segunda-feira, 9 de maio de 2011

Adoçante artificial causa câncer?

Ratos submetidos a doses elevadas do adoçante ciclamato apresentaram alta incidência de leucemia. Os especialistas, porém, dizem que, para produzir o mesmo efeito em seres humanos, o ciclamato teria de ser consumido em doses diárias descomunais por décadas a fio. Como toda substância química, os adoçantes devem ser ingeridos com cuidado. Alguns apresentam sódio em sua composição, o que pode aumentar a retenção de líquidos e os níveis da pressão arterial. Por isso, pacientes hipertensos devem preferir adoçantes sem a substância. Alguns adoçantes, como o aspartame e o sorbitol, não são totalmente isentos de calorias. A frutose e o sorbitol podem alterar a glicemia e, por isso, não são recomendáveis para os diabéticos. Como não há estudos que comprovem a segurança do uso de adoçantes e produtos dietéticos por mulheres grávidas, os especialistas recomendam que seu consumo seja moderado durante a gestação. (1)

Perguntas sobre os adoçantes artificiais e câncer surgiram quando os primeiros estudos mostraram que o ciclamato em combinação com a sacarina causavam câncer de bexiga em animais de laboratório. No entanto, os resultados dos estudos de carcinogenicidade posteriores (estudos que analisam se uma substância pode causar câncer) dos adoçantes não forneceram provas irrefutáveis de uma associação com o câncer em seres humanos. Da mesma forma, estudos de outros edulcorantes aprovados pela FDA não demonstraram clara evidência de uma associação com o câncer em seres humanos.

O que os estudos mostraram sobre uma possível associação entre específico adoçantes artificiais e câncer?
Sacarina

Estudos em ratos de laboratório durante a década de 1970 associaram sacarina com o desenvolvimento de câncer de bexiga. Por esta razão, o Congresso Americano determinou que novos estudos fossem realizados na sacarina e exigiu que todos os alimentos que contivessem sacarina ostentassem a etiqueta com o seguinte: "O uso deste produto pode ser perigoso para sua saúde. Este produto contém sacarina, que causam câncer em animais de laboratório. "

Estudos posteriores em ratos mostraram um aumento da incidência de câncer de bexiga em altas doses de sacarina, especialmente em ratos machos. No entanto, estudos mecanísticos (estudos que examinam como a substância funciona no organismo) mostraram que estes resultados se aplicam apenas aos ratos. A epidemiologia humana (estudos de padrões, causas e controle de doenças em grupos de pessoas) não mostraram nenhuma evidência consistente de que a sacarina está associado com a incidência de câncer de bexiga.

Tumores de bexiga observados em ratos são devido a um mecanismo não relevante para seres humanos e porque não haver provas claras de que a sacarina cause câncer em humanos, a sacarina foi excluídos em 2000, nos EUA do Relatório Nacional do Programa de Toxicologia de agentes cancerígenos, onde havia sido listado desde 1981 como uma substância razoavelmente prevista carcinogênica para um ser humano (substância conhecida por causar câncer). (2)

Fontes:
1 - Veja
2 - cancer.gov/cancertopics/factsheet/Risk/artificial-sweeteners

Nenhum comentário:

Postar um comentário