domingo, 8 de maio de 2011

Brócolis e banana da terra podem ajudar a controlar inflamação intestinal

Comer brócolis e banana poderia ajudar a combater a doença de Crohn, uma condição digestiva que a longo prazo afeta um número crescente de pessoas nos países desenvolvidos, dizem os cientistas britânicos.

A condição, que é comum em dietas ocidentais que são ricas em alimentos processados e provoca hemorragia, dor e diarréia.

É causada por um excesso de um tipo de "adesivo" da Escherichia coli (uma bactéria bacilar Gram-negativa) que enfraquece a capacidade de combater as bactérias intestinais e leva à inflamação.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no norte da Inglaterra, testaram células cultivadas em laboratório e amostras tecidual de pacientes de Crohn e descobriram que o brócolis e a banana da terra, um grande tipo de bananeira, contêm uma fibra solúvel que ajuda a prevenir a E. coli pegajosa que penetra no intestino .

"O que é interessante sobre este estudo é que ele mostra, pela primeira vez, que a fibra vegetal solúvel é capaz de parar as bactérias de encontrar o seu caminho através do revestimento do intestino," disse o professor Jonathan Rhodes, que trabalhou no estudo.

Dr. Barry Campbell, do grupo de pesquisa de gastroenterologia da Universidade acrescentou: "Nós já sabíamos há algum tempo os benefícios de saúde geral de comer banana e brócolis, que são ricos em vitaminas e minerais, mas até agora não entendemos como eles podem aumentar defesas naturais do organismo contra a infecção comum em pacientes de Crohn. "

Os cientistas estão atualmente realizando testes clínicos em 76 pacientes de Crohn para testar se uma alimentação medicamente desenvolvido contendo fibras de bananeira poderia mantê-los em remissão. A pesquisa foi publicada no jornal Gut. (Fonte: heraldsun)

Na época do Descobrimento, havia aqui uma variedade nativa de banana (Musa paradisiaca) chamada pacova, que depois foi denominada banana-da-terra, nome pelo qual é conhecida até hoje. As outras talvez sejam originárias da Ásia. A banana-da-terra é uma das 100 variedades de banana cultiváveis que existem na Terra. Atinge 30 centímetros de comprimento e 500 gramas. É achatada e, quando madura, tem a casca amarelo-escura com manchas pretas. A polpa, rosada e de textura compacta porém macia, é mais rica em amido do que em açúcar. O sabor adstringente da banana verde deve-se ao tanino. À medida que amadurece, a adstringência desaparece, embora o tanino continue presente na forma insolúvel. Mas a banana-da-terra continua adstringente por mais tempo, regredindo só quando a casca está quase preta. Nas bananas comuns também ocorre, com a maturação, a transformação do amido em açúcar. Tal fato não ocorre na mesma proporção com a banana-da-terra; por isso é só ligeiramente doce. Quando verde, pode ser cozida em pratos feitos com peixe ou carne. Fatiada fino, é ótima para fritar. Madura, pode ser usada como vegetal ou ingrediente de sobremesas.

SAÚDE
É bom para
Quem toma diurético, para repor o potássio perdido com a urina, porque é rica nessa substância; e idosos e crianças, pois é boa fonte de energia e rica em vitaminas e minerais.

É ruim para
Pacientes renais com retenção de minerais no sangue, porque é rica em potássio; e ser consumida em excesso por quem faz regime para emagrecer, pois é muito calórica.

COMO SE ESCOLHE
As bananas-da-terra têm a casca mais resistente do que as outras, por isso dura vários dias. Se precisar comprar bananas bem maduras, escolha as totalmente amarelas, com riscos pretos grossos. Mas devem estar bem firmes, sem rachaduras nem partes moles, e presas firmemente à base da penca. Para fazer purê ou usar como vegetal, escolha as verdolengas, mas com indício de maturação, ou seja, bem desenvolvidas e amareladas. Evite as bananas que estiverem magras e inteiramente verdes, pois dificilmente amadurecerão. Em casa, guarde-as em local bem arejado, fresco e seco. Pode-se apressar a maturação embrulhando-as em jornal.

COMO SE PREPARA
Como as outras bananas, a casca da banana-da-terra pode ser retirada com as mãos. Mas lave a fruta antes, para que o contato com a casca não contamine a polpa. Não ponha na geladeira antes de amadurecer. Depois de madura, é possível mantê-la refrigerada por dois dias. Embora possa ser consumida crua, quando madura, não é muito doce. Para cozinhar, ponha bananas não totalmente maduras, com a casca, numa panela e ferva em água salgada por 20 min. Em preparações, sem a casca, cozinha em 10 a 20 min. Verde, pode ser cozida como batata, temperada com sal, pimenta, curry ou ervas. Para fritar, parta ao meio e frite em pouco óleo ou manteiga.

FICHA TÉCNICA
100 g de bananada-terra contêm:
Calorias - 112
Proteínas - 1,3 g
Glicídios - 31,9 g
Fibras - 2,3 g
Vit. A - 113 RE
Vit. B6 - 0,299 mg
Vit. B3 - 0,689 mg
Folacina - 22 mcg
Ác. pant. - 0,26 mg
Vit. C - 18,4 mg
Vit. E - 0,27 mg
Cálcio - 3 mg
Ferro - 0,6 mg
Magnésio - 37 mg
Fósforo - 34mg
Potássio - 499 mg
Sódio - 4 mg
Zinco - 0,14 mg

MINHA RECEITA
Faça chips de banana-da-terra (a receita Gourmet, na pág. seg., também é minha). Com um fatiador ou mandolina, fatie 4 bananas-daterra verdolengas, no sentido do comprimento, o mais fino possível. Ponha em 2 litros de água com o suco de 2 limões e deixe por 10 min na geladeira. Aqueça 2 litros de óleo a 160 graus. Enxugue as lâminas de banana em papeltoalha. Frite-as no óleo quente até dourarem. Retire com escumadeira e ponha em papel-toalha. Sirva como petisco, temperada com sal e acompanhada de feijão mexicano ou os patês de sua preferência.

UTENSÍLIO DO CHEF

Faca de frutas

Apanhe a faca com uma das mãos. Com a outra, segure firme a fruta ou metade dela sobre a tábua de cozinha. Fatie-a no tamanho e na espessura que deseja. Ou apanhe a faca com uma das mãos e segure a fruta com a outra. Introduza a lâmina em sua casca e vá retirando-a o até descascá-la toda. Você pode ver um vídeo sobre como se usa cada objeto da coleção no site http:// www.caras.com.br/utensilios-do-chef

Nenhum comentário:

Postar um comentário