono, problemas familiares, baixo nível intelectual. Ou seja, outras questões que não tem nada a ver com o transtorno, mas podem ser confundidas".

Para um diagnóstico correto, neurologistas ou psiquiatras infantis devem fazer a avaliação, diz a neurologista Giselle Alves de Oliveira. "Cerca de 45% das crianças com TDAH têm distúrbio de aprendizagem, na escrita, na leitura, na matemática ou em outra área. Por isso, só um profissional pode identificar o que é uma coisa e o que é outra".

Entenda o TDAH

Transtorno.
Uma pesquisa realizada com 5.961 crianças e adolescentes brasileiros em escolas apontou que 4,4% tinham Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Diagnóstico. 
Do total, cerca de 7% já tinham tido um diagnóstico anterior de TDAH, mas apenas 1/4 delas preenchiam os critérios que levam ao diagnóstico

Tratamento.
Das que foram identificadas com o transtorno, apenas 13% estão em tratamento, e 58% nunca tinham sido diagnosticadas anteriormente

Sintomas.
Além de dificuldade de aprendizagem, crianças com o transtorno podem apresentar ansiedade, inquietação, dificuldade de organização do tempo e dos objetos, facilidade em perder objetos e dificuldade em prestar atenção ao que se fala

Especialista.
Nem toda criança que tem esses sintomas sofre, necessariamente, de TDAH. O transtorno deve ser diagnosticado por neurologista ou psiquiatra infantil por meio de questionários e análise clínica

Idade.
O transtorno pode aparecer por volta dos quatro anos de idade, mas geralmente só é diagnosticado depois dos seis anos, quando a criança está sendo alfabetizada

Escola. 
A escola tem papel fundamental na percepção do comportamento da criança. Mas os especialistas alertam que nem todo distúrbio de aprendizagem está relacionado ao TDAH
Priscilla Thompson - A GAZETA

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