quarta-feira, 4 de maio de 2011

26 feridos: Ônibus bate e fica preso em passarela no Rio

Ônibus fica preso após bater em passarela da Avenida Brasil e deixa feridos

RIO - Um ônibus bateu e ficou preso na subida da passarela 27 da Avenida Brasil, altura da Fazenda Botafogo, no sentido Centro, na manhã desta quarta-feira. Segundo os bombeiros, 26 pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista, que bateu a cabeça e está realizando exames no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Cinco passageiros permanecem em unidades estaduais sendo atendidos, enquanto outros 20, que sofreram escoriações leves, já foram liberados.


Luziete de Sales e Lúcia Maria Soares, que sofreram fratura exposta na mão direita, estão no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Pedro Paulo Figueiredo sofreu múltiplas lesões e está realizando exames no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Na mesma unidade de saúde estão ainda Balbina Paula, com lesão de tórax, que está sendo avaliada, e Josefa dos Santos, com lesão na bacia, que está passando por exames.

Agentes da CET-Rio, policiais militares e bombeiros foram chamados ao local do acidente, onde três faixas de rolamento chegaram a ser interditadas ao tráfego. Duas faixas já foram abertas, mas de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, uma faixa permanece fechada, e há retenções no local. Mais cedo, as retenções chegavam à altura de Deodoro.

O ônibus que colidiu na passarela fazia a linha 394 (Vila Kennedy-Praça Tiradentes), da Viação Bangu. O gerente da empresa, Marcelo Bernardo, disse que o GPS já informou que o veículo não estava em alta velocidade. Ele trafegava a 57 Km/h. Segundo o gerente, o motorista, identificado apenas como Carlos Alberto, trabalha na viação há cerca de oito anos, e é um excelente profissional. O trabalhador teria informado aos representantes da empresa que foi fechado pouco antes da batida.

O pintor Maximiliano Brison de Souza, que presenciou o acidente, confirma a versão do motorista. De acordo com ele, o ônibus teria tentado desviar de um carro, freando em seguida. Ele acredita que o freio de mola do coletivo tenha quebrado, hipótese que é negada pelo gerente da Autoviação Bangu:

- Eu escutei a freada. Em seguida, o ônibus invadiu a estrutura da descida da passarela, no sentido Centro. O motorista foi lançado para fora do veículo.

O sub-gerente de projetos da Secretaria municipal de Obras, Adriano Monteiro, afirmou que a estrutura da passarela não foi afetada. Ainda de acordo com ele, depois da retirada do coletivo, será feita uma análise mais detalhada do local.

Mais cedo, um acidente envolvendo motociclistas também na Avenida Brasil, altura de Irajá, na pista sentido Centro, deixou o trânsito muito ruim ao longo da via.

Em março, a passarela 7 na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, foi demolida após ter a estrutura comprometida em acidente com um ônibus . Depois de ficar internado por mais de uma semana no Hospital Geral de Bonsucesso, o motorista do coletivo acabou morrendo . Ele perdera muito sangue no local do acidente, uma vez que sua perna direita ficou presa e preciso ser amputada pelos bombeiros. O motorista também havia sofrido um infarto antes de chegar ao hospital.

Waleska Borges; O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário